Powered by vBulletin

Ignição Eletrônica no Nivão !!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/11/2007, 17:57
    Soldier
    Citação:

Postado originalmente por Sukys Ver Post
    embora por diversas vezes tenha sido convidado à participar do churrasco só senti o cheiro da carne, porque apesar de não ser dono de Niva meu interesse estava centrado no Niva, e foi entre capôs abertos e muita conversa sobre mecânica, hora com um hora com outro, que passei a tarde toda, e foi com esta mesma objetividade que o Jonatan perdeu tempo escrevendo suas impressões aqui pelo fórum.

E o resultado disso tudo está ai: tópico sobre ignição no Niva, solução para melhora do Niva, relato de dono de Niva com suas impressões, e apenas dois comentários sobre o porque da falta de convite, como se os participantes de um fórum tivessem como obrigação extender tal convite para todos os outros fóruns, listas, e grupos de discussão.

Sinceramente, depois dessa - e de outras mais - só rindo mesmo,

Sukys e demais Camaradas...

Quero esclarecer que minha intenção era somente conhecer os "camaradas" que como eu possuem e gostam do Niva, como citei em outro comentário meu neste mesmo tópico, pois a meu ver esse fórum assim como o do Orkut, destina-se a unir e confraternizar, ajudar e transferir conhecimento entre niveiros e demais off-roaders, que acredito, sejam em sua grande maioria, pessoas maduras e educadas. O comentário retratado acima é, ao meu ver, totalmente contrário a esse objetivo de confraternização, companheirismo e camaradagem.

E eu, sinceramente lamento muito por isso.
  • 13/11/2007, 19:31
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Sukys e demais Camaradas...

Quero esclarecer que minha intenção era somente conhecer os "camaradas" que como eu possuem e gostam do Niva, como citei em outro comentário meu neste mesmo tópico, pois a meu ver esse fórum assim como o do Orkut, destina-se a unir e confraternizar, ajudar e transferir conhecimento entre niveiros e demais off-roaders, que acredito, sejam em sua grande maioria, pessoas maduras e educadas. O comentário retratado acima é, ao meu ver, totalmente contrário a esse objetivo de confraternização, companheirismo e camaradagem.

E eu, sinceramente lamento muito por isso.

Entendi, pela mensagem anterior do Soldier, que ele lamentava, como eu também, haver perdido uma oportunidade de conhecer e confraternizar com outros niveiros. Conheci o Soldier pessoalmente no Pacaembu, há algum tempo, mas, de modo geral, depois da extinção dos encontros no Ibirapuera, o pessoal se dispersou, ficando difícil juntar a turma dos Nivas. Um encontro como este ao qual estamos nos referindo teria sido uma ótima oportunidade de conhecer ou rever o pessoal. Pena que não foi amplamente divulgado... Quem sabe numa próxima, o pessoal faz mais propaganda? :-D

A propósito: alguém pretende ir ao Pacaembu amanhã?

[ ]s
  • 13/11/2007, 19:50
    Sukys
    Citação:

Postado originalmente por Soldier Ver Post
    ...que acredito, sejam em sua grande maioria, pessoas maduras e educadas. O comentário retratado acima é, ao meu ver, totalmente contrário a esse objetivo de confraternização, companheirismo e camaradagem.

Meu caro, sou jipeiro há décadas, e quando muitos aqui nem tinham nascido eu já estava ajudando na criação deste movimento. De lá para cá aprendi alguma coisa, sempre na base de MUITA RALAÇÃO porque nada chegou à mim de mão beijada, e de alguns anos para cá resolvi passar meu conhecimento na forma de textos, tanto na Jipenet quanto neste fórum quanto em alguns sites que existem espalhados por aí, e estes textos somam-se aos milhares, sempre com conteúdo técnico, sempre com toda a educação, compreensão e paciência, muita paciência, e sempre que possível desvinculando estes textos do conteúdo do meu site, onde até lá faço as coisas POR GOSTO e não por profissão.
    Assim como faço ao vivo, neste fórum também transito entre Nivas, Cherokees e Willys, e faço isso porque sou versado e tenho o que escutar e o que falar, sempre tratando a todos como igual, porque carro pra mim é máquina e não forma de ostentação.
    Então meu caro, não me venha tentar passar nas entrelinhas que deixei de lado a camaradagem, companheirismo, maturidade ou educação, e pra qualquer outro que ainda tenha dúvida sobre isso que volte alguns posts na leitura deste tópico, ENTENDA o que foi escrito e que tire as próprias conclusões, porque pra mim, ponto final, tô fora, tenho coisa mais útil pra fazer da vida e que continuem o tópico da forma que bem entenderem.

