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    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota




    Olá a todos;
    Bem, ontem recebi as ultimas peças(os kits do motor), que faltavam(espero que não precise de mais nada, hehe..), para iniciar a retífica do motor da DAK.
    Postarei aqui o detalhes do trabalho, para a apreciação os dakoteiros que tem a viatura diesel, e demais interessados.
    Internei a viatura na Retífica Globo, aqui na cidade mesmo,a idéia era levar para Brasilia, para uma oficina que já fez trabalho pra mim, na DAK, mas eles não tiveram interesse, a principio, entendo que foi pelo fato de não ter comprado as peças através da oficina. Acabei tendo sorte nisso, pois a retífica, depois que estive lá e conversei com o pessoal, vi que era simples para eles, desmontarem/montarem o motor, e como eles já fazem trabalhos para a empresa, nos motores(SCANIA,CUMMINS,MWM), das nossas máquinas ede nossos clientes, o negocio ficou facilitado, ainda mais que me darão acesso irrestrito para acompanhar tudo(imaginem o quanto vou perturbar,hehe.. no bom sentido).
    Fizemos as inspeções nas peças que chegaram, principalmente os kits, para checar a integridade, qualidade(na medida do possivel), etc, e tudo show de bola!
    Hoje, estou levando o manual do motor, pro Gliber, mecanico que vai fazer a montagem/desmontagem(o cara é muito bom, acostumado com as máquinas novas, eletronicas, SCANIA,CUMMINS, MWM NGD, etc, mas fez questão de ver o manual, para além de outros detalhes, verificar as medidas e tudo o mais).
    Fase 1- Retífica, será feito;
    1.1- Substituição dos kits(camisa, pistão, anéis, pinos e buchas de biela)
    1.2- Polimento do virabrequim
    1.3- Troca das brozinas fixas e móveis
    1.4- Revisão/verificação dos cabeçotes(já estão instalados os APAZ MADRID), com troca dos retentores/selos, mesmo considerando que estarão novos,pois na colocacão anterior, todos os acessorios (valvulas, molas,etc) foram trocados.
    1.5- Avaliação das peças internas(bomba de óleo, valvula de alivio de pressão,tuchos, varetas, eixo comando de válvulas, balancins,etc), e trocados, retificados o que for necessario.
    1.6- Troca de todas as juntas e retentores(obvio)
    1.7- Substituição das velas aquecedoras.
    1.8- Substituição da Valvula Termostática, entrando a do Mercedes 1113(exatamente igual, só que com abertura em 71 graus).
    Ainda aproveitando a retífica, inicarei os itens abaixo, da FASE 2- Up Grade, uma vez que o motor desmontado faciltará:
    2.1- Instalação do injetores FRATELLI BOSIO com 20% a mais de vazão em relação aos originais.
    2.2- Desmontagem do turbo compressor, para preparação do compressor(caracol frio), instalando o rotor do GARRETT GT 2259, e usinagem da mesma para receber o rotor. Teoricamente, esta modificação atenderá o que será preciso, de vazão(fluxo)/pressão(postarei a foto/figura do gráfico do compressor, mostrando a faixa de trabalho, que atende o fluxo/pressão), para "alimentar" junto com os injetores 20%, a potencia/torque que pretendo(165Cv@3900rpm e 38Kgf/m@2000rpm), obvio que no final da "loucura", tentarei por num dina(Brasilia tem) e ir acertando.
    2.3- Susbtituição do atuador da WASTEGATE, por um da SPA TURBO, com regualgem para 1,5Bar.
    2.4- Instalação de valvula eletromagnética(popular solenoide), no circuito de acionamento da válvula WASTEGATE, que tomará a pressão no COLETOR DE ADMISSÃO, passando pelo solenoide, para então ir à WASTEGATE.
    2.5- Instalação no painel, de manometro digital GUSTER, que controlará o solenoide de abertura da WASTEGATE.
    2.5-Susbstituição do escapamento, instalando tubo de 3", saindo da turbina, até um abafador de 8"x60cm., e seguindo dois tubos paralelos de 2 e 1/4" até a traseira.
    Os passo seguinte, mas não sei se farei já(ai é questão de $$$,hehe...),mas é de suma importancia(não pode ficar sem trocar!!), será a substituição do intercooler, o que já entrei em contato com o MArcelo, da SUPERCOOLER, passei o desenho, ele confimou que é possivel, vamos tentar trocar o mais rápido possivel. Pra ter uma idéia, o intercooler será aproximadamente 40% (em área cubica), que o da F250 Sprint.
    Tem outros detalhes com instalação de módulo intercptador, para gerenciamento da BI, que colocarei ou não, depois dos testes práticos, pois pretendo ver como ficará com o up na turbina + bicos, pra então na prática, decidir.
    Anexo planilha com o custo das peças, que já comprei, com o nome das lojas/contatos, a medida que as coisas forem acontecendo, vou atualizando a planilha(espero que não muiot,rs). Os valores de mão de obra, ainda não estão, pois vamos "acertar" na segunda. Os valores atuais, são os que efetivamente gastei, incluidos os valores de frete/correios.
    A medida do "andar da carruagem" vou postando fotos.
    Abs.
    Sérgio
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    4X4 Brasil

