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Hybrid View

  • #1



    Citação Postado originalmente por RcSala Ver Post
    Amigos em momento algum eu sai em defesa do diesel ou da gasolina. Notem que eu tenho uma ranger a diesel e gosto de mais dela, esse motor é fantástico e eu de maneira nenhuma trocaria ela em uma sem 4 x 4. Temos aqui na loja também um 1113, um cargo 712 e uma 580H com o indestrutivel perkinho 4.236. Essas ai são BI e agora pegamos um MB 1718 eletrônico, vamos ver se vai me dar menos manutenção que o meu velho e bom 1113.

    O problema é que eu fico intrigado em como um carro pode custar 30 mil reais a mais só por ser a diesel. Sou engenheiro mecânico e entendo bem das tecnologias, não vejo tanta diferença assim entre um moderno CR diesel e um V6 igualmente bem atual, em termos de custo. Acredito que um bom V6 dure sim quase o mesmo que um motoror diesel pois vai trabalhar em uma rotação menor que o 4 cilindros. O que mais desgasta motor é trabalhar com giro muito alto, seja ele a gasolina ou a diesel e isso é fato.

    Quanto ao nosso motor flex é uma gambiarra sim, mas o que ocorre é que assim como os novos motores a diesel euro V eles requerem uma manutenção e um uso mais apurados. Vamos ouvir muita coisa ainda a respeito dos euro V antes da coisa se estabilizar. Se ainda temos muitos problemas com os CR atuais e nossos mexanicos imagina com a nova sopa de letrinhas SCR, EGR, DPF e por ai vai. Alias já vi coisa ruim dos novos motores MAN SCR biturbo que a VW está usando nos seus caminhões.

    [ ]'s na expectativa de dias melhores para o nosso bolso!
    Pois é amigo, já chegou a retificar o 1113? Sobre a comparação de durabilidade, é complicado. A primeira vez que questionei um mecânico sobre a durabilidade de um motor a diesel, se ele duraria 400 mil km, ele me respondeu: "400? Me dá um Uno que eu rodo 400." Os motores a diesel são naturalmente mais fortes por suportar altas taxas de compressão. A questão do giro também influencia, claro, mas depende mais das condições de uso, esforço que o motor é submetido, etc. Não usando o motor em um faixa perigosa (além do que a fábrica previu), está tudo bem. Mas, óbvio, o ideal é que o motor seja usado na sua faixa de torque ideal. E sinceramente, se tem algum mecânico que acha diesel CR complicado, ele deve achar que carro a gasolina é coisa de outro planeta.

    Sobre SCR, EGR e DPF, acho que pouco importa. São apenas sistemas de pós tratamento.

  • #2
    Usuário Avatar de gmilani
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Pois é amigo, já chegou a retificar o 1113? Sobre a comparação de durabilidade, é complicado. A primeira vez que questionei um mecânico sobre a durabilidade de um motor a diesel, se ele duraria 400 mil km, ele me respondeu: "400? Me dá um Uno que eu rodo 400." Os motores a diesel são naturalmente mais fortes por suportar altas taxas de compressão. A questão do giro também influencia, claro, mas depende mais das condições de uso, esforço que o motor é submetido, etc. Não usando o motor em um faixa perigosa (além do que a fábrica previu), está tudo bem. Mas, óbvio, o ideal é que o motor seja usado na sua faixa de torque ideal. E sinceramente, se tem algum mecânico que acha diesel CR complicado, ele deve achar que carro a gasolina é coisa de outro planeta.

    Sobre SCR, EGR e DPF, acho que pouco importa. São apenas sistemas de pós tratamento.
    Jorgao, concordo com vc, ja trabalhei com revenda de autos, e tem muitos veiculos com 200mil km que parecem novos, duram com certeza 300/400 mil sem duvida nehuma!!! mas 99% das garagens voltam o velocimetro, pois o brasileiro acha que carro com mais de 100mil km é furada.... sao enganados na cara dura, e ficam felizes em levar o mesmo carro, mas com km adulterado!!!! Nao levam em cosideracao a manutencao que o veiculo sofreu, nem o estado geral.. gostam do velocimetro e quase mais nada!!!

