Assuntos antigos,soluções novas...
Sempre me incomodei com a perda de óleo lubrificante que o meu motor indenor tinha.
Pesquisei muito ,busquei fotos ,manuais ,experiências ,e nunca achei algum artigo que fosse parecido com meu problema.
Possui motores MWM,OM321,OM352,e nunca havia algo semelhante.
O oleo era jogado fora juntamente com o ar através da tampa de acesso às vávulas ,meu motor vivia sujo de óleo,pingava no chão...
minha primeira solução foi colocar uma braçadeira apertando o mangote da admissão,resolvi o problema de sujar o motor .
Mas ai começou a descer oleo através do filtro (Corpo).
Ainda não satisfeito,me lembrei que em algum motor que tive acho que os GM da C10.
Há uma chapa presa na parte superior da tampa de valvulas e o ar que sai ,ainda passa por filtro de tela,fazendo-o gotejar de volta para o motor.
Decidido a implementar essas mudanças,logo percebi que não seria bem assim,pois a tampa dos balancins é separada a cada duas valvulas,tive que fazer uma pequena envolvendo internamente somente onde está a saida do suspiro,e ainda colocando uma tela(retirada de um suspiro de bomba de óleo de Delrey),isso colocado dentro do copinho plástico de saída do suspiro.
Resolveu meu problema de perda de óleo.
Perguntei....agora respondo.
Este sistema não funciona,pelo menos o diferencial da minha camionete.
Levantei uma roda traseira ,com as rodas da frente calçadas,verifiquei que só dá um tranquinho,e só!
Este negócio de tração positiva não é tão assim...assim.
Me lembro de um 6 X 6 do Exército atolado em todos os eixos da direita,eu era motorista de um C60 6 X 6.
Já pulei valeta de 1 metro no brejo,o tempinho que não volta mais
A tração é minima,não sei se as C10/D10 são assim tb,mas este sistema te deixa no barro com certeza.
Esta semana vou enfrentar estrada de lama,já estou pensando numa corrente.
Olá João,faz tempo que não nos encontramos aqui!
Obrigado pelos conselhos..
Vou com uma carga de mudas de bananas, e uns pneus de caminhão,devem somar uns 200 a 300 kilos,vai ficar firme.
Qto a corrente,ontem comprei 6 metros de corrente e passei umas horas cortando e montando,hoje vou comprar mais 6 metros.
Está ficando bacana. vai me custar uns 80,00.
Na internet não achei por menos de 300,00.
Comprei uma munheca de engate rapido e um pino-bola para reboque,isso pra montar meu cambão.
No mais é enacarar sem medo.
Vc tem noticia do Paulo Brandão,aquele que tinha uma viatura parecida com a sua,ai do Rio vermelho?
Obrigado , tenham um ótimo dia!!!