Powered by vBulletin

Ignição Eletrônica no Nivão !!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/11/2007, 17:38
    Soldier
    Citação:

Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Pois é, Soldier, como não apareceu nenhum dono de motor original interessado no que saiu no post 47 o jeito foi passar o tempo de outra forma.
    O curioso é que todo mundo reclama de alto consumo e baixa eficiência, e quando aparece alguma coisa que pode melhorar, baubau interesse. E como não foi a primeira vez, desisto de fazer isso aqui pelo fórum. :parede:

Sds,
    Sukys

Sukys,:pensativo: meu motor é original (todo original aliás) e estou em São Paulo. Me interesso muito em colocar o Nivazul como "cobaia" dessa experiência se não houverem efeitos colaterais, principalmente financeiros... :lol: !! Podemos conversar. Vou te mandar uma MP com meu tel, belezz :concordo: !!

Abraço!!
  • 05/11/2007, 20:08
    Sukys
    Rones,

O que estou querendo fazer é uma simples avaliação, e não teste. O circuito já foi devidamente testado, e pra isso tive a pachorra de tirar a ignição mapeada que já estava no SuperMini e adaptar o circuito na ignição original só pra teste, e fiz no SuperMini porque é o meu carro de uso diário. Do mês de Agosto pra cá já testei tudo o que deveria ser testado, e o circuito está lá até hoje, funcionando sem problema algum.
    Neste feriado terminei a versão pra sensor indutivo, tasquei um no X12 e a melhora foi sentida no ato, e este vai ficar em definitivo já que a melhora foi significativa.
    Também já avaliei em um GM 6 cil. e o resultado foi igualmente animador, mas como o distribuidor não era original preferi não levar em conta esta avaliação.

Com escrevi anteriormente, no caso de motor convertido pra álcool, ou com maior taxa de compressão, ou com alteração de cilindrada, ou com alteração de comando, ou com uso de GNV, já existe a certeza de que existirão ganhos, e só gostaria de saber se com o motor absolutamente original haverá melhora significativa, como foi no caso do X12, que tem motor de concepção antiga igual ao Niva. Tenho fortes suspeitas de que sim, mas pra ter certeza só avaliando, e como é coisa que não demora mais do que alguns minutos não faz sentido fazer isso fora de Sampa.

Soldier,

O unico efeito colateral que poderá existir nesta avaliação é o corte e emenda de um fio, e caso o módulo de ignição que esteja instalado no carro seja o modelo de 6 pinos posso fazer conectores de adaptação e nem o corte de fio será necessário. Fora isso, é só fazer um procedimento de ajuste no meu módulo, e com o próprio dono do carro dando uma ou duas voltas no quarteirão já será possível quantificar o ganho em eficiência do motor, e se o dono gostar do resultado já deixo um circuito de brinde.

Mais uma vez, a avaliação em questão é pra motor com distribuidor original que tenha sensor Hall.
    Distribuidor com platinado não tem como, pelo menos para esta avaliação.

Para os demais casos (motor convertido pra álcool, ou com maior taxa de compressão, ou com alteração de cilindrada, ou com alteração de comando, ou com uso de GNV) e que também tenham distribuidor original e com Hall, o ganho é garantido, e como sempre faço tudo com a maior transparência e como meu ganha-pão não está na venda desses equipamentos (e isso já deixei bem claro até neste tópico), se alguém de Sampa tiver interesse pela compra mas antes quiser comprovar as vantagens é só uma questão de combinar.

Sds,
    Sukys
  • 05/11/2007, 20:40
    Rodorfo (Niva Caveirão)
    Sukys, me desculpe pela leiguice, mas como faço pra saber se meu distribuidor tem o sensor Hall??

Não entendo bulhufas de elétrica/eletrônica...

O meu niva está com GNV, e com ignição... motor original...

