6º trilão do alto paraíbuna
Companheiros, bom dia.
Sábado, dia 17, e domingo dia 18, teremos nosso VI Trilhão do Alto do Paraibuna.
A exemplo dos anos anteriores o tempo está nos ajudando, mandando alguma chuva, como previsto.
Portanto preparem-se porque este ano de 2011 se o volume de chuvas continuar crescendo até o dia, então teremos na mesma proporção uma trilha bem molhada.
Para evitarmos chegar no local do acampamento a noite estamos agendando a concentração no Posto 747 - Pachecão, na BR 040, pouco antes da entrada de Santos Dumont, às 7 horas da manhã, para vistoria dos jeeps e saída a partir das 7:30 horas.
Para isso precisamos da colaboração de todos para que não atrasem. Tanto o pessoal de Juiz de Fora como o de Santos Dumont e de outras cidades.
A vistoria será realizada em todos os jeeps que pretendem participar do trilhão.
Serão verificados ítens de uso em barro:
Pneus lameiros em bom estado
Pontos de ancoragem, na frente e atrás
Cinta
Ferramentas como enxadão, chibanca, enxada.
Estes são ítens obrigatórios, que sem os mesmos o jeep será colocado no último grupo para largada, ou seja, o grupo dos que não estão preparados para o trilhão.
SEREMOS RIGOROSOS NA VISTORIA E NO POSICIONAMENTOS DOS JEEPS, de acordo com os equipamentos.
FAVOR SE NÃO POSSUIR OS ÍTENS LISTADOS, NÃO PARTICIPE!!!! VÁ DE CARONA COM QUEM ESTIVER EQUIPADO!!!!
Os aprovados pela vistoria formarão grupos de 5 ou 6 jeeps e largarão com uma diferença de 20 minutos.
Desta forma estamos tentando evitar que todo o grupo fique parado até a noite, em atoleiros.
Quem não chegar deverá encontrar o comboio no caminho. Saindo do posto 747, em Santos Dumont, seguiremos por dentro da cidade em direção a Cabangu, passando pela Cia. Brasileira Carbureto de Cálcio (nova), após a qual, mais ou menos 15 km, sairemos à esquerda do asfalto. A partir daí somente perguntando. (Informação para quem atrasar).
Nos acompanharão grupos de Santos Dumont, São João del Rey, Barbacena e outros.
Não iremos contratar pessoal para a filmagem , então sugerimos àqueles que tiverem filmadoras e que puderem levá-las para fazer filmagens de grupos diferentes, angulos diferentes, será interessante para editarmos e assim termos um DVD mais completo.
Desnecessário mas importante lembrar ítens imprescindíveis:
1) Pneus: o fato de relatarmos aqui a necessidade de pneus indicados para barro, em bom estado, não é brincadeira. Em anos anteriores pudemos observar companheiros que estavam "descalçados" e que insistiram na participação e que assim não conseguiram passar nos obstáculos naturais. Tiveram que ser puxados nas menores dificuldades. PORTANTO PNEU É IMPRESCINDÍVEL. Quem não tiver pneu em bom estado, para lama, não irá largar com o grupo.
2) Equipamentos complementares para o jeep: enxadão, picareta, chibanca, tudo isso ajuda na hora do aperto. Portanto coloque um no seu jeep.
Cinta e ponto de ancoragem, na frente a atrás do jeep, "acessíveis" sempre andam juntos. Estes não podem faltar. São ítens obrigatórios e que serão cobrados na vistoria.
Patesca, outra cinta, também ajudam.
Guincho: este, se voce tiver no jeep, vai usar muito. Ajuda você em primeiro lugar e depois a seus companheiros.
Um grupo está programando ir em sentido contrário ao da trilha, chegando por cima, evitando o famoso atoleiro antes da goiabeira.
Desconhecemos quem irá neste grupo e a que horas sairá. Portanto informações a respeito deverão ser obtidas na reunião da próxima quarta feira.
3) Equipamentos complementares para o acampamento: Lanterna (com pilhas - tem cabeçudo que levou sem pilhas), fósforo, fogareiro, lampião, barraca, colchonete ou sleep, plástico para forrar o chão (umidade+água), prato, copo, talheres, roupa seca, calçado seco, toalha, material de higiene pessoal, e alguns medicamentos (repelente, filtro solar, neosaldina, magnésia bisurada, omeprazol, novalgina, colírio, fenergan para picadas de inseto, e obviamente aqueles de uso pessoal e contínuo como para pressão, alergias, diabetes, etc).
4) Alimentos: levar caixa térmica com água, bebidas a gosto, lanches para a trilha (sanduíches, biscoitos, salaminho, queijo, azeitona, etc), lanche para o café da manhã.
Para a noite, se chegarmos, estamos combinando fazer um churrasco no disco de arado. Portanto leve sua carne. Para caso o grupo se dispersar, ficando pessoal distante do pessoal do churrasco, sugerimos que levem também meios de aquecer ou fazer a carne.
Fique a vontade aquele que quiser levar algum tipo de comida diferente para agraciar os companheiros.
5) Lembramos que a disposição de cada um é muito importante. Encontraremos dificuldades pelo caminho, onde poderemos ficar parados por horas para ultrapassar somente um obstáculo.
Paciência, cooperação, respeito, alegria são ingredientes fundamentais. Afinal este evento já é um marco para o nosso Jeep Club Juiz de Fora.
Aqueles que estiverem mais no final do comboio poderão ajudar os da frente ao invés de ficarem lá atrás tomando uma cervejinha, comendo um salaminho, e bagunçando com os da frente na hora que cai no barro ou atola.
Desta forma os da frente também ajudarão com certeza os detrás.