Powered by vBulletin

Ignição Eletrônica no Nivão !!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/11/2007, 11:21
    Rodorfo (Niva Caveirão)
    Fala Sukys, beleza?

Olha só, eu vou querer um CCI sim.

Mas eu tô curto de grana agora,:evil: pode ser no começo do mês que vem, ou então lá pro fim deste mês mesmo, eu entro em contato com você.

Daí a gente combina um sábado e eu vou até SP, pra instalar.

Guarda um pra mim...

Valeu,

Rodolfo
  • 07/11/2007, 12:00
    Otávio Luiz
    Sukys, e pra quem tem álcool E GNV?
    Ele funcionaria como um variador também, quando da mudança de combustível e respectivamente do ponto?
    Seria muito bom, resolveria dois problemas...:dance:
  • 07/11/2007, 12:59
    nivento
    ola Sukys

me interessei no seu produto estou com motor todo original feito e com 1500 km rodados, tenho GNV instalado mas naum estou utilizando ate amaciar o motor e estou pensando em tirar.... me interessei pelo seu produto sou da ZN de sampa...

atualmente ele utiliza platinado e um modulo de ignição eletronica transistorado... tem como instalar seu produto?? ou tem q ser sensor HALL??

se for relativamente boa a economia ate tiro de vez o GNV

• 07/11/2007, 13:14
    Soldier
    Sukys,

O meu é 91 e tem um fio só saindo do distribuidor, neste caso, realmente é platinado, né...:parede: gostaria muito de testar mas...:( enfim, se encontrarem alguém pra fazer o teste, divulguem aqui a data e o local (especialmente se for no pacaembu) pois gostaria de presenciar e aproveitar pra conhecer pessoalmente parte dos camaradas.:razz:

Nivento,

Vc é da zona norte, que bairro :?: Estou no Tucuruvi.
  • 07/11/2007, 14:40
    nivento
    Sou do Horto florestal!!!
    vc tah perto!
    deve ter visto meu Niva jah rodando estava personalizado mas tirei o ploter e vou fazer um novo --> CCCP .... hehehe
    vamos marcar uns role com o pessoal aki da ZN dos NIVAs e outros

• 07/11/2007, 16:44
    Sukys
    Rones,

Já está anotado.

Rodolfo,

Até o fim de semana termino o manual, aí nem será necessário se deslocar até Sampa.

Nivento,

Tem que ser com Hall. Até poderia projetar uma versão para ser utilizado com platinado e amplificador de corrente mas isso dependerá de demanda, e hoje por hoje não existe demanda nem pra Hall, que já está pronto.

Soldier,

Platinado, por enquanto, nada feito.
    A idéia da avaliação em motor original está justamente em divulgar os resultados, e quem vai dizer se vale a pena não sou eu. De minha parte já expliquei o que deveria explicar e daqui pra frente não adianta mais blablablá, porque o que vale mesmo é a constatação.

Otávio,

Vou tentar colocar a coisa de forma bem simples:
    Qualquer combustível tem um determinado tempo de queima, por isso que existe distribuidor pra motor à gasolina e distribuidor pra motor à álcool, onde a diferença entre os distribuidores está nas características do avanço centrífugo e à vácuo, e se houvesse, de fábrica, motor à GNV, também haveria um distribuidor específico pra esse combustível.
    Quando se faz alteração de gasolina pra álcool o correto é trocar - ou alterar - o distribuidor, para atender as novas necessidades de queima, caso contrário baubau eficiência, e o mesmo acontece em motores que fazem uso alternado de combustíveis, como gasolina/GNV ou álcool/GNV, só que no caso de uso alternado de combustível não existe como usar dois distribuidores. Daí entra em uso o variador de ponto, que nada mais faz do que alterar o ponto estático (e alteração de ponto estático é o que se faz quando se altera, na mão, a posição do corpo do distribuidor). Não deixa de ser interessante, mas isso não altera as características dinâmicas do distribuidor, e é aqui que está o diferencial do CCI, que não altera o ponto estático e sim a dinâmica do distribuidor. Ou seja, ataca o problema pela origem, e aí o resultado é da água pro vinho.

Voltando ao seu motor. Se o distribuidor é pra gasolina e está usando álcool, haveria a necessidade de alterar a DINÂMICA do distribuidor pra o álcool. Se além do álcool também faz uso de GNV, quando no GNV também haveria a necessidade de alterar a dinâmica para este combustível.

Sds,
    Sukys
  • 07/11/2007, 17:21
    Otávio Luiz
    Ok Mestre Sukys, como sempre suas explicações e paciência são nota dez!
    Pode por meu nome na lista.
  • 07/11/2007, 17:41
    Rodorfo (Niva Caveirão)
    Então, sem crise, Sukys.

Eu entro em contato contigo, daqui uns dias...

Valeu mesmo pelas dicas e como disse o colega Otávio Luiz, pela paciência...

Abraços,
  • 07/11/2007, 22:28
    mpmassa
    Sukys, parabéns pelas explicações. Também quero um desses. Pode me colocar na lista.

Abraço
    Marcos
  • 08/11/2007, 01:18
    Luciano SHAKALL
    Citação:

Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    "pra quem tem álcool E GNV? ... funcionaria como um variador também, quando da mudança de combustível e respectivamente do ponto?..."
    Citação:

Postado originalmente por Sukys Ver Post
    "...Se o distribuidor é pra gasolina e está usando álcool, haveria a necessidade de alterar a DINÂMICA do distribuidor pra o álcool.
    Se além do álcool também faz uso de GNV, quando no GNV também haveria a necessidade de alterar a dinâmica para este combustível.

:arrow: Sukys, então o CCI não atua como um "variador de avanço" usado nos Kit-Gás,
    mas ele (o CCI) dispensa seu uso (do "variador") em um motor convertido pra GNV?

