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Convex Datacenter
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  • #1

    Upgrade na ignição




    Pessoal,

    Recebi diversas consultas por email sobre a necessidade de upgrade no sistema de ignição, inclusive de usuários de GNV, e pensando em algo que agrade gregos e troianos e que ao mesmo tempo tenha ótima relação custo/benefício pensei no seguinte: variador de ponto com controle de duty cicle pra uso com bobina plástica.
    Como circuito do tipo tem que ser, obrigatoriamente, microprocessado, o custo de circuito pra controle de bobina plástica não ficaria muito diferente do custo de algo mais sofisticado, daí a idéia de agregar função pra atender o maior número possível de situações, já que um produto de uso mais abrangente também permite diminuir o custo final.

    Bobina plástica já tem quem use em ignições convencionais, as famigeradas bobinas do Gol Mi, só que nesta situação as ditas esquentam um absurdo e não geram a faísca que deveriam gerar, e com controle sobre o duty cicle (tempo de carga da bobina) deixariam de existir quaisquer restrições, com aumento da eficiência, durabilidade e confiabilidade do sistema.
    Com uso de bobina plástica o resultado não se compara ao uso de ignição CDI, mas em compensação é um salto significativo em relação aos sistemas convencionais, que usam bobinas asfalticas.
    A idéia é projetar um circuito que também leve em conta a "turma do platinado", que muitas vezes não tem a viabilidade de adaptar um distribuidor com sensor Hall, ficando sem alternativas de melhora. Evidente que o platinado vai continuar no seu lugar, mas sem desgastes nos contatos, com consequente melhora no funcionamento do motor e aumento absurdo no período de manutenção, sem contar que a turma do GNV passaria a ter opção pra variador com platinado.
    Variador de ponto, à princípio, é coisa pra motor à GNV, mas qualquer motor fabricado pra beber gasolina pura e não mistura com álcool, ou que tenha sido convertido pra álcool, ou que tenha taxa ou mesmo comando de válvula alterado, funcionará melhor com curva de ignição adequada. Pra esses casos, geralmente se adianta o ponto estático via corpo do distribuidor, mas isso não altera a curva, apenas soma alguns graus, de forma fixa, ao avanço centrífugo. Com variador de ponto que tenha progressão no avanço (que é o ideal) pode-se manter o ponto fixo inalterado e reajustar eletronicamente a curva como um todo, melhorando a eficiência do motor em todos os regimes de giro. Quem quiser (ou precisar) faz uso, quem não quiser (ou não precisar) simplesmente mantém o ajuste em zero e fica com a vantagem no uso da bobina plástica.

    Pra manter o custo o mais baixo possível, ajuste por potenciômetro, controle e diagnóstico por led, e controle de corrente da bobina através do módulo original. No caso de platinado seria necessário o uso de módulo, porém sai bem mais barato comprar apenas o módulo de "prateleira", até de ferro-velho, do que desenvolver algo específico.
    Acredito que coisa do tipo seja possível com preço em torno de 200 reais, e para a idéia se materializar depende apenas da quantidade de interessados.

    Sds,
    Sukys

  • #2
    Cliente numero um se apresentando !
    Motor BF 3.0 Ford com platinado
    Loco por uma melhora no sistema de ignição

    E ve se desenvolve logo esse troço ai antes que a minha grana acabe

  • #3
    Usuário Avatar de Cursino
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    Muito Interessante isso. Se o troço for sair mesmo, junto até o troco do pão pra comprar um. Se precisar de um carro cobaia, mesmo q seja 4x2 estou aqui.
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Melhoraria algo num 6cc gam álcool?

    Tamos aí pensando numa melhora!!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Kim,

    Qualquer motor que faça uso de carburador terá melhoras com ignição atualizada, ainda mais com a possibilidade de ajustar a curva de ignição pra gasolina atual (25% de álcool), e mais ainda em caso de conversão (álcool puro), isso sem falar em GNV.

    Virou-mexeu não aparece tópico com gente enroscada com ignição? O que estou propondo é uma solução que não existe por aí, que é a possibilidade de usar bobina plástica sem riscos, só com vantagens, e de quebra a possibilidade de ter uma curva de ignição ajustável pro combustível que tem tanque.

    Sds,
    Sukys

  • #6

    Thumbs up

    Sukys, tenho tido a oportunidade de acompanhar alguns tópicos em que vc explicou de maneira muito clara as vantagens e problemas possiveis de acontecer numa modificação do sistema de ignição original
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...obina+plastica

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...E3o+eletronica

    Tõ aguardando esse seu produto ai ! tava até tentando me programar pra comprar um daqueles modulos CDI, mas sempre achei demais para o meu uso !

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Então tá, onde é a fila da senha?

    Aguardando o produto!!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    dúvida

    Sukys, esse sistema traria alguma melhora na ignição do meu falcon 3.6 á alcool que já possui ignição eletrônica, em caso afirmativo, onde pego a senha?
    abraço querendo improvements always
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #9
    Alexandre,

    Capacidade energética é uma das vantagens da ignição tipo CDI, e não fosse pelo custo este tipo de ignição seria muito mais utilizado, inclusive pelas montadoras. Moto, por exemplo, há muito tempo que só existe com CDI, onde a alta tensão pra descarga é obtida diretamente do gerador, e no caso das motos a ignição nem é mais parruda, o problema vem da alta rotação do motor.