Grato pela atenção,

Rodolfo,
  • 05/11/2007, 20:50
    Sukys
    Isso é muito simples, Rodolfo, e nem é necessário retirar a tampa do distribuidor pra ver.
    Se houver apenas um fio saindo do distribuidor, o que tem lá dentro é platinado.
    Se houverem três fios, é sensor Hall.

Sds,
    Sukys
  • 05/11/2007, 22:21
    Jossano
    Sukys

Se vc for de sampa e for fazer essa avaliação, me chama que queroestar junto... vai ser um prazer e ver a coisa funcionando e depois a cerva.

abracao
  • 05/11/2007, 23:04
    Sukys
    Jossano,

Estou em Sampa, e a avaliação pode ser feita na presença de quem quiser, é só uma questão de combinar. De dia pra mim é complicado, mas à noite (Paca ou Ibira, por exemplo) ou de fim de semana, pra mim não tem hora.

Teve um comentário que o Soldier fez neste tópico que me deixou em dúvida sobre o distribuidor do Niva dele. Já mandei MP e vou aguardar confirmação, daí a gente vê o que dá pra fazer.

Sds,
    Sukys
  • 05/11/2007, 23:19
    Sukys
    Citação:

1. Soldier has chosen not to receive private messages or may not be allowed to receive private messages. Therefore you may not send your message to him/her.
    Eita, em MP pro Soldier vem isso como resposta. O jeito é saber por aqui mesmo se o dito distribuidor é com hall ou não.

.
  • 06/11/2007, 09:39
    Soldier
    Sukys, qdo eu tento enviar uma MP tb aparece essa msg... acho que tem alguma configuração errada, sei lá... enfim, em relação ao meu distribuidor, acho que é platinado... mas vou confirmar e posto aqui, blz!!
  • 06/11/2007, 11:06
    Otávio Luiz
    Citação:

Para os demais casos (motor convertido pra álcool, ou com maior taxa de compressão, ou com alteração de cilindrada, ou com alteração de comando, ou com uso de GNV) e que também tenham distribuidor original e com Hall, o ganho é garantido, e como sempre faço tudo com a maior transparência e como meu ganha-pão não está na venda desses equipamentos (e isso já deixei bem claro até neste tópico)...

Sukys,
    Estive vendo no seu site mas não consegui identificar qual é o equipamento.
    Tenho interesse, depende do preço é claro...:lol:
    E aquele avanço de ponto, serve pra álcool/GNV? Meu motor tem tudo isso ai em cima, álcool/GNV, taxado, 1.8 e comando Aerocar.
    Desculpe as perguntas, mas sou leigo em mecânica, muito mais em elétrica automotiva.
    Se preferir (ou se já tiver) indica um tópico de venda dos produtos pra tirar as dúvidas; ou falamos por aqui mesmo, pois tem tudo a ver com ignição...
  • 06/11/2007, 13:40
    Rodorfo (Niva Caveirão)
    Citação:

Isso é muito simples, Rodolfo, e nem é necessário retirar a tampa do distribuidor pra ver.
    Se houver apenas um fio saindo do distribuidor, o que tem lá dentro é platinado.
    Se houverem três fios, é sensor Hall.

Sds,
    Sukys

Sukys, valeu pela informação, realmente, saem três fios da parte de baixo do distribuidor, que ainda é o original.

Então, eu sei que vc está procurando um Niva, de prefêrencia na gasolina, pra vc analisar, e como o meu está no GNV acho que não te interessa, mas se por acaso tiver interesse em fazer a instalação no meu, vc vê um valor e ae a gente conversa, vou te mandar um e-mail no mailto_ste@yahoo.com.br, pode ser?

A gente se fala.

Abraços,
  • 06/11/2007, 19:32
    Sukys
    Soldier,

Fico no aguardo da sua confimação.

