Eu acabei adiando...
Estou querendo ir em junho também. Quando tiver uma data avise, talvez possamos sair juntos.
Já fui 2 vezes. Tem muita coisa legal pra fazer por lá. 5 dias ou 1 semana dá pra fazer tudo com calma aproveitando bem.
T+:-)
Versão Imprimível
Galera a data ainda não confirmei será entre 12 de junho e 13 de julho, vejam o roteiro prévio que fizemos até o momento (falta definir lugares para visitar a ordem, e mais algumas coisas basicas hehe), mas para quem estiver se animando já da pra vizualizar um pouco:
1° DIA
TRECHO: Brasília – Camping Macaquinho (Alto Paraiso/GO)
DISTANCIA: 215 km asfalto e 28 de terra;
· Acampar
· Trilhas a pé, definir no local as diversas opções;
2° DIA
Permanecemos no camping Macaquinho
3° DIA
TRECHO: Macaquinho (Alto Paraíso) – Quilombo/Engenho (Cavalcante/GO)
DISTANCIA: 125Km asfalto e 70 de terra
· Casa do Vilmar? – ou acampar no Quilombo
· Trilha de carro
· Cachoeira Santa Barbara
4° DIA
TRECHO: Engelho/Quilombo (Cavalcante) – Terra Ronca/GO
DISTANCIA: 40 Km de terra e 240 Km asfalto
Definir ainda onde ficar em Terra Ronca, quais grutas visitar,
5° DIA
Permaneceremos em Terra Ronca
6° DIA
TRECHO: Terra Ronca/GO – Ponte Alta do Tocantins (489km) ou Mateiros (569Km) – a distância entre as duas cidades é de aproximadamente 150Km.
Definir locais de visitação, definir locais onde ficar (camping pousadas etc)
Permanecer 5 dias no jalapão?
ONDE FICAR:
Locais de visitação no Jalapão
· Pedra furada
· Serra da catedral
· Rio do Sono
· Morro Vermelho
· Quilombo Mumbuca
· Mirante da Serra
· Serra do Espirito Santo
· Dunas
· Praia do Rio Novo
· Cachoeira da Formiga
· Cachoeira da Velha
· Fervedouro
Sou novato por aqui também, cf falei em outro post, amanhã começo a preparar a viatura, tomara que o motor não consuma todo meu $! por acaso conheci uns caras do jeep clube daqui de sobradinho, talvez tenha mais um ou dois para irem juntos.
este roteiro é bem previo! se alguém tiver sugestão, por vavor fiquem a vontade!
abraço
Pelo que conversei com um colega que foi duas vezes ele falou que é tranquilo para Vtr originais, desde que não queira fazer graça (sair fora da estrada etc..) também vou com minha viatura original (Triton).
Manggini: voltei ontem do Jalapão. Fiz um roteiro que poucos fazem. Achei espetacular o visual.
Subi de Brasília até Iaciara. (passei na volta em Alto Paraíso e Rio dos Couros - mas acho que Macaquinhos é mais bacana). Vc pode escolher subir ou descer via Chapada dos Veadeiros. A subida via Iaciara, passando em seguida por Terra Ronca, é sensacional. Eu faria isso de novo. E voltaria pelo tapetão central, via Arraias e aí Alto Paraíso, pq já estarão todos cansados. Mas na ida, vale mto a pena subir pelo extremo oeste de GO e TO, beirando um chapadão lindo, que divide os Estados com a Bahia.
Dps de Iaciara começa terra. Vc vê gente a cavalo tocando gado, vilarejos, tucanos, araras, tatus, siriema e todo tipo de bicho do Cerrado nessas estradas de terra. Passei por Estiva, São Vicente, São Domingos, Divinópolis de Goiás, Porteira, Novo Alegre-TO, Lavandeira, Aurora do TO, Taguatinga, Pte. Alta do Bom Jesus, Boa Vista de Belém, Novo Jardim, Dianópolis (na verdade 4,5Km antes, pegar à direita, para passar pela Garganta da serra), entrando pela Bahia, nas plantações de milho, algodão e soja, para então chegar em Mateiros. São uns 900Km no total e uns 300Km de terra. Em geral a terra é boa. Dá pra fazer em alguns trechos longos 80Km/h. Noutros, 60Km/h. Mas tem um trecho perto de São Domingos que é ruim. Uns 40Km ruins que tem de ir a uns 30-40Km/h. Entrando em TO vira alftalto, mas tem umas crateras tipo do nosso Satélite natural. Tem de ir bem devagar. Mas o visual é tão lindo que com paciência vale muito a pena!!!
