Citação:
Bom, hoje peguei o tracklog do Alfonse pra olhar com calma. E comecei a pensar em um roteiro.
Entao vou colocar aqui oq fui tendo de ideias pro roteiro, e junto umas perguntas pro Alfonse e pra Jaqueline que conhecem. Eu ia mandar essas perguntas por MP pro Alfonse, mas como fala estava ficando com cara de roteiro, achei melhor colocar aqui e pedi para para o prestativo Alfonse passar por aqui para responder. Por isso as vezes vai parecer um tanto quanto pessoal.
Respostas ao longo dos textos:
Citação:
Vi que saindo de Ponte Alta, indo praticamente em linha reta, se chega na Cacheira da Velha, sao uns 100km. Eh viavel fazer esse trajeto em 1 dia? Vi que tem 1 barraca de waypoint, vc dormiu la? Camping selvagem? No caminho, de Ponte Alta ate a Cx. da Velha, tem 3 cachoeiras, Sussuapara, do Lajeado e do Brejo da Cama, por isso nao sei se esses 100km acaba sendo viavel.
Tiago,
Fizemos o percurso no sentido horário, partindo de Palmas rumo a Novo Acordo, então, Cachoeira da Velha-Ponte Alta, foi o último trecho no Jalapão!
Deixei a cachoeira na manhã de sábado, 23/07/10 as 9 da manhã e por volta da 11 já estava em Ponte Alta, após percorrer menos de 100km. Não parei nas outras cachoeiras, apenas observei a Sussuapara.
Acampei na cachoeira da Velha sim! Em 99, 2001 e no ano passado! Para o meu gosto, é o melhor lugar do Jalapão para se acampar, mas os outros daquela expedição, cansados, seguiram viagem para Ponte Alta. Fiquei lá acompanhado por 2 casais europeus que viajavam em caminhões Man e Mercedes.
A distância da cachoeira da Velha até Goiânia é de 1000 km. Venci-os num dia, chegando em casa às 3 da manhã... e não recomendo isto!:mrgreen:
Nem sempre se pode acampar ali. Quando o hotel que há na antiga sede da Fazenda Triagro - desapropriada porque plantaram maconha por lá - está funcionando, fecham a cachoeira para o camping, portanto, aproveitem!
Citação:
Saindo da cachoeira da velha, indo sentido Dunas, tem uma hora que vc sai da estrada ate outro waypoint de acampamento chamado Fazenda Pr:?: Oq eh? Mas mais pra frente, antes das dunas, no Rio Novo, tem outro waypoint de acampamento. Onde nao tem nome vc fez camping selvagem, eh isso?
A Fazenda Progresso é um lugar onde se pode acampar, com banheiros, iluminação (de 12 V, precária) e um visual bonito do rio, mas o dono, um tal de seu Antônio, é a antipatia em pessoa.
Encheu o saco enquanto estivemos lá, perturbou à vontade... a primeira coisa que me disse, quando nossa turma chegou lá, foi, mostrando suas quinquilharias de capim dourado, penduradas no teto de um rancho: "Está vendo?! Eu conto todas elas de noite e de manhã. Se faltar alguma, cobrarei de vocês."
Eu recomendo fortemente que não fiquem por lá. Prefiram o camping selvagem às margens do rio Novo, antes das Dunas, no sentido anti-horário, à direita da estrada e perto do posto fiscal. Está marcado no tracklog!
Citação:
Da Cachoeira da Velha ate esse acampamento no Rio Novo sao 70km. Eh isso mesmo, roda isso sem parar? Depois desse camping ate as Dunas 18km. E das dunas ate Mateiros cesca de 40km. Nao sei se dormir em Mateiros 1 dia eh uma opcao, oq acham? Entre as dunas e Mateiros ainda tem um Mirante marcado no Tracklog que sai uns 8km da estrada, vai e volta.
Não vejo necessidade de dormir em Mateiros, a menos que queiram uma pousada, um certo conforto, etc...
Não me lembro com exatidão destas distâncias, mas um dia é o suficiente para ver Mumbuca e Fervedouro (pela manhã) e as dunas no pôr-do-sol, quando a luz do crepúsculo deixa as areias alaranjadas!
O mirante ao qual você se refere é o topo da Serra do Espírito Santo. Parte-se de 530m de altitude para 780m no topo. Depois, mais uma caminhada de 3km e de lá, avista-se as dunas. Vale o passeio, mas só para aqueles que estiverem em boas condições físicas, pois são +/- 4 horas entre subir e descer.
Subam antes das 10 da manhã, para que a montanha os proteja do sol e levem MUITA água.
Em julho/10, apenas eu, o San e o Wallace se animaram a subir a Serra! E o esforço valeu a pena!!!
Citação:
De Mateiros sao cerca de 30km ate umas 3 opcoes de camping que estao bem proximos ao Fervedouro e a Cachoeira da Formiga. Esse acampamento do Vicente eh oq vc nao recomenda Alfonse? Um que ficavam em cima?
Nessa regiao esta tb Mumbuca, que a Jaqueline recomendou. 10 km do Fervedouro.
Sim, eu recomendo o "Camping do Vicente"! Lá tem energia elétrica à vontade (220 volts), um rancho com cozinha e pia e banheiros.
Se avisarem antes, ele serve refeições e a curva do rio, na parte baixa do camping, é ótima para um banho!
Evite o camping da Formiga... o lugar é belíssimo, com águas mornas de uma transparência como nunca vi! Mas sem energia e, agora, todo cercado... não se pode mais acampar às margens da cachoeira da Formiga, como em 99 e 2001.:(
Tire uma manhã ou tarde inteira para a Formiga e pronto! Acampe noutro lugar ou fique em Mateiros.
Citação:
Depois 55km ate Sao Felix do Tocantins. E de SF do Tocantins ate Novo Acordo praticamente 150, que as unicas coisas que tem marcado no caminho sao uma igreja, uma ponte e um bar. Nao tem nada mesmo Alfonse?
Não é uma igreja! É uma montanha na serra, com forma de Catedral!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O bar foi marcado pelo Jioty. Quando se está num deserto, todo waypoint que possa siginificar apoio ou socorro, é bem vindo!
E a ponte, é MUITO MAIS do que uma ponte... é um trecho do rio onde antigamente havia uma balsa e, enquanto esperávamos, íamos para dentro do rio! Recomendo que deixem a ponte prá lá e corram para o banho de rio! Depois sim, passem por cima da ponte! O melhor lugar para o banho de rio é na margem mais próxima de Novo Acordo (se não me engano, é a margem direita do rio!
Citação:
Ai vai outra duvida, oq fez depois de Novo Acordo, foi embora como?
E vc nao passou na Pedra Furada, que fica antes de Ponte Alta.
Uai... como escrevi no início, chegamos em Palmas cedo, saímos bem depois do almoço e de lá seguimos para Novo Acordo, onde jantamos e dormimos!!! Fizemos o roteiro repetindo o de 99, levantado pelo Raul Caramaschi, no sentido horário.
Fora da temporada, é possível acampar em Novo Acordo, mas não vale a pena desmontar e montar acampamento para apenas uma noite, então, preferimos um hotelzinho.
Em tempo: de Novo Acordo a Goiânia, passando por Palmas, são também 1000 km!
Citação:
Bom pessoal, com isso da pra comecarmos a planejar.
Abs,
Thiago.