Entre Dianópolis e Ponte Alta tem a Pedra Furada e um lago que esqueci o nome.
Entre Ponte Alta e a Cachoeira da Velha tem a Lageado (vale a pena) e o Brejo da Cama (acho que é isso... não vale a pena).
T+:-)
Versão Imprimível
Pessoal,
Como vou do jalapão para a chapada diamantina, iniciarei o roteiro por ponte alta, acamparei no meio do caminho e seguirei para mateiros saindo para chapada por coaceral.
Pretendo realizar este roteiro do jalapão sem pressa, minha idéia inicial é ficar 1 ou 2 dias em ponte alta + 2 descançando bem no acampamento da fazenda progresso e mais 1 ou 2 em mateiros.
Vejo que todos que para lá vão fazem o roteiro muito rápido, não curtem muito o passeio!!! quero ficar na prainha do rio novo até ficar aparecendo um maracujá de gaveta, todo enrrugado rsss.
estou contando os dias e aos poucos fazendo a preventiva da vtr e arrumando as tralhas do acampamento.
Faltam 54 dias.
abraço
Mathias
Xterra em transformação
Mathias, concordo com você sobre a pressa de alguns. Pra mim entre 5 e 7 dias está de bom tamanho. Falar que em 2 dias dá pra fazer o Jalapão é coisa de agoniado. Não aproveita. Fiquei 2 dias só no camping da fazenda, à toa, descendo o rio na bóia, caminhando etc.
É bom fazer um planejamento mas sem muita preocupação. Afinal é pra se divertir.
T+:-)
Gadelha,
Ja separei 3 bóias para ficar no rio, agora me diz uma coisa, na fazenda só tem luz via gerador até às 09:00hs
vou me previnir e levar um lampiãozinho de led (tempos modernos)para nao ficar no breu.
Na fazenda tem refeições básicas: cafezinho da manhã, cerveja, refrí, almoço e janta, porque pelo que fiquei sabendo la ta longe de tudo, até de Deus !!!
A prainha que tem na fazenda segundo informaram muito boa para curtir o dia inteiro.
abraço
Mathias
Pessoal, estou indo no dia 06/10.
Segue o roteiro:
Se alguém puder dar alguma sugestão, agradeço muito!
1o Dia: Trecho Brasília - Dianópolis. 2o Dia: Trecho Dianópolis - Mateiros. Passar na cachoeira do Formiga, ir no fervedouro do Buritis e visitar a comunidade Mumbucas, onde há o fervedouro dos mumbucas e o encontro do rio do sono com o rio das formigas, fervedouro da glorinha, fervedouro do soninho. 3o Dia: Ir para a cachoeira da velha e após prainha do rio novo e ver o pôr do sol nas dunas e dormir em Mateiros - Lembrar de, à noite, colocar todas as coisas no carro, perguntar caminhos e solicitar guias, se necessário. 4o Dia: Serra do Espírito Santo (Procurar guia e informações no local). Lembrete: Sair 4:30 da manhã - há uma "escalacaminhada" de, ao menos, 50 min. Seguir para Ponte Alta do Tocantins, passar pela gruta do sussuapara e após, ir à Cachoeira da Pedra Furada. Procurar fervedouros na área. 5o DIA. Saída pela BR 130? Ir no morro da pedra furada ver o nascer do sol. Depois ir no rio do soninho e ir na cachoeira da fumaça e pernoitar em Pindorama ou na Chapada da Natividade. 6o Dia. Voltar pra casa.
Gostaria de informações acerca das condições de rodagem das estradas no local! Alguém que foi recentemente sabe informar? Dá pra ir sozinho mesmo se estivermos em época de chuva. Vou eu, namorada e duas amigas! A viatura está pronta, revisada, pneus bons!
Estou levando um hi lift, fita para reboque, cordas, compressor de ar e estepe. Alguma outra sugestão?
Fui recentemente, olha meu relato na página anterior.
Se você for manter esse roteiro, pense em diversificar, tem muitos fervedouros na sua lista e acho que vai ser pouco produtivo. Cachoeira da velha e prainha deixa para ir quando tiver saindo de Mateiros ruma a Ponte Alta, pois a estrada está muito ruim.
Você dispõe de muito tempo, eu acho que você poderia fazer a volta completa Brasília > Palmas > Novo Acordo > São Félix > Mateiros > Ponte Alta > Brasília. Conheceria mais, com mais qualidade e cansaria menos nesse vai e volta.
Dá para viajar sozinho, só tomar cuidado com a entrada dos caminhos para os atrativos que possuem muita areia. Manter um giro que evite atolar.
Morro da Catedral, Cachoeira da Jalapinha (na verdade são corredeiras do Rio Sono, com algumas quedas, bom para o raffiting, mas tem que contratar antes o serviço), tem a cachoeira das Araras próxima. Em São Félix tem o fervedouro do Alecrim e próximo tem a praia do Alecrim. Descendo para Mateiros tem a Comunidade do Prata e a Cachoeira do Prata (não fui por falta de tempo). Basicamente tem isso na parte de cima.
Para esse lado tem tb o Morro do Gorgulho, uma interessante formação rochosa.