Depois de Dianópolis tem uns Km de alfalto ótimo e aí saindo da Garganta (formações rochosas tipo época Jurássica ou sei lá), aí vira terra. Seguindo pela parte da esquerda, é tapetão de terra batida (e muito pó) e preparada por tratores. Dá pra ir a 100Km/h (de farol ligado, pq às vezes passam uns caminhões carregados de soja etc). É lindo. Aí tudo vira Cerrado e chão arenoso, a uns 60Km de Mateiros. Visual incrível.
Como tive pouco tempo (4 dias), fiz o que considero o principal: os fervedouros. Tem MUITO MAIS do que relatam na Internet. São vários! O mais bacana é do Ceiça, também conhecido como das Bananeiras ou do Mumbuca. É um só, com nomes diferentes. Tem pressão da água bem forte e é lindo. Tem uns 4 fervedouros bem próximos. Afora os mais pra cima, na região já de São Félix (para onde não fui).
Subir a Serra para ver o sol nascer diz que é bacana. Eu estava cansado e não fui. Acampei num posto de fiscalização e no dia seguinte, ao nascer do sol, fui para as Dunas, onde fiquei por umas 3h tirando fotos e caminhando pelo rio. As palipalãs (chuveirinho) estavam começando a florir. Lindo demais! Geralmente o pessoal faz no pôr-do-sol. Fui à praia dos Crentes, passando a ponte do Rio Novo e virando à dir. depois de um vilarejo, 10Km adiate, pra dentro da estrada principal. Achei meio bizarro o lugar. Cheguei no escuro. Aí voltei e acampei no posto de fiscalização.
O top da viagem inteira é a paisagem. Animais (tem de prestar atenção: vimos até um casal de araras azuis - a que está ameaçada de extinção). E mini flores lindas nos percursos à pé. Depois os fervedouros e as Dunas. Mas a paisagem e as estradas de terra são o top da viagem. Com minha Full e pneus Geolandar AT 285/70, dá pra fazer tipo rally. Como tem umas pedras, coloquei proteção de frente, cárter, diferencial e transmissão. Aí dá pra ir a 80Km/h sem preocupação. Não tive qquer pneu furado. Rodei 2.200 Km.
Vou organizar fotos e aí tento postar link aqui.
Junho/julho estará super seco. Difícil chover. Poeirão tremendo. Chove de novembro até abril.
Em julho, se tudo der certo, quero subir via Xingu, dps BR-163 até Santarém e Alter do Chão. Ficar lá descansando e aí seguir de volta via Trans-Uruará, estrada aberta por madeireiros no meio da floresta, até chegar na Transamazônica, voltando por Tocantins. Se alguém animar, diz aí!
Ah, quase não se usa 4x4 pro Jalapão. Só os 4Km pra chegar nas Dunas precisa, tanto pela areia fofa, como pelo facão bem alto que forma (carro baixo não passa). No mais, 4x2 faz fácil -- desde que seja alto.
abs!
Piotrek muito obrigado pela rica descrição! certamente vamos rever o roteiro em cima das tuas dica,obrigado mesmo; To pensando em deixar Terra Ronca de fora, pois vou c minha filha de 2 anos, e, na maioria das cavernas não da pra ela entrar (na verdade em nenhuma eu acho), mas ainda estamos vendo estas possibilidades, da mesma forma campings e pousadas eu preciso verificar, é muito melhor a pousada c cça, mas como estamos com pouca $ não da pra gastar demais nisto!
O Macacão e Macaquinho é um dos poucos lugares da chapada (do que é mais convencional é claro!) que ainda não fui, e ali é uma boa opção para a volta na verdade para um "descanso" já proximo de casa, ou entao pra começar a viagem bem relaxado hehehe, mas a volta por ali é uma boa pedida
To meio corrido esses dias no trampo pra ir revendo estes pontos no mapa, tu por acaso gravou teu trajeto em GPS? (falando nisso, esses GPS de celular funcionam nesses picos?)
grande abraço
Tiago
Manggini, o GPS de celular funciona normalmente. O que você precisa é ter um mapa off-line. Google Maps não vai funcionar já que é preciso fazer download dos mapas enquanto movimenta.