  • #2
    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Olá a todos;
    Bem, ontem recebi as ultimas peças(os kits do motor), que faltavam(espero que não precise de mais nada, hehe..), para iniciar a retífica do motor da DAK.
    Postarei aqui o detalhes do trabalho, para a apreciação os dakoteiros que tem a viatura diesel, e demais interessados.
    Internei a viatura na Retífica Globo, aqui na cidade mesmo,a idéia era levar para Brasilia, para uma oficina que já fez trabalho pra mim, na DAK, mas eles não tiveram interesse, a principio, entendo que foi pelo fato de não ter comprado as peças através da oficina. Acabei tendo sorte nisso, pois a retífica, depois que estive lá e conversei com o pessoal, vi que era simples para eles, desmontarem/montarem o motor, e como eles já fazem trabalhos para a empresa, nos motores(SCANIA,CUMMINS,MWM), das nossas máquinas ede nossos clientes, o negocio ficou facilitado, ainda mais que me darão acesso irrestrito para acompanhar tudo(imaginem o quanto vou perturbar,hehe.. no bom sentido).
    Fizemos as inspeções nas peças que chegaram, principalmente os kits, para checar a integridade, qualidade(na medida do possivel), etc, e tudo show de bola!
    Hoje, estou levando o manual do motor, pro Gliber, mecanico que vai fazer a montagem/desmontagem(o cara é muito bom, acostumado com as máquinas novas, eletronicas, SCANIA,CUMMINS, MWM NGD, etc, mas fez questão de ver o manual, para além de outros detalhes, verificar as medidas e tudo o mais).
    Fase 1- Retífica, será feito;
    1.1- Substituição dos kits(camisa, pistão, anéis, pinos e buchas de biela)
    1.2- Polimento do virabrequim
    1.3- Troca das brozinas fixas e móveis
    1.4- Revisão/verificação dos cabeçotes(já estão instalados os APAZ MADRID), com troca dos retentores/selos, mesmo considerando que estarão novos,pois na colocacão anterior, todos os acessorios (valvulas, molas,etc) foram trocados.
    1.5- Avaliação das peças internas(bomba de óleo, valvula de alivio de pressão,tuchos, varetas, eixo comando de válvulas, balancins,etc), e trocados, retificados o que for necessario.
    1.6- Troca de todas as juntas e retentores(obvio)
    1.7- Substituição das velas aquecedoras.
    1.8- Substituição da Valvula Termostática, entrando a do Mercedes 1113(exatamente igual, só que com abertura em 71 graus).
    Ainda aproveitando a retífica, inicarei os itens abaixo, da FASE 2- Up Grade, uma vez que o motor desmontado faciltará:
    2.1- Instalação do injetores FRATELLI BOSIO com 20% a mais de vazão em relação aos originais.
    2.2- Desmontagem do turbo compressor, para preparação do compressor(caracol frio), instalando o rotor do GARRETT GT 2259, e usinagem da mesma para receber o rotor. Teoricamente, esta modificação atenderá o que será preciso, de vazão(fluxo)/pressão(postarei a foto/figura do gráfico do compressor, mostrando a faixa de trabalho, que atende o fluxo/pressão), para "alimentar" junto com os injetores 20%, a potencia/torque que pretendo(165Cv@3900rpm e 38Kgf/m@2000rpm), obvio que no final da "loucura", tentarei por num dina(Brasilia tem) e ir acertando.
    2.3- Susbtituição do atuador da WASTEGATE, por um da SPA TURBO, com regualgem para 1,5Bar.
    2.4- Instalação de valvula eletromagnética(popular solenoide), no circuito de acionamento da válvula WASTEGATE, que tomará a pressão no COLETOR DE ADMISSÃO, passando pelo solenoide, para então ir à WASTEGATE.
    2.5- Instalação no painel, de manometro digital GUSTER, que controlará o solenoide de abertura da WASTEGATE.
    2.5-Susbstituição do escapamento, instalando tubo de 3", saindo da turbina, até um abafador de 8"x60cm., e seguindo dois tubos paralelos de 2 e 1/4" até a traseira.
    Os passo seguinte, mas não sei se farei já(ai é questão de $$$,hehe...),mas é de suma importancia(não pode ficar sem trocar!!), será a substituição do intercooler, o que já entrei em contato com o MArcelo, da SUPERCOOLER, passei o desenho, ele confimou que é possivel, vamos tentar trocar o mais rápido possivel. Pra ter uma idéia, o intercooler será aproximadamente 40% (em área cubica), que o da F250 Sprint.
    Tem outros detalhes com instalação de módulo intercptador, para gerenciamento da BI, que colocarei ou não, depois dos testes práticos, pois pretendo ver como ficará com o up na turbina + bicos, pra então na prática, decidir.
    Anexo planilha com o custo das peças, que já comprei, com o nome das lojas/contatos, a medida que as coisas forem acontecendo, vou atualizando a planilha(espero que não muiot,rs). Os valores de mão de obra, ainda não estão, pois vamos "acertar" na segunda. Os valores atuais, são os que efetivamente gastei, incluidos os valores de frete/correios.
    A medida do "andar da carruagem" vou postando fotos.
    Abs.
    Sérgio
    Caralho Sergio !!! Sua dakota vai ficar monstruosa com esses novos CVs, se eu tivesse com $$ sobrando eu colocaria mais uns 30 CVs no motor do meu jipe tambem.
    Só falta vc colocar um eixo rigido na dianteira e uns pneus 33 para colocar nas trilhas.