    Bao, qto aos taxis a diesel, na argentina so da eles tem tudo qto é carro a diesel, e detalhe, muitos sao made in brazil!!! gol, palio, parati, renaut, pegeot etc... andei em um taxi palio com motor turbo diesel intercooler 1,3l..... rapaiz anda muito e segundo o taxista fazia mais de 20km/l NA CIDADE!!!!!
    Meu pai tem uma sprinter com motor 2,5 maxxion (aquele que todo mundo mete o pau).... bao ta com uns 650 mil km e agora abaixa um pouco oleo..... mas continua andando, e carrregado SEMPRE!!! Sim, ja fez BI, ja quebrou o comando de valvulas, e a turbina, MAS O MOTOR ta la.. firme..

    Agora os tar dos SCR, EGR, DPF... estes sim INFERNIZAM a vida da nova safra de pickup's , pode acreditar... ainda é uma tecnologia NOVA, CARA, e imperfeita (pelo menos nas pickups e no brasil) Ump filtro de particulas numa amarok custa R$ 15000.00 é um assalto, pois este é o preço de um motor diesel NGD 3.0 NA CAIXA 0km.
    Eu sei que daqui alguns anos tudo sera melhorado e seuperado, a engenharia esta ai pra isso, mas tenho medo da nova safra de pickups... penso em comprar uma 0km, mas toda vez a voz da RAZAO, manda eu me segurar mais um pouco com a ranger 3.0 2010, que vai bem aos seus 115 mil km, talves fique com ela sem medo ate seus 300 mil km...
    Outra coisa que da muito problema em carro, é o dono andar POUCO, deixar combustivel velho no tanque, sabe aquelas pessoas que enchem o tanque ate a boca, e demoram 3 meses pra andar 800km??? o combustivel se deteriora e detona tudo qto é parte de injeçao.. era comum de se ver na garagem!!! carro que anda todo dia bastante DURA MAIS KM....
    abraço
    Frontier 4x4 Mec 13/14 190cv!!!eba
    Ranger 2010 CD 4x4 NGD 3.0, EX troller 2007
    Ex Ranger 2.8 4x4, ex Ranger 2.5 CE 4x4


  • #3
    Usuário Avatar de Costalonga
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    Citação Postado originalmente por gmilani Ver Post
    Outra coisa que da muito problema em carro, é o dono andar POUCO, deixar combustivel velho no tanque, sabe aquelas pessoas que enchem o tanque ate a boca, e demoram 3 meses pra andar 800km??? o combustivel se deteriora e detona tudo qto é parte de injeçao.. era comum de se ver na garagem!!! carro que anda todo dia bastante DURA MAIS KM....
    abraço
    Eu tenho um Fox 1.6.
    Só abasteço de R$20.00 em R$20.00.

    Pelo menos o combustível tá sempre novo.
    Eu sei que é vergonha chegar com um carro 1.6 e abastecer somente R$20.00, mas pelo menos meu carro tá sempre certinho, e faz mais de 12km/l fácil dentro da cidade.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Eu tenho um Fox 1.6.
    Só abasteço de R$20.00 em R$20.00.

    Pelo menos o combustível tá sempre novo.
    Eu sei que é vergonha chegar com um carro 1.6 e abastecer somente R$20.00, mas pelo menos meu carro tá sempre certinho, e faz mais de 12km/l fácil dentro da cidade.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    Vergonha é bater na mãe e torcer pro palmeiras (kkkkk)... Botar 20ão num carro que se usa pouco é um costume bao..
    F-1000 94 3.9 CE S. Série - Mud KM2 - cab lights
    Ex-Triton 11/12 HPE 3.2 MT (230cv) s/ EGR
    Caminhonete em asfalto é que nem submarino conversível

  • #5
    Usuário Avatar de lfschmitz
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    Minha humilde opinião:

    O maior problema dos carros diesel "modernos" é que viraram moda e estão sendo comprados pelo brasileiro médio.

    Antes, motores diesel eram barulhentos e pouco potentes; portanto, escolhidos quase sempre por quem os utilizava para trabalho - o dito "motorista profissional". Esse tal indivíduo é zeloso com a manutenção e sabe que toda máquina de trabalho, um veículo a diesel tem sua vida útil diretamente ligada à rotina de manutenção.

    Então temos agora o brasileiro médio, habituado a motores AP ou semelhantes, sendo o responsável pela durabilidade de motores de concepção pouco tolerante a relaxamentos. Antes, guiavam motores que eram pouco exigentes em termos de manutenção e projetados para trabalhar em mais altas rotações - em compensação, eram relativamente beberrões e pouco potentes (ou alguém aqui acha um Santana 2.0 ágil e econômico?). O Brasil sempre foi um país onde se vendiam motores de ciclo Otto com baixa potência específica, preparados para condições de pouco acesso à manutenção e à gasolina decente (motor de jipe mesmo... e vejam o sucesso que o motor VW "a ar" fez na Kombi até há pouco tempo!).

