Raposo, se incluir nessas contas as diferenças de preço do IPVA e seguro (contra roubo/acidente), o carro a gasolina passa a ter menor custo anual.
Versão Imprimível
Amigo,
Como já havia dito no início do tópico, a Ford lançou a F-150 V6 Ecoboost (turbo + injeção direta de gasolina) com potência de V8 e consumo de 4cc.
Acredito que essa picape no Brasil beberia a mesma quantidade de gasolina, ou até menos, que a RAM bebe de diesel, com potências parecidas....
O Novo Fusion Ecoboost vai andar mais que o antigo V6 e beber menos que o 2.5 4cc flex de entrada...
Na comparação com os motores V8 com aspiração natural, o V6 EcoBoost entrega consumo 20% menor. As emissões de gases poluentes diminuem cerca de 15%. O preço do bloco é US$ 1.750 maior que o motor 3.7 litros V6 convencional e apenas US$ 750 mais caro que o 5.0 litros V8, valor que rapidamente é revertido graças ao desempenho mais eficiente.
http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/12/22/ford-ja-vendeu-100-mil-picapes-com-v6-ecoboost
Prestem atenção na pequena diferença de preço entre um motor e outro.
Mesmo incluindo: "injeção direta de combustível, turbocompressores duplos refrigerados a água com controle eletrônico, alta taxa de compressão, comando variável e ligas de aço especiais".
Exato!!
Um motor desses no Brasil, sobretudo a partir de 2014 quando nossa gasolina seguirá o caminho do Diesel e terá 50 ppm de enxofre (injeção direta e alto teor de enxofre não combinam) acabaria com qualquer argumento que defendesse o Diesel (autonomia, robustez etc).
Sem querer ofender ninguém...mas pra quem já teve Ranger 2.8 PS, acho que a nova geração de picapes diesel virou "carro de Barbie". Conforto e itens de segurança são sempre bem vidos, mas sacrificar a robustez e o custo x benefício é inaceitável.
Acho que não há pra onde correr, o dowsizing + injeção direta é um caminho sem volta. Meu próximo carro com certeza será um Jetta 2.0 TSI + DSG de dupla embreagem (caso não surja um opção mais interessante à época), esse 2.0T deixa o Novo Azera V6 parecendo uma banheira pesada com um 2.0 aspirado, de tão decepcionante que é o seu desempenho para um V6, o antigo tem desempenho significativamente superior, e a Hyundai sempre "supervalorizando" o desempenho pífio dos seus motores atuais...
Eu dei muita risada quando li isso :torcendo:
Um motor a Diesel, mesmo moderno, tem algo que um motor a gasolina ainda não consegue: Torque em baixas rotações.
Quando vc move cargas pesadas isso é muito necessario e é por isso que o motor a gasolina NUNCA irá tomar o lugar de um Diesel.
O proprio Ecoboost 3.7l não é indicado pra trabalho pesado continuo por algum motivo, certo? Comando variavel, turbinas de geometria variavel, coletores variaveis, injeção direta, etc, etc, etc nunca irão fazer um motor a gasolina deixar de ser um motor a gasolina.
Você pode socar a pressão que for num sistema desses, a taxa de compressão dinamica não vai chegar perto da taxa de um motor a diesel, a gasolina não deixa isso acontecer sem detonar antes.
O que limita o poder desses motores hoje é o combustivel. A menos que se faça uma gasolina com trocentas octanas, o diesel vai continuar com seu lugar garantido na prateleira.....
A menos é claro que as montadoras não queiram dessa forma :semideia
Tubo bem....mas para justificar o Diesel tem que ser um trabalho EXTRAMAMENTE pesado, como o trabalho feito por Caminhões e Tratores. Não é a toa que Picape Diesel nos EUA é exceção, a regra é gasolina (com motor forte) e que faz muito trabalho pesado sim, não me refiro ao EXTREMO que citei, feito por caminhões e tratores.
Se vc fizer uma breve pesquisa, perceberá que o torque em baixa rotação, repito, torque em baixa rotação (e não maior torque), não é privilégio só dos motores diesel, mas de qualquer motor a combustão turboalimentado (é só andar em motor diesel aspirado pra ver a lástima que é). 99% do torque do 408 THP é despejado a partir de 1400rpm, no caso do Jetta TSI em 1700rpm e, salvo engano, a BMW 320i 2013 despeja tudo a partir de absurdos 1250rpm (a BMW praticamente fez sumir o turbolag nessa nova geração de motores), já li em algum comentário aqui (acho que do Walter) que o torque da Triton 3.2 Diesel aparece a partir de 2000rpm, então acredito que o seu argumento de "torque em baixas rotações" é vencido.