    Tuna,

    Como descrevi anteriormente, qualquer alteração na composição do combustível ou na capacidade de aspiração do motor requer alteração da curva de ignição, e em muitos casos até na capacidade energética da faísca, e queiramos ou não, todo motor "à lá carburador" se transformou em flex, com a mistura de álcool à gasolina na base do decreto, e se antes a ignição mal dava pro gasto, hoje mal dá pro cheiro.
    Por isso que tem muita gente feliz da vida com qualquer melhora na qualidade da ignição, onde os resultados seriam melhores ainda com a possibilidade de atualização da curva de ignição e o uso de bobinas plásticas sem os riscos de queima.

    Sei da importância que existe em enaltecer vantagens de produto, mas por uma questão de principios sou muito crítico e conservador quando o assunto envolve colocações técnicas, ainda mais sobre algo que pode atender uma imensa gama de motores, cada qual com suas particularidades.
    Como não dá pra colocar todos os gatos no mesmo saco, por enquanto só posso qualificar vantagens genéricas. Quantificar, dizer com certeza que trará X de melhora, sómente após avaliação prática, e mesmo assim levando em conta um motor em específico, caso contrário isso vira história de chip milagroso que aumenta potência mais do que viagra.
    Só abri o tópico pra expor minha idéia, e como estou com algum tempo vago e por entender que trará vantagens no uso vou trabalhar na idéia. Já tenho uma ignição mapeada pra uso em motores de competição devidamente testada, boa parte da programação poderá ser aproveitada, e quando tudo estiver estiver pronto divulgo aqui no fórum.

    Sds,
    Sukys

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Tuna,
    Como descrevi anteriormente, qualquer alteração na composição do combustível ou na capacidade de aspiração do motor requer alteração da curva de ignição, e em muitos casos até na capacidade energética da faísca, e queiramos ou não, todo motor "à lá carburador" se transformou em flex, com a mistura de álcool à gasolina na base do decreto, e se antes a ignição mal dava pro gasto, hoje mal dá pro cheiro.
    Por isso que tem muita gente feliz da vida com qualquer melhora na qualidade da ignição, onde os resultados seriam melhores ainda com a possibilidade de atualização da curva de ignição e o uso de bobinas plásticas sem os riscos de queima.

    Sei da importância que existe em enaltecer vantagens de produto, mas por uma questão de principios sou muito crítico e conservador quando o assunto envolve colocações técnicas, ainda mais sobre algo que pode atender uma imensa gama de motores, cada qual com suas particularidades.
    Como não dá pra colocar todos os gatos no mesmo saco, por enquanto só posso qualificar vantagens genéricas. Quantificar, dizer com certeza que trará X de melhora, sómente após avaliação prática, e mesmo assim levando em conta um motor em específico, caso contrário isso vira história de chip milagroso que aumenta potência mais do que viagra.
    Só abri o tópico pra expor minha idéia, e como estou com algum tempo vago e por entender que trará vantagens no uso vou trabalhar na idéia. Já tenho uma ignição mapeada pra uso em motores de competição devidamente testada, boa parte da programação poderá ser aproveitada, e quando tudo estiver estiver pronto divulgo aqui no fórum.
    Sds,
    Sukys
    Sukys, beleza então...
    mal não vai fazer...
    quero meu nº de senha na fila do produto, ok?
    Abraços sempre acreditando em quem entende... E MOSTRA PORQUE!!!!!
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #11

    Upgrade na Ignição!

    Sukys, Você poderia dizer o que seria preciso para o upgrade (peças e modificações prévias para poder utilizar o seu kit) para estes dois tipos de motores:

    1- BF 161 (ainda 6V mas já está sendo modificado pra 12V)

    2-Ford 3.6 Argentino (gasolina) com ignição eletrônica.

    []s

    Marcos

  • #12
    Marcos,

    Minha proposta não é fornecer kit, apenas o módulo que faça o controle de bobina plástica com ajuste de curva de avanço de ignição.
    O circuito que estou desenvolvendo será instalado entre o sensor do distribuidor e o módulo original, e pra isso será preciso apenas cortar um fio do sistema de ignição para incluir o controle, o resto permanece como está, e como em ignição por platinado não existe módulo haverá a necessidade de incluir um.

    Quando estiver tudo pronto divulgo todos os detalhes pra instalação, inclusive com diagramas.

    O projeto do circuito eletrônico e a placa de circuito impresso já estão prontos e já montei protótipo. Estou na fase de programação, e tudo o que tem a ver com o controle de bobina também já está pronto, testado, e funcionando em bancada. Agora vem a parte da curva de ignição, e como já tenho o caminho das pedras pra coisa do tipo, acredito que até o próximo fim de semana já dê pra iniciar testes práticos.

    Sds,
    Sukys

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