:arrow: Caso já tenha o "variador de avanço" instalado, é recomendada sua retirada ao instalar o CCI? (É "obrigatória/não precisa/"tanto faz"...)

:arrow: Você comenta que cada tipo de combustível (gasolina, álcool e GNV) requer uma curva diferente de ignição.
    Em motores que utilizam Gasolina E GNV (alternadamente, claro :mrgreen: ) - ou álcool/GNV - esse CCI dá a possibilidade de utilizar "2 curvas diferentes",
    uma pra cada tipo de combustível, ou isso só pode ser feito pelo SGI-D (ou nem por ele, e eu "entendi tudo errado"? :oops: )

Citação:

"... Qualquer combustível tem um determinado tempo de queima, por isso que existe distribuidor pra motor à gasolina e distribuidor pra motor à álcool ...
    ... se houvesse, de fábrica, motor à GNV, também haveria um distribuidor específico pra esse combustível..."

:arrow: Na falta de um "Específico pro GNV", qual distribuidor se aproxima mais das condições ideais para uso de GNV? o distribuidor "pra álcool", ou o "pra gasolina"?

[]'s e desculpe o "interrogatório"... :oops:
  • 08/11/2007, 04:32
    Sukys
    Marcos,

Já está anotado.

Citação:

Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    :arrow: Sukys, então o CCI não atua como um "variador de avanço" usado nos Kit-Gás,
    mas ele (o CCI) dispensa seu uso (do "variador") em um motor convertido pra GNV?

Exatamente.
    Como é de conhecimento de quem usa variador, os variadores são ajustáveis em graus, e atuam de forma estática, ou seja, quando se faz um ajuste de 5º, por exemplo, será 5º de cabo a rabo. Já o CCI leva em conta a dinâmica do motor, e com isso se obtém melhores resultados.
    E só pra não colocar tudo dentro do mesmo saco, da mesma forma que existem variadores que não variam nada, existem variadores mais $ofisticado$ que eliminam o avanço em marcha lenta ou em limite de giro, mas entre estes dois extremos o avanço é estático.

Citação:

:arrow: Caso já tenha o "variador de avanço" instalado, é recomendada sua retirada ao instalar o CCI? (É "obrigatória/não precisa/"tanto faz"...)

Pelos motivos acima descritos, não faz o menor sentido utilizar os dois.

Citação:

Você comenta que cada tipo de combustível (gasolina, álcool e GNV) requer uma curva diferente de ignição.
    Em motores que utilizam Gasolina E GNV (alternadamente, claro :mrgreen: ) - ou álcool/GNV - esse CCI dá a possibilidade de utilizar "2 curvas diferentes",
    uma pra cada tipo de combustível, ou isso só pode ser feito pelo SGI-D (ou nem por ele, e eu "entendi tudo errado"? :oops: )

Com o SGI-D pode-se fazer o que bem entender em duas curvas mapeadas, independentes e selecionáveis por meio externo (chave, automatismo, etc.) além de outras predisposições que tem a ver com ignição e rotação, e nada impede seu uso em "carro de rua", mas são refinamentos que interessam mais pra motor preparado, principalmente quando de uso em competição.

O CCI permite a alteração de uma curva, e na versão pra uso em GNV possui habilitação de atuação, ou seja, habilitando o GNV também é habilitado o CCI, e vice-versa.
    Caso o motor tenha sido modificado para funcionar no álcool e também no GNV, e desde que mantido o distribuidor com características para a gasolina, pra cada combustível haveria a necessidade de uma curva específica, mas levando em conta de quem faz uso de GNV normalmente só utiliza o combustível líquido na falta do gás, não sei se haveria demanda pra controle de duas curvas.

Citação:

Na falta de um "Específico pro GNV", qual distribuidor se aproxima mais das condições ideais para uso de GNV? o distribuidor "pra álcool", ou o "pra gasolina"?

A resposta é simples e pode ser extendida para qualquer outro agregado do motor e para o próprio motor: quanto mais adequado o motor estiver para funcionar no álcool, mais adequado estará para funcionar no GNV.
    Evidente que desta generalização não entra o que tem a ver com cuidados sobre corrosão proporcionada pelo álcool, mas de resto encaixa tudo, inclusive a necessidade de faísca mais energética.

Sds,
    Sukys
  • 08/11/2007, 12:12
    Otávio Luiz
    Citação:

O CCI permite a alteração de uma curva, e na versão pra uso em GNV possui habilitação de atuação, ou seja, habilitando o GNV também é habilitado o CCI, e vice-versa.
    Caso o motor tenha sido modificado para funcionar no álcool e também no GNV, e desde que mantido o distribuidor com características para a gasolina, pra cada combustível haveria a necessidade de uma curva específica, mas levando em conta de quem faz uso de GNV normalmente só utiliza o combustível líquido na falta do gás, não sei se haveria demanda pra controle de duas curvas.

OPA! Se pudesse controlar as duas curvas seria perfeito!
    Ficaria "defaut" na curva p/ álcool e quando no GNV habilitaria a curva para este conbustível....:palmas:
    Qual seria a "demanda" nescesária pra produzir um destes? Acredito que aqui no fórum terá outros interesados, tanto para álcool/GNV como pra gasolina/GNV. Os variadores de avanço, quando não ineficientes, são caros. E o CCI seria uma saída melhor, pois iria corrigir também a curva no combustível líquido...
    No caso de não ser possível, acredito que a diferença de curva maior seria da gasolina p/ GNV, do que gasolina p/ álcool, partindo da premissa que o meu distribuidor é original Lada p/ gasolina.
    Se for assim, precisarei de um CCI p/ GNV.
    Não esquece de por meu nome na lista!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:01.