Vc tem todo o direito de dar gargalhadas, pode até criar um tópico de "humor", mas aqui o ponto central é a discussão da viabilidade ECONÔMICA do Diesel para as Picapes, somente isso, nem de longe se discute se um é melhor que o outro, até pq o Diesel é muito eficiente sim, mas essa eficiência hoje em dia está esbarrando no custo x benefício.
Por fim, em termos de tecnologia, NUNCA diga NUNCA, tudo está sempre em processo de evolução...
Um abraço.
acredito que em breve, com os argumentos ecologicos, e restriçoes de emissao, os motores a gasolina MODERNOS E POTENTES, poderao sim substituir os diesel de baixa cilindrada..
Ai teremos duas opções pras montadoras: ou abaixam o preço dos veiculos movidos a diesel, pois nao há motivos para um mesmo modelo de pickup custra 25000 a mais, só por ser a diesel!!!
ou melhoram os motores a gasosa, pra oferecer mais TORQUE em baixa, e melhores consumo e fazem versoes 4x4 com reduzida pra pickups!!!!
pra quem roda pouco e gosta de veiculo bem novo, acredito que vale a pena a gasosa, MASSSSS o 4x4 com reduzida acaba jogando o pessoal pro lado do diesel, e tem ainda UM BOM percentual que usa a pickup pra trabalhar, carregar coisas, estes precisam de autonomia, força, 4x4 com reduçao, economia no km rodado.... gasosa nao serve pra este grupo (no brasil ok)!!
Muita calma nessa hora hehehe
Não precisa ser um trabalho extremamente pesado não, algo em torno de 70% da capacidade de tração total do veiculo numa viagem de ponta a ponta no país ja justifica :D
Se vc vai andar pesado, andar muito e em estradinhas ruins, não tem porque não ir de Diesel.
Se vc vai fazer com uma pickup o que ela foi criada pra fazer [carregar coisas pesadas], então vc precisa de um motor diesel. É simples assim.
A eficiencia de um motor, ao menos no meu ver, não se mede em R$/km.
Ah ta...realmente, vc deve estar certo. Acho que os trailers imensos puxados pelas monstruosas picapes a gasolina que eu vi cortando os EUA eram de isopor...
Sua simplicidade mostra todo o seu conhecimento sobre o assunto tratato aqui, pra vc é diesel e ponto final com ótimos argumentos técnicos, podemos até fechar o tópico, já foi resolvido.
Não fique nervoso colega forista.
Não adianta discutirmos aqui siglas e numeros, isso não é do entendimento de todas as pessoas, por esse motivo eu simplifico minha escrita. Para que todos que leem o forum entendam.
Não sei quanto vc conhece do mundo de motores e trailers, mas eu acompanho a pouco tempo, cerca de dois anos. Nesse tempo já pude ver muita coisa e vou te mostrar [e pra quem mais quiser ver] que tamanho não influencia no peso do trailer diretamente. Alem disso, o tamanho do motor e a relação do diferencial também influenciam em quanto peso o auto pode carregar. Aí temos outra questão, existes relações que somente são ofertadas em motores a gasolina [gasers] e algumas que somente são ofertadas em motores a diesel.
Um gaser pode fazer o trabalho de um diesel? pode! mas ele vai precisar de um motor com uma cilindrada maior e de uma relação de diferencial e/ou caixa de marchas menor, com isso ele perde em automomia tanto no consumo quanto na movimentação [relação de rpm de motor e rpm de roda/pneu].
Só pra efeito de comparação, uma Ford Super Duty com um gaser 6.2 V8 tem 22.500 libras de GVWR com relação de 4.3 e 19.000 libras com relação de 3.73. Ja com o Power Stroke 6.7l V8 tem 23.500libras com 3.31 de relação [relação não ofertada no gaser] e 33.000 libras com relação de 4.3.
Você pode puxar um fifth wheel de 36 pes com qualquer uma das duas, mas a gaser vai ter uma autonomia menor e vai carregar menos peso.
Desça do pedestal colega, vc não é melhor do que ninguem. Se vc sabe, compartilhe. Chega de ironias em respostas, por favor. :stop:
LEADING THE NORTH AMERICAN DIESEL REVOLUTION | Ford Motor Company Newsroom
" Ford Motor Company sold nearly as many diesel Super Duty’s in 2005 (242,545) as the combined total of diesel trucks sold by the competition (296,682)."
"Ford Motor Company vendeu aproximadamente tantas Super Duty Diesel em 2005 (242.545) quanto o total combinado de pickups diesel da concorrencia (296.682)."
http://media.ford.com/press_files/im...SD_Charts2.jpg
Olhando aí na figura vc ve que foram vendidas 810.199 pickups.
O resto deixo pra vc fazer a conta ;)