Otávio, Rodolfo e demais,

No meu site ainda não consta porque o produto é novo, e a idéia surgiu de tanto escutar o pessoal, aqui do fórum, reclamar da dificuldade de atualizar o sistema de ignição e/ou fazer adaptações de forma inadequada, tanto que até criei tópico sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29560

Fazendo um resumo do que existe lá no tópico, minha idéia original tinha dois objetivos: atualizar a curva de ignição e permitir que os sistemas convencionais fizessem uso de bobina plástica. Porém, com o aprofundar dos testes, cheguei à conclusão de que o uso de bobina plástica não justificaria o empenho, mas mesmo assim continuei no desenvolvimento porque a atualização da curva de ignição é algo altamente desejável em motores antigos, cuja curva de ignição foi determinada em função de um combustível com propriedades bem distintas do que se tem hoje em dia.
    Qualquer um que faça pesquisa pela web encontrará, com muita facilidade, vasta informação sobre a necessidade de atualização da curva de ignição em motores antigos, principalmente em sites americanos de clubes ou entusiatas de uma determinada marca de carro, e se existe esta importância por lá, o que dizer daqui, onde 25% de álcool na gasolina requer uma alteração substancial da curva de ignição, caso contrário é consumo demais e eficiência de menos.
    Atualizar a curva pelo método convencional é um processo caro e trabalhoso, tanto que por lá existem até empresas especializadas no assunto:
    http://www.vintagewerks.com/html/bod..._services.html
    http://www.advanceddistributors.com/
    Por aqui, nem existe o conhecimento desta necessidade, e mesmo que alguém conheça e queira fazer a atualização terá grandes dificuldades de encontrar quem faça, e se encontar será por custo proibitivo, porque coisa do tipo só existe em oficinas altamente especializadas em preparação de motor, e mesmo assim a alteração será por meios mecânicos, da forma clássica, e não por meios eletrônicos, que permite uma liberdade de alteração infinitamente superior.
    Pra área de competição já tenho produto bem sofisticado e que atende qualquer necessidade (SGI-D), com ótima relação custo/benefício mas que requer experiência para seu uso, e depois de muito "queimar a pestana" cheguei ao CCI (Corretor de Curva de Ignição) onde com um único ajuste é possível determinar a curva mais apropriada para o motor, ficando à cargo do programa toda a complexidade de gerar a atualização da curva.

Parte dessa conversa também já existe no tópico sobre injeção de combustível em motor GM, onde comentei que do primeiro lote de CCI para sensor Hall ainda restam 8, com o custo de 140 reais cada, que não é o valor definitivo porque não estou levando em conta uma série de despesas.
    A instalação e ajuste do CCI é extremamente simples, mas para mandar pra fora de Sampa o ideal é que seja acompanhado de manual, coisa que já estou providenciando e assim que estiver pronto aviso por aqui. Pra quem é de Sampa nem existe esta necessidade, porque alguns minutos de conversa frente ao carro já são o suficiente.

O resumo da história é essa. Nos motores que sofreram alteração de taxa, comando, cilindrada ou que passaram a funcionar com álcool puro ou GNV, já é público e notório a necessidade de alteração da curva de ignição, só que por aqui quase ninguém sabe que esta necessidade também existe em motores originais de concepção relativamente antiga ou em motores importados que sequer levavam em conta a mistura de álcool em nossa gasolina, ou se levavam não era em relação à atual mistura de 25%.
    Como o Niva é carro importado e possui motor de concepção antiga, nada mais óbvio do que fazer uso desta marca para avaliar as vantagens da atualização da curva EM MOTOR ORIGINAL, já que em motores modificados nem existe esta necessidade de avaliação, é só alterar a curva e aproveitar as vantagens.

Muita gente queria melhorar o desempenho do motor, e pra isso encontrei solução prática e de baixo custo, que permite transformar em trabalho útil o que hoje em dia passa batido pro cano de escape.
    Que existirão vantagens em motor original não me resta dúvida, só que para quantificar e qualificar estas vantagens só com avaliação prática, daí a necessidade de um motor original.
    O que estava ao meu alcance já foi feito, daqui pra frente só depende dos principais interessados.

Sds,
    Sukys
  • 06/11/2007, 22:07
    Rones Jr
    eu quero um trem deste. Põe meu nome na lista.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:43.