Bem, confesso que o que o Gil escreveu aí em cima me causou certa estranheza.
Então, resolvi pesquisar e, em resposta a um e-mail enviado por mim ao distribuidor TanClick, recebi a pronta resposta que transcrevo abaixo:
"Boa tarde,
Agradecemos a consulta e vamos tentar responder suas dúvidas.
Realmente os veículos mais antigos até o final dos anos 80 dependendo da montadora o tanque era vedado e a ventilação é feita pelo furo na borracha de vedação ou a falta de um anel em volta do miolo o que define que esta pode ser vedada ou ventilada. A partir dos anos 90 começou a surgir as tampas valvuladas para atenderem as leis vigentes onde não é permitido solta vapores de combustível na atmosfera.
Quanto ao vazamento pelo miolo da tampa isto acontece na tampa ventilada e é mais visível nos veículos que possuem o bocal mais baixo em relação ao tanque de combustível como por exemplo o Corcel II tem o bocal da tampa praticamente no mesmo nível do tanque e caso fosse usado uma tampa ventilada Iria vazar muito combustível e já comparando com o Chevette que tem o bocal bem alto isto não aconteceria. Portanto uma tampa ventilada pode vazar muito ou pouco combustível conforme condições acima. No caso de dúvidas, em nosso catálogo eletrônico site www.tanclick.com.br indicamos em cada modelo de tampa se esta é ventilada, vedada ou valvulada para o usuário saber a aplicação correta e não causar danos ao veículo. Quanto ao Fiat 147 a Click fornecia a tampa original até este sair de linha e a mesma e “vedada” porque o respiro fica no tanque, mas se o usuária alterar e fechar este respiro é obrigatório usar uma tampa ventilada ou o tanque murcha quando a bomba sugar o combustível para o carburador.
Informações adicionais:
>Tampa vedada: Não tem respiro e o tanque tem uma entrada/saída de ar.
>Tampa ventilada: Existe respiro na tampa sendo o tanque sem respiro.
> Tampa valvulada: Existem duas válvulas uma de pressão positiva e outra de pressão negativa e são mais usadas nos veículos com filtro de carvão ativado (Canister) ou nos veículos movidos a Diesel.
>Fiat 147 usa o modelo E-4005 (vedada)
Jeronimo Morais
Ger. Mercado Técnico.
www.clickautomotiva.com.br
www.tanclick.com.br
0800.7709.399"
Em primeiro lugar, o meu agradecimento à pronta e esclarecedora resposta daquela empresa, através do Sr. Jeronimo Morais. O que demonstra.além da qualidade de seus produtos, o empenho no bom atendimento de seus clientes. :palmas:
Vale também uma visita ao site do fabricante (http://www.clickautomotiva.com.br/). Ali, além das informações intitucionais, proporciona algumas facilidades de interesse geral no link "extras" (http://www.clickautomotiva.com.br/extras.htm).
Gil, atente para as informações grifadas em vermelho (grifos meus).
Se a sua "vaza pelo buraco"... :shock: :twisted:
Talvez a tampa do Fiat 147 não seja a mais indicada para o NIVA.
Abraços