Boa tarde a todos. Acabei de voltar de uma expedição ao Ushuaia. A título de colaboração, meu roteiro, em síntese, foi o seguinte:
Bauru - Foz do Iguaçu - Yapeyu - Lujan - Bhaia Blanca - Puerto Madryn - Rio Gallegos - Ushuaia - Punta Arenas - Puerto Natales - Torres del Paine - El Calafate - El Chalten - Perito Moreno - Bariloche - San Martin de Los andes (7 Lagos) - Neuquén - Pehuajó - Paysandu (UR) - Passo Fundo - Bauru - Foram 13.200 km em 24 dias. Reservei hoteis antecipados até El chalten, depois fui reservando pelo caminho. Dica de hotel em Ushuaia: "La Posta" (Endereço: Ricardo Rojas, Ushuaia, Telefone:02901 44-4650); é um flat novinho, o dono é motociclista, gosta de brasileiro e faz um preço bem acessível.
Tive dificuldades para encontrar Eurodiesel ou similar entre El Calafate e Perito Moreno (passando por El Chalten) - foram quase 900 km, mas tinha levado reserva extra de 70 litros. Quem anda com gasolina ou diesel comum não precisa se preocupar, porque há muitas estações de serviço, basta não deixar o tanque esvaziar....
Quanto á polícia, os ratos da Caminera de Concórdia (Entre Rios) tentaram me estorquir, exigindo que eu pagasse no ato uma multa de mais de mil pesos para devolverem os documentos, alegando que eu estava com o farol apagado (não estava). Pasmem, dissseram que aceitavam pesos, reais ou dolares. Bati pesado na ilegalidade que estavam cometendo e exigi que lavrassem a multa e me devolvessem o documento, no mesmo instante em que minha esposa começou a filmar a oficial chefe. A oficial nos deixou na sala, em seguida voltou, lavrou a multa e me devolveu os documentos. Sai de lá, passei na Gendarmeria (que é Federal) alguns km adiante e fiz uma ocorrência contra os Camineros. Vou tentar recorrer da multa via embaixada e encaminhar a ocorrência ao Fiscal (Promotor de Justiça) de Concórdia.
Pior que a polícia de Posadas, em Missiones (também já fui achacado em viagem de moto), é a Caminera de Concórdia, na província de Entre Rios, na Rota 40, famosa em todo o país. Nas demais províncias pelas quais passei, já fui parado varias vezes mas nunca tive problemas com extorsão.
Podendo ser útil em mais alguma inforamção, meu contato é:
jccocarneiro@uol.com.br