Por mim qq data que combinarem está bom. Minhas férias não tem data estabelecida. Sendo assim, entre 4 ou 5 está legal....vamos dar início ao roteiro se todos concordarem com essa data.
Versão Imprimível
Badiaaaaaaaaaaa!!!
Olha... tentei viajar para o Sul no mês de outubro, mas no ramo de negócios que escolhemos, você bem sabe que somos donos de nosso tempo só até certo ponto!
Com toda certeza irei a Porto Alegre dar-lhe aquele abraço! Mais o Marco e o Neto, velha guarda da Jipenet... É com eles - todos nós em família - que estou indo a Buenos Aires!
Vamos?! Esta expedição é das mais selvagens, a começar pelo nome: "Compras em Buenos Aires" !
Inner, vocês não precisam de guia para fazer uma expedição ao Jalapão! A menos que queiram conhecer aquelas cachoeiras perdidas no meio do cerrado... para o Jalapão mesmo melhor sem guia e com privacidade! Postei o tracklog com waypoints em:
http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=454
Se alguém precisar ou quiser os waypoints detalhados que fizemos em 99, repetimos alguns em 2001 e refizemos em 2010 tal como em 99, escreva-me em pvt. Tenho um arquivo no formato .jpeg
Albieri, o ideal é ter um rádio VHF ! Em julho último, o Jyoti e eu nos falamos à distância de 28 km com eles!
É claro que, se não estiverem todos com VHF, os talk-abouts ajudam... já os PX, quase não usamos mais; nos últimos anos, a maioria os trocou pelos VHF.
Eu mesmo não instalei um PX na viatura atual, mas pretendo reinstalar, para pedir informações aos caminhoneiros, nas estradas. E só!
Infelizmente, aqueles rádios chiam muito!
Fabiano, será que na uruguaiana tem radios VHF? Ta pensando em comprar onde?
Alfonse, vc nunca teve problemas com licenca?? Ou tem a licenca?? Ou colocou de uma forma que ele saia facil??
Eu abri mao de tanto alcance por praticidade, comprei um HT. Um Icom IC-V8. Funciona muito bem, muito mesmo. Ja useio em algumas trilhas e passeios, falando tanto com outros como com os "de painel".
Comprei pelo mercado livre faz uns tempo, coisa d uns 8 meses, d um cara d SC. Deve ser esse aqui pelo preco.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-ic-v8-vhf-_JM
Abs,
Thiago.
Cara,
O meu conhecimento de rádios e afins é zero :parede:. O que uso no trabalho, eu sei ligar, colocar na faixa e trocar a bateria . Esse VHF parece uma boa. Pelo que entendí, ele conversa tb com os PX. O que o Thiago passou, tem adaptação para antena extera, o que deve melhorar muito o alcance. Não deu pra ver se ele tem adptação para o fone de lapela, o que facilita a comunicação enquando dirige ( ops ). Tb é bom um carregador 12V.
O bom é pesquisar e juntar os interessados p negociar um desconto.
Abs
Dimasi, com PX nao conversa, ele eh um PY. Se nao me engano PX eh onda FM, e PY onda VHF. Mas tb não entendo muito. Quem entender mais pode me corrigir.
Ele já vem com fone de lapela, mas nunca usei. E se não me engano, se não me engano, vem com carregador de carro 12V, mas preciso confirmar qd chegar em casa....lembro que qd pesquisava alguns vendedores vendiam com o carregador e outros não, não lembro esse que comprei.
Abs,
Thiago.
Thiago,
Eu preferi providenciar a licença de operador de rádio amador, ou indicativo, para operar o equipamento dentro da lei e costumo recomendar sempre que façam o mesmo!
A prova é muito fácil e é importante ter uma noção do uso que se pode dar ao equipamento! Além do mais, há a possibilidade de policiais encrencarem com antena+rádio e ausência de licença. É raro, mas acontece!
Tenho um Icom IC V8000 dentro da viatura e um HT Icom IC V80 - praticamente igual ao IC V8 - que uso ocasionalmente, ficando normalmente com quem se afasta do carro para procurar hotel, fazer compras, ir por outro caminho, etc...
Para quem tem apenas o HT, recomendo uma antena externa, quando em uso veicular. Melhora MUITO o alcance e a qualidade da recepção. Principalmente, faz a transmissão ficar mais clara para quem ouve!
Por fim, é como já disseram: PX não fala com VHF (também chamado PY) e estes não falam com talk about!
Como o mais disseminado é o VHF, preferi este, tanto é que tenho 2! Mas acredito que um bom talk about também ajuda bastante, principalmente em grupos pequenos e fechados, onde todos tenham. Trata-se de uma comunicação eficiente e barata!
Resumindo, é so ter um radio "igual" aos usados em barcos e lanchas?
Gostei do portatil com plug pra antena externa e carregador 12 v! Quem achar um bacana, por favor indique!
Po Alfonse, vc tem a licença!?!?! Ai é outro nível heim!?!?! Ei fiquei com preguiça de providenciar a de PX, quem dirá a de PY. Quando vi que precisava fazer uma prova, desencanei de vez...
Mas....se está falando que a prova é tranquila, posso retomar essa idéia. Nada como ter as coisas "nos conformes" da lei. Pq se encrecarem, arrancam o rádio do jipe, fácil assim. É oq ouvi dizer.
Nunca me preocupei com a antena externa, justamente por isso, para não chamar a atenção. Minha antena de PX é a maria-mole. Como é um trambolho, ela fica dentro da Band, qd entro na trilha, ai sim coloco ela pra fora encaixada no suporte. Mas se tudo der certo, e até a viagem do Jalapão eu tiver vendido a Band e estiver de viatura nova, pretendo colocar um PY de painel tb.
Um amigo comprou um par de talk-about da motorola muito bom, usamos já. Funcionou muito bem para campo aberto, sem interferencia, e distância curtas. Não testamos até onde dava de alcance. Se não me engano pagou algo proximo de R$100,00, na região da 25 de março em são paulo. Vou pegar com ele o modelo certo, vem até com carregador veicular.
E Albieri, eu postei uma sugestão de HT VHF (PY) uns posts acima. Esse que o Alfonse fala que usa como portátil.
Abs,
Thiago.
Amigos!!
Fiz uma consulta em Cidade do leste, 160 dolares IC 2200 VHF, o tal que o Alfonse, Dilemon tem, nao comprei ainda, mas esse é o preço. Se tiver alguém que traga pra vocês pode encomendar. Antena externa nao pedi pra consultar, mas nao será dificil.
Espero ter ajudado.
Guilherme