  • #3
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    Valeu Danilo!
    A intensão é deixar o motor 100%, e da uma melhorada na performance do bicho(dentro das possibilidades dele). Quem sabe num futuro não tão remoto, eu "traço" a DAK.
    Precisamos nos encontrar mais, pra trocarmos umas idéias!
    Grande abraço.
    Sérgio

  • #4
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    Seguindo o tópico;
    Algumas particularidades, a respeito das peças, como verão(os que acessarem a planilha anexo), estão relacionados os retentores do virabrequim, sendo que os mesmos estão inclusos no jogo de juntas, mas como comprei o jogo de juntas APEX(não é de má qualidade), resolvi, por segurança, comprar o retentor do virabrequim, do lado da polia, da marca AJUSA, e o retentor do virabrequim, do lado do volante, da marca CORTECO, pois são o que há de melhor no mercado, para as respectivas "funções" e utilizaremos o retentores das válvulas, da marca AJUSA, providenciados pela retífica. E a qualidade das peças(AJUSA/CORTECO), justifica o gasto a mais, no que se refere a custo/beneficio.
    Abs.
    Sérgio Augusto
    4X4 Brasil

  • #5
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    Mina net pifou ontem, por isso estou postando agora.
    Nos anexos, verão o turbo GT2259, de onde utilizarei o rotor, para tentar obter a a faixa de fluxo/vazão( de 12,75 a 23Lb/mim) e a razão de pressão(2,16), numa "faixa ótima" do gráfico do compressor. Obvio que, isso tem que ser testado, porque o rotor não estará na sua carcaça original, logicamente o A/R e TRIM, não são iguais ao do turbo original(2259). A manutençào do "caracol quente" original, favorecerá(junto com o controle do WASTEGATE), a "quase" ausencia de LAG.
    Vão observar, nos calculos, que para uma pressão estimada de 1,2 Kg no coletor, o turbo chegará( em tese) a 1,48Bar, considerando uma perda de carga de quase 0,3 Bar, por conta do INTERCOOLER "GIGANTE"( no primeiro post, engoli na frase que falo sobre ele, quis dizer que vai ser 40% MAIOR que o INTERCOOLER da F-250 6 cil. Sprint) e tubulação. Como a tomada de pressão para controle será no coletor, se a perda de carga for maior ou menor, a pressão líquida(a que será preciso para a potencia pretendida), sempre será 1,2Kg. A pressão produzida pelo turbo é que variará, de acordo a perda de carga.
    O controle por solenoide, permitirá a abertura da WASTEGATE, apenas no momento em que a pressão de trabalho seja alcançada, e promoverá a abertura total da mesma, uma vez que o aumento da pressão não foi conseguido com "encurtamento" da haste do atuador, e isto é importante, para evitar perda de rendimento em alta.
    Tem uma "fotinha" dos "bicos especiais" que o pessoal da FRATELLI BOSIO me mandou, para eu testar; um conjunto com 20% a mais de vazão -P2, um conjunto com 30% a mais de vazão -P3, vou "começar" com 20%, hehe.. Tá vindo de lá, dois conjuntos pro CAVESO testar no YELOW, também, obviamente que o modelo do MWM SPRINT.
    Abs.
    Sérgio Augusto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -03072010.jpg  
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  • #6
