Alô pessoal!
Qual da data de partida de vocês?
Estou programando descer pela Ruta 3, subir até Mendonza, Cordoba e voltar por São Borja.
O Mais cedo que posso sair é 12/02/2016 e gostaria muito de ver vulcões ativos.
Alguem tem alguma dica?
Versão Imprimível
Alô pessoal!
Qual da data de partida de vocês?
Estou programando descer pela Ruta 3, subir até Mendonza, Cordoba e voltar por São Borja.
O Mais cedo que posso sair é 12/02/2016 e gostaria muito de ver vulcões ativos.
Alguem tem alguma dica?
Rafa... Vulcões ativos só no Chile; Pucon, Perto Varas (em Pucon o Villarica está sempre soltando uma fumacinha).
Voltei de Ushuaia no final de Setembro, e resolvi entrar por São Borja... Quebrei a cara!
As rodovias do RGSul, estão horríveis, as do Oeste de Sta. Catarina também; e o limite de velocidade na maioria delas é 80km/h. Procure retornar por Foz do Iguaçu.
A não ser que você queira visitar algum ponto turístico nestes estados, Ex: São Miguel das Missões!
Galera, estou desistindo de fazer/comprar um bagageiro de teto para levar gasolina extra.
Eu dei uma olhada no mapa e parece que a oferta de postos é boa pela região.
Vou com uma Pajero TR4 com tanque de 72L e com uma média na estrada de 10 km/l (720 km de autonomia). Mesmo considerando uma média ruim de 8 km/l ainda teria 576 km de autonomia.
Perguntando para quem já foi, posso ir tranquilo? sem combustível reserva?
Abraços!
Patrick
É melhor levar pelo menos uns 20 L, vá que aconteça algum problema, por duas quase fiquei sem combustível no Uruguai lá em muitos trechos não existem postos na beira da estrada, já na Argentina há grandes distâncias entre os locais de abastecimento, deves pensar em no minimo 600 km de autonomia, além disso há a questão dos fortes ventos na RN 3, a Pajero V6 de um conhecido fez média de 3,5 km/L.
Abs
Na Argentina a oferta de postos é boa, a cada 200Km tem um. Fui de TR4 2006, tanque de 45l. Com o vento lá do sul, média de 6,5Km/l.
Eu parava em todos os postos da estrada e abastecia. O problema é se faltar gasolina em algum posto. O maior trecho sem posto é entre Rio Gallegos e San Sebastian, justamente no trecho de rípio e vento. Tem uma opção em Cerro Sombrero, mas é cara e nem sempre tem. Eu precisei abastecer ali, não tinha pesos chilenos e tive que pagar em dólares numa cotação absurda.
Depois disso levei sempre 20l no bagageiro, mas não precisei usar.
Claro que a viagem fica um pouco mais demorada tendo que parar a cada 200Km, mas dá para ir. Levando gasolina extra ficará mais tranquilo.
Abraço!
Fraenkel, você lembra quantos kilometros de ripio pegou neste trecho? porque a ultima info que tenho é de que já estavam para finalizar o asfalto naquela região...
Acho que a média da minha TR4 consegue ser um pouco melhor por ser manual...
Estou desistindo de levar porque não estou conseguindo achar uma solução boa de bagageiro e galão que não seja os olhos da cara...
Patrick, acho que consegue ir na boa sem o galão. Vá se informando no caminho, qualquer coisa se falarem que vai faltar, compra um galão por lá. Eles têm à vontade, estão acostumados a usar.
Vai voltar pela 40? Se for, pergunte bem em El Chalten se tem combustível mais ao norte.
Uma opção para você é colocar os racks bem próximos e apoiar um galão nas 2 barras. Mas com seu tanque acho que não vai precisar. Em 2007 fui com um Grand Vitara automático lotadaço, fazendo 8 km/l e 66 litros no tanque. Levei galões, mas não precisei usar.
Melhor a 40 mesmo, para não repetir o caminho. Se conseguir abastecer em Tres Lagos, dá para seguir até a cidade de Perito Moreno, são uns 500 km. No caminho, tem combustível em Bajo caracoles, mas o dono do posto e pousada é um pilantra bem conhecido de alguns aqui. Vai enfiar a faca e torça para o combustível ser bom.
Perto de Bajo Caracoles tem a Cueva de las Manos, uma gruta com inscrições muito bonitas. Vai desviar mais do caminho, mas acho que vale à pena. Fique de olho no combustível.
Chegou em Perito Moreno estará de volta à civilização. Vá para Esquel, a região do parque nacional Los Alerces é maravilhosa. De Esquel vá a Bariloche pela 40, que passa por El Bolsón. Daí decida se quer vir o mais rápido possível ou se dá tempo para seguir pela rota dos 7 lagos até Junin de los Andes, depois Zapala, Neuquén e tomar o rumo de casa. Se sobrar mais um tempinho (rsrsrs) siga de Junin de los Andes para o norte até Villa Pehuenia, depois Zapala. Essa região é linda.
Dê uma olhada num mapa que vai entender melhor essas opções.
Abraços