    Leio dezenas de tópicos em que os caras se vangloriam de rodarem a 180-190km/h com picapes e SUV diesel, por horas a fio. E leio dezenas de tópicos reclamando que o motor durou menos de 200mil km.
    Aparentemente, o tal do "brasileiro médio" acha que guiar a 4000rpm constante num motor de ciclo Diesel é bacana. Olha pro conta-giros e, acostumado a ver 4500-5000rpm nos carros a gasolina, acham que está "tranqüilo, porque motor diesel é mais forte".

    Estou procurando uma picape 4x4 pra mim há meses, e notei mais uma coisa: o brasileiro médio, além de usar os motores diesel em regimes de rotação acima do recomendado, é um tremendo de um porcalhão em termos de manutenção.

    Cansei de ver carros que são mais enfeitados que penteadeira de puta (banco de couro personalizado esportivo, sonzeira, kit multimídia, roda esportiva...), mas o óleo está vencido há 3, 4 ou 5mil km. E o adesivo está lá no pára-brisa - devem achar que é enfeite ou propaganda da mecânica/posto. Imaginem, então, qual o cuidado que o cristão tem com os filtros!

    Então, na minha opinião, a maioria dos carros com motor de ciclo Diesel vendidos hoje no Brasil tem sua vida útil severamente encurtada por conta de um defeito naquela peça que está atrás do volante.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Minha humilde opinião:

    O maior problema dos carros diesel "modernos" é que viraram moda e estão sendo comprados pelo brasileiro médio.

    Antes, motores diesel eram barulhentos e pouco potentes; portanto, escolhidos quase sempre por quem os utilizava para trabalho - o dito "motorista profissional". Esse tal indivíduo é zeloso com a manutenção e sabe que toda máquina de trabalho, um veículo a diesel tem sua vida útil diretamente ligada à rotina de manutenção.

    Então temos agora o brasileiro médio, habituado a motores AP ou semelhantes, sendo o responsável pela durabilidade de motores de concepção pouco tolerante a relaxamentos. Antes, guiavam motores que eram pouco exigentes em termos de manutenção e projetados para trabalhar em mais altas rotações - em compensação, eram relativamente beberrões e pouco potentes (ou alguém aqui acha um Santana 2.0 ágil e econômico?). O Brasil sempre foi um país onde se vendiam motores de ciclo Otto com baixa potência específica, preparados para condições de pouco acesso à manutenção e à gasolina decente (motor de jipe mesmo... e vejam o sucesso que o motor VW "a ar" fez na Kombi até há pouco tempo!).

    Leio dezenas de tópicos em que os caras se vangloriam de rodarem a 180-190km/h com picapes e SUV diesel, por horas a fio. E leio dezenas de tópicos reclamando que o motor durou menos de 200mil km.
    Aparentemente, o tal do "brasileiro médio" acha que guiar a 4000rpm constante num motor de ciclo Diesel é bacana. Olha pro conta-giros e, acostumado a ver 4500-5000rpm nos carros a gasolina, acham que está "tranqüilo, porque motor diesel é mais forte".

    Estou procurando uma picape 4x4 pra mim há meses, e notei mais uma coisa: o brasileiro médio, além de usar os motores diesel em regimes de rotação acima do recomendado, é um tremendo de um porcalhão em termos de manutenção.

    Cansei de ver carros que são mais enfeitados que penteadeira de puta (banco de couro personalizado esportivo, sonzeira, kit multimídia, roda esportiva...), mas o óleo está vencido há 3, 4 ou 5mil km. E o adesivo está lá no pára-brisa - devem achar que é enfeite ou propaganda da mecânica/posto. Imaginem, então, qual o cuidado que o cristão tem com os filtros!

    Então, na minha opinião, a maioria dos carros com motor de ciclo Diesel vendidos hoje no Brasil tem sua vida útil severamente encurtada por conta de um defeito naquela peça que está atrás do volante.

    E' uma verdade... é coerente o que diz.
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
    Ex - Hilux STD 2.5 ----- Ex - Ranger CD XLS 2.3 ----- Ex - Ranger CE XLT 2.8
    Ex - Ranger XL V6

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