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    Anexo, o modelo do manometro para controle da pressão do turbo/wastegate.
    O que comprei, custou mais caro que o do anexo, porque pedi pra personalizar, colocando leds azuis, até a faixa de pressào que utilizarei, e leds vermelhos dai em diante, mais sensor pra emissao do pulso eletrico até o relé que comandará a solenoide da wastegate.
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  • #7
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    Parabens pelo topico e pelo trabalho realisado na Dakota!
    Neste FDS estarei olhando uma Dak 2.5 para aquisição, pelo contato feito por tel e os videos enviados ela parece estar muito nova. Se tudo der certo estarei retornando do DF com ela na terça feira. Se eu tiver alguma dúvida a mais doque este topico ja sanou espero contar com sua esperiencia. É sempre bom ouvir a experiencia de quem tem... rs... No mais um forte abraço do futuro Dakoteiro...

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Clevjr Ver Post
    Parabens pelo topico e pelo trabalho realisado na Dakota!
    Neste FDS estarei olhando uma Dak 2.5 para aquisição, pelo contato feito por tel e os videos enviados ela parece estar muito nova. Se tudo der certo estarei retornando do DF com ela na terça feira. Se eu tiver alguma dúvida a mais doque este topico ja sanou espero contar com sua esperiencia. É sempre bom ouvir a experiencia de quem tem... rs... No mais um forte abraço do futuro Dakoteiro...
    Fala Clevjr.
    Ok, boa sorte na aquisão da máquina. Qualquer coisa que precise, e pudermos ajudar, estamos por aqui.
    Abraço
    Sérgio

  • #9
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    Question Satisfação total com a Dak

    Oi Sergio,

    deu certinho a aquisiçao da Dak Diesel, muito nova e macia. Mas estou com uma dúvida em relação ao fuincionamento da Dodge Dakota 2001/2001 Diesel e gostaria de saber se tem como identificar se os cabeçotes já são dos Apaz Madrid sem ter que abrir?
    Fiz uma viagem com a camionete e ela derepentemente deu super aquecimento. Parei o veículo e esperei esfriar bastane para completar a agua com o motor em funcionamento para seguir viagem. Sequi normalmente os 45km restantes mas agora está apresentando baixa do liquido de arrefecimento e funcionamento irregular oscilante.
    Segundo o ex proprietário, os cabeçotes foram substituidos em setembro de 2010, (meu entregou os antigos) mas gostaria de ter certeza se realmente foram trocados pelos Apaz Madrid. Antes de superaquecer rodei 1100km (Brasilia DF a Juiz de Fora MG temperatura em 1/4 todo o tempo) troquei o oleo lubrificante e filtro e rodei mais 650km (Juiz de Fora MG - Cabo Frio RJ temp 1/4 - Cabo Frio RJ - Juiz de Fora MG no final do trecho temp 4/4), nesta que deu o probleminha, notei tambem agora, uma pressão nas mangueiras de agua mesmo com o motor funcionando frio.
    Me recomendaram fazer reaperto nos cabeçotes antes de desmontalos, mas gostaria de saber identificar para possivel substituição dos mesmos caso ainda seja dos originais.
    Atensiosamente...

