Olá, Fertag e demais foristas, bom dia; vamos esperar o relato do ALTM, mas acho que as cinzas do Puyehue não vão causar maiores estragos do que o pó de algumas estradas de chão, talvez uma limpeza/troca dos filtros de ar e de AC com mais frequência.
Ontem tb. me lembrei do meu "passeio voador" na praia, pois aproveitei o horário de verão e retornei do sv. pela beira da praia (é dia claro até perto de 20h); em nossa praia é permitido o trânsito de veículos, só que de onde acaba o asfalto e até chegar à beira da praia com areia mais dura, mais transitável, tinha mais ou menos uns 800 metros de areião solto e já com 2 carros atolados e uma pickup F250 com pneus Mud desatolando eles (era um auto-socorro). Acionei o 4x4 e passei bem devagar, sem medo de atolar, pois se atolasse iria usar os outros recursos: colocar a reduzida, diminuir a pressão dos pneus, colocar os tapetes de borracha embaixo dos pneus e por aí vai; a diferença desse trecho era que não teria problema em atolar, de um jeito ou de outro o veículo sai, mas naquele meu outro passeio eu vinha sempre à beira mar, onde a areia era mais dura, mas não conhecendo todo o trajeto optei por ir sempre com o giro alto, poderia ter alguns trechos mais severos de "peludos" (como os locais chamam a areia parecida com areia movediça, daquelas que os pneus enterram e o carro encosta a barriga no chão), e encontrando um peludo à beira mar, há o problema das ondas e maré, já teve gente perdendo o carro assim (e o seguro não paga...).
Mas ontem foi diferente, passei na maior calma, e depois estacionei na beira mar e fiquei olhando, só não fui ajudar para não estragar os negócios do auto-socorro; quase todos os carros normais atolavam, e em certo momento foi ficando um "funil", os outros vinham com o pé embaixo e encontravam 3 ou 4 carros atolados e ficavam atolados tb., sem ter pra onde ir. Então é bom saber que temos um carro tão versátil, capaz de andar a 180 km/h como se estivesse em trilhos, ou a 10 km/h em areiões soltos.
Abraço a todos.