Você que vai com criança não esqueça do repelente!
T+
com certeza gadelha!! repelente e uma caralhada de coisas necessárias para criança! hehehe
falamos!
Não tem sinal de celular, de jeito nenhum. Então precisa GPS ou mapa offline, como disse o Gadelha, ou mapa impresso mesmo.
Todos disseram que teria mto inseto. Geralmente levo repelente com 30% de DEET - que é usado pelo exército. Chama-se exposis. Estive nos EUA noutro dia e comprei um com 100% de DEET. Precisei usar só uma vez. Estava bem tranquilo de inseto. Mas se for acampar no mato, aí precisa, sim. Tinha mais inseto aqui próximo, nos Couros, da Chapada dos Veadeiros, por incrível que pareça. Mas leve, sim. Pq cada picadinha fica coçando por uns 10 dias.
Gravei a ida em GPS. Tbm estou atribulado. Ontem saí às 23h do trampo... tentarei organizar fotos e GPS até domingo ou asap e posto aqui.
Este mapa que montei é mais light. Ao invés de pegar grande parte de terra e seguir beirando um Chapadão lindíssimo, na divisa com Bahia, ele vai ao invés via Alto Paraíso e somente mais pra cima pega pelo Leste. Se vc tiver menos tempo e/ou não tiver paciência para subir direto pelo Leste, use esta rota: https://maps.google.com/maps/ms?msid...2ad4c4d6&msa=0
Se tiver disposição em seguir por terra, passe por Formosa, depois de ter passado por Sobradinho. Siga pela 020 até Alvorada do Norte e aí pegue a GO-112 até Iaciara. Siga então pela GO-110 sentido norte passando ao lado da Terra Ronca, até São Domingos. Continue até Divinópolis de Goiás. Aí siga para Novo Alegre, já em TO. A partir daí vira asfalto - mas é pior que terra, pq tem crateras bem grandes e profundas. Tem de ter muita paciência. Fiquei p da vida por 2x nessa rota. Uma pra baixo de São Domingos e outra chegando em TO. Tive de ir bem devagar. Mas depois de fazer o trajeto inteiro, eu e minha namorada éramos só sorrisos. Valeu MUITO a pena. A paisagem é lindíssima. Muito mais linda se comparada com o tapetão com olhos de gato (peguei à noite a volta) passando por Alto Paraíso e voltando pelo centro do TO e do GO.
Resumo: se curtir paisagem e tiver paciência e tempo, suba pelo lado Leste. E volte pelo centro, pq é bem mais rápido e curto o trajeto. Foi o que fiz e faria de novo.
Aproveitem a terra enquanto existe. Foi incrível.
Piotrek, como estão as estradas em Tocantins? Acho que TO-040 e TO-110... Dá pra rodar legal? Estavam terríveis...
A única coisa que não consegui me livrar com nenhum repelente é a MUTUCA! Tem umas de quase 2 cm. Bicho danado...
T+:-)
Estão ruins, Gadelha, conforme mencionei acima. Mesmo assim, vale a pena. Entendo que faz parte da aventura. E a paisagem é deslumbrante. Encontra-se vilarejos no caminho. Algo que está sumindo com o passar dos anos. Além disso margeia-se uma chapadona na divisa com BA.
Pra se livrar de mutuca é preciso repelente Exposis com 30% de DEET - ou levar um mega power como fiz, com 100% de DEET - mas tem de tomar mto cuidado pq é bem tóxico.
Beleza Piotrek... certo que eu vou te xaropar bastante aqui fazendo perguntas, ainda mais sobre o link do mapa só que eu preciso arrumar um GPS e aprender a mexer nele antes ahaha!
não a passeio mas a trabalho ja andei um pouco por perto destas bandas que vc passou ai no GO na sua ida (nova roma, alvorada, flores, etc... ), de fato os lugares os locais onde o cerrado ainda esta em pé resistindo são fantásticos!
Nos falamos
abraço