    Cleverson Junior

    CPJUNIOR75@HOTMAIL.COM

    clevjr@hotmail.com

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Clevjr Ver Post
    Oi Sergio,

    deu certinho a aquisiçao da Dak Diesel, muito nova e macia. Mas estou com uma dúvida em relação ao fuincionamento da Dodge Dakota 2001/2001 Diesel e gostaria de saber se tem como identificar se os cabeçotes já são dos Apaz Madrid sem ter que abrir?
    Fiz uma viagem com a camionete e ela derepentemente deu super aquecimento. Parei o veículo e esperei esfriar bastane para completar a agua com o motor em funcionamento para seguir viagem. Sequi normalmente os 45km restantes mas agora está apresentando baixa do liquido de arrefecimento e funcionamento irregular oscilante.
    Segundo o ex proprietário, os cabeçotes foram substituidos em setembro de 2010, (meu entregou os antigos) mas gostaria de ter certeza se realmente foram trocados pelos Apaz Madrid. Antes de superaquecer rodei 1100km (Brasilia DF a Juiz de Fora MG temperatura em 1/4 todo o tempo) troquei o oleo lubrificante e filtro e rodei mais 650km (Juiz de Fora MG - Cabo Frio RJ temp 1/4 - Cabo Frio RJ - Juiz de Fora MG no final do trecho temp 4/4), nesta que deu o probleminha, notei tambem agora, uma pressão nas mangueiras de agua mesmo com o motor funcionando frio.
    Me recomendaram fazer reaperto nos cabeçotes antes de desmontalos, mas gostaria de saber identificar para possivel substituição dos mesmos caso ainda seja dos originais.
    Atensiosamente...

    Cleverson Junior

    CPJUNIOR75@HOTMAIL.COM

    clevjr@hotmail.com

    Fala Cleverson:
    Parabéns pela aquisição!
    Bem, é muito provável que os cabeçotes, se foram substituidos mesmo, NÂO SÃO APAZ MADRID(rodei mais de 20.000 km com a dakota depois de colocado os APAZ, SEM NENHUM PROBLEMA). Mas tem como saber sim, observando os mesmos, sem desmontar. Os originais, tem um "buraco" de lado, onde era utilizada uma terceira vela aquecedora, quando este motor era utlizado na europa, e os APAZ, são "lisos". É fácil de ver, se não me engano, este buraco, fica do lado da tomada de temperatura(onde vai o sensor de temperatura), eu tunha fotos dos dois cabeçotes, mostrando as diferenças, mas perdi os arquivos. Não convém rodar como está, pois depedendo da trica( isto é sintoma de trinca de cabeçote mesmo), pode causar CALÇO HIDÀULICO, quando for dar a primeira partida no motor, caso passe agua pra dentro (camara de combustão/cabeça do pistão).
    É bom verificar isso logo. Se for ter que substituir os cabeçotes, me avisa, que te coloco em contato com o pessoal da APAZ.
    Abraço
    Sérgio

  • #11
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    Show de Bola Sergio!

    Hj pela manhã levei direto para o mecanico afim de dar um reaperto, pois pressenti risco de agua no oleo e compressão na agua. Vou comparar os cabeçotes que estão soltos com os que estão no motor para localizar esta marca. de qq forma já procurei verificar os valores das juntas e no caso do cabeçote, imprimi a relação dos fornecedores que postou aqui no topico, vai ajudar bastante.

  • #12
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    Oi Sergio,

    Conversei sabado com nossa fornecedora dos apsz, e obtive uma noticia meio triste, só poderiam me atender para uns 30 dias devido a quantidade de pedidos...rs... sinal que a fabrica vai bem. Hoje estaremos desmontando os meus cabeçotes afim de diagnosticar realmente oq aconteceu, pois ao dar a partida na oficina para manobra ja não virou no arranque (nem tentamos a segunda partida bamos manobrar no braço). Assim que tiver mais notícias eu coloco aqui para possiveis esclarecimentos meus e de novos Dakoteiros.
    Att...
    Cleverson Junior

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