x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 62

Hybrid View

  • #1

    Upgrade na ignição




    Pessoal,

    Recebi diversas consultas por email sobre a necessidade de upgrade no sistema de ignição, inclusive de usuários de GNV, e pensando em algo que agrade gregos e troianos e que ao mesmo tempo tenha ótima relação custo/benefício pensei no seguinte: variador de ponto com controle de duty cicle pra uso com bobina plástica.
    Como circuito do tipo tem que ser, obrigatoriamente, microprocessado, o custo de circuito pra controle de bobina plástica não ficaria muito diferente do custo de algo mais sofisticado, daí a idéia de agregar função pra atender o maior número possível de situações, já que um produto de uso mais abrangente também permite diminuir o custo final.

    Bobina plástica já tem quem use em ignições convencionais, as famigeradas bobinas do Gol Mi, só que nesta situação as ditas esquentam um absurdo e não geram a faísca que deveriam gerar, e com controle sobre o duty cicle (tempo de carga da bobina) deixariam de existir quaisquer restrições, com aumento da eficiência, durabilidade e confiabilidade do sistema.
    Com uso de bobina plástica o resultado não se compara ao uso de ignição CDI, mas em compensação é um salto significativo em relação aos sistemas convencionais, que usam bobinas asfalticas.
    A idéia é projetar um circuito que também leve em conta a "turma do platinado", que muitas vezes não tem a viabilidade de adaptar um distribuidor com sensor Hall, ficando sem alternativas de melhora. Evidente que o platinado vai continuar no seu lugar, mas sem desgastes nos contatos, com consequente melhora no funcionamento do motor e aumento absurdo no período de manutenção, sem contar que a turma do GNV passaria a ter opção pra variador com platinado.
    Variador de ponto, à princípio, é coisa pra motor à GNV, mas qualquer motor fabricado pra beber gasolina pura e não mistura com álcool, ou que tenha sido convertido pra álcool, ou que tenha taxa ou mesmo comando de válvula alterado, funcionará melhor com curva de ignição adequada. Pra esses casos, geralmente se adianta o ponto estático via corpo do distribuidor, mas isso não altera a curva, apenas soma alguns graus, de forma fixa, ao avanço centrífugo. Com variador de ponto que tenha progressão no avanço (que é o ideal) pode-se manter o ponto fixo inalterado e reajustar eletronicamente a curva como um todo, melhorando a eficiência do motor em todos os regimes de giro. Quem quiser (ou precisar) faz uso, quem não quiser (ou não precisar) simplesmente mantém o ajuste em zero e fica com a vantagem no uso da bobina plástica.

    Pra manter o custo o mais baixo possível, ajuste por potenciômetro, controle e diagnóstico por led, e controle de corrente da bobina através do módulo original. No caso de platinado seria necessário o uso de módulo, porém sai bem mais barato comprar apenas o módulo de "prateleira", até de ferro-velho, do que desenvolver algo específico.
    Acredito que coisa do tipo seja possível com preço em torno de 200 reais, e para a idéia se materializar depende apenas da quantidade de interessados.

    Sds,
    Sukys

  • #2
    Cliente numero um se apresentando !
    Motor BF 3.0 Ford com platinado
    Loco por uma melhora no sistema de ignição

    E ve se desenvolve logo esse troço ai antes que a minha grana acabe

  • #3

    potencia para platinado

    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Cliente numero um se apresentando !
    Motor BF 3.0 Ford com platinado
    Loco por uma melhora no sistema de ignição

    E ve se desenvolve logo esse troço ai antes que a minha grana acabe



    Ola, Este esquema pode te ajudar
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esquemadeigniomaisfortepplatinado.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de Cursino
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    39
    Posts
    325
    Agradecimentos: 0
    Muito Interessante isso. Se o troço for sair mesmo, junto até o troco do pão pra comprar um. Se precisar de um carro cobaia, mesmo q seja 4x2 estou aqui.
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,355
    Agradecimento: 1
    Melhoraria algo num 6cc gam álcool?

    Tamos aí pensando numa melhora!!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Kim,

    Qualquer motor que faça uso de carburador terá melhoras com ignição atualizada, ainda mais com a possibilidade de ajustar a curva de ignição pra gasolina atual (25% de álcool), e mais ainda em caso de conversão (álcool puro), isso sem falar em GNV.

    Virou-mexeu não aparece tópico com gente enroscada com ignição? O que estou propondo é uma solução que não existe por aí, que é a possibilidade de usar bobina plástica sem riscos, só com vantagens, e de quebra a possibilidade de ter uma curva de ignição ajustável pro combustível que tem tanque.

    Sds,
    Sukys

  • #7

    Thumbs up

    Sukys, tenho tido a oportunidade de acompanhar alguns tópicos em que vc explicou de maneira muito clara as vantagens e problemas possiveis de acontecer numa modificação do sistema de ignição original
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...obina+plastica

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...E3o+eletronica

    Tõ aguardando esse seu produto ai ! tava até tentando me programar pra comprar um daqueles modulos CDI, mas sempre achei demais para o meu uso !

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,355
    Agradecimento: 1
    Então tá, onde é a fila da senha?

    Aguardando o produto!!!!

    Abraços.

    Kim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade