Algumas explicações sobre veículos Flex.
Palestra Técnica sobre Motores Flex. - YouTube
Versão Imprimível
Algumas explicações sobre veículos Flex.
Palestra Técnica sobre Motores Flex. - YouTube
Com o diesel S 10 a R$ 2,52 e o álcool a R$ 1,67 (aqui na minha região) acho que carro diesel já era. A única vantagem a favor do diesel é a autonomia .Abs. Válter.
Parece que essa será a tônica no futuro mesmo.
Estão perdendo a noção de preço no diesel (já perderam a noção na gasolina há muito tempo). E nós consumidores que nos preparemos porque 80% do transporte de cargas e mercadorias no Brasil é rodoviário. Ou seja, vem aumento de preço por aí...
alcool em ribeirao 2.00 e subindo...
Será que com uma amarok 2.0 gasolina como essa no mercado brasileiro ainda valeria apena a camioneta a diesel? Motor de 158 cv e 30 de torque!! Qual seria o consumo?
site: Volkswagen lança Amarok a gasolina na Argentina - MotorDream
Galera, já vi alguns comentários aqui no fórum falando que os motores diesel eletrônicos não são tão bons quanto os antigos, mas ninguém que eu tenha lido se aprofundou bastante ao assunto, por isso revolvi perguntar aqui já q achei o tópico pertinente a minha dúvida!
Isso é verdade? Por que?
GSilveira, de forma resumida, pelo q tenho lido aqui, são motores com maior parte elétrica que os antigos, e assim com maior quantidades de sensores mais sensívei as variações na qualidade do diesel.
Alguns com maior expertise darão maiores esclarecimentos.
Hélio.
GSilveira,
Na minha opinião, essa questão segue a mesma regra que vale para qualquer máquina (carro, trator, moto, maq. agrícola, aeronave...):
Quanto maior a tecnologia aplicada melhor é o rendimento da máquina quando nova e pior será a manutenção quando velha.
Ou seja, a partir de certo momento de sua vida útil quando começarem a surgir os defeitos, esses serão mais dificeis de diagnosticar e mais carros de reparar, quando comparado a máquinas de pouca tecnologia.
Qual é melhor e qual é pior? A resposta é: depende.
Se vc mora nos grandes centros e troca de carro a cada 2 ou 3 anos, quanto mais tecnologia melhor, afinal sempre tem concessionária e guincho da seguradora ao alcance do celular.
Se vc anda longe dos grandes centros e não pode contar com disponibilidade de peças e mão-de-obra especializada e ainda utiliza a máquina em condiçõe severas de uso, é melhor que seja uma mecânica mais bruta, sem muitos sistemas complexos, que são frágeis e desconhecidos pelos mecânicos, que sequer tem aparelhamento para diagnosticar falhas.
No quesito durabilidade, existem duas Lei da Fisica que estabelecem o seguinte:
1-A durabilidade é inversamente proporcional à rotação de trabalho.
2-A durabilidade é diretamente proporcional ao tamanho (cilindrada).
Logo, um motor de D20, F1000 ou Band, que tem 4 litros de cilindrada e desenvolve apenas 80~90 cavalos (2800 RPM) durará proporcionalmente mais que um motor de 2 litros do qual se extrai 200 cavalos (4500 RPM).
O assunto é muito polêmico e logo aparecerão opiniões de todos os lados para vc tirar suas conclusões.
Resumidamente é isso sim.
Mas levemos em conta também que os primeiros veículos eletrônicos já estão rodando a 8 anos e "sem problemas graves". Ou seja, os problemas surgidos ou foram resolvidos ou surgiram por questões especiais de desatenção do proprietário.
Toda mudança de tecnologia traz esse tipo de questão.
Por exemplo, antes todos os motores eram LSD; agora, quase todos são HSD;
Antes, havia a injeção mecânica; hoje, há a eletrônica;
Antes, o carro rodava até com óleo de cozinha; hoje, se não for S10, corre-se o risco de parar no meio da estrada...
E por aí vai...
Meu ponto é que dada a manutenção correta e seguindo-se as indicações de uso, tanto os antigos como os novos não darão dor de cabeça. Agora ninguém aqui pode deixar de concordar que uma F1000 é muito mais durável que uma Ranger, por exemplo. Mas aí passamos a analisar outras questões como conforto, prazer ao dirigir, consumo, etc.
É uma questão bem complexa.
Obrigado pessoal!
Acho que agora já estou entendendo melhor sobre esta questão.
Galera, mesmo sendo UM POUCO OUT OFF TOPIC (mas, só um pouco pois tem relação com o assunto de carros modernos e carros mais velhos à diesel) qual o ganho de um carro com eixo rígido em relação a um com suspensão independente?
Já ouvi alguns comentários a respeito aqui no fórum mas nunca consegui chegar a uma conclusão que me fosse satisfatória.
GSilveira, poucas pessoas acreditam nisso. O número de vendas de veículos a diesel se multiplicou ao longo dos anos, com isso surgiram mais problemas devido ao maior número de carros na rua. Porém a incidência de problemas de um motor eletrônico é menor e a durabilidade é maior. Agora, a complexidade de se diagnosticar um defeito, obviamente é maior também, e essa é a única desvantagem, além é claro para alguns poucos, o custo de manutenção (que vem barateando desde 2004) e hoje não é mais desvantagem. Um exemplo:
Esses motores funcionam sem errar, não se desgastam, na menor possibilidade de prejuízos ou funcionamento impróprio, se protegem. Vibram menos, poluem menos e se desgastam menos. Além disso, se protegem de situações adversas como aquecimentos ou falhas internas evitando enormes prejuízos. Resumindo, são uma grande evolução frente aos antigos.