Magoa por falta de convite, tenham a santa paciência...

.
  • 14/11/2007, 01:52
    Jonatars
    Cci
    Camarada Soldier e Gil, já nos topamos pelo fórum do Orkut, a galera que me referi no meu post vocês conhecem bem, Caio Pompeu(Niva Pantanal), Osmar ( Niva Homen Aranha), Eduardo(Niva Capitão Caverna), Jair (Niva Mimoso), Willien (Niva Rabugento), Rogério( do Niva Dinossauro ), Osvaldo (Niva Preto) e Alberto( Niva Azul com climatizador de caminhão no teto bancos de Mitisubichi vulgo caçulinha) de Santos e eu Sou o JOnatan do Niva OMO o branco mais que branco dos tópicos proximo passeio lembram? E desde o começo do ano já fomos em três passeios e uma viagem com convite aberto a todos no forum do orkut, e sempre somos só nós, muitos dizem que vão, mas na hora H, são sempre as mesmas caras que vão e voltam juntas, mas não fiquem tristes, em Dezembro se der tudo certo, faremos outro e se for possivel para vocês, participem e conheçam a turma, os churrascos e confraternizações são consequencia. Postarei convite aqui e lá o tópico acho que já está até aberto como proximo passeio parte 3.
    Ao que interessa; os testes continuaram hoje com o CCI e em determinado momento desliguei para sentir a diferença de como está para como era, pois o que é bom se acostuma rapido e o que é ruim se esquece mais rápido ainda, dois quarteirões e CCI ligado denovo, foi sem novidades, a mesma melhora que já relatei no outro tópico, e a partida da manhã ficou mais fácil também, amanhã irei viajar e na sexta posto se senti alguma melhora em estrada e dados sobre consumo para vocês, no mais por enquanto é isso, o compromisso que assumi com o Sukys e com os camaradas aqui do fórum é esse, ir passando para a galera o que tenho achado e como tem se comportado o Niva com o CCI, e é o que farei sejam elas boas ou ruins para ajudar a formar a opinião dos camaradas que tem interesse no CCI, afinal, camaradas com problemas, aparecem vários, todos o dias, mas camarada com soluções, como a do Sukys, não é todo dia não!

Abraços a todos e bom feriado

Jonatan
  • 14/11/2007, 04:20
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Jonatars Ver Post
    Camarada Soldier e Gil, já nos topamos pelo fórum do Orkut, a galera que me referi no meu post vocês conhecem bem, Caio Pompeu(Niva Pantanal), Osmar ( Niva Homen Aranha), Eduardo(Niva Capitão Caverna), Jair (Niva Mimoso), Willien (Niva Rabugento), Rogério( do Niva Dinossauro ), Osvaldo (Niva Preto) e Alberto( Niva Azul com climatizador de caminhão no teto bancos de Mitisubichi vulgo caçulinha) de Santos e eu Sou o JOnatan do Niva OMO o branco mais que branco dos tópicos proximo passeio lembram? E desde o começo do ano já fomos em três passeios e uma viagem com convite aberto a todos no forum do orkut, e sempre somos só nós, muitos dizem que vão, mas na hora H, são sempre as mesmas caras que vão e voltam juntas, mas não fiquem tristes, em Dezembro se der tudo certo, faremos outro e se for possivel para vocês, participem e conheçam a turma, os churrascos e confraternizações são consequencia. Postarei convite aqui e lá o tópico acho que já está até aberto como proximo passeio parte 3.
    Ao que interessa; os testes continuaram hoje com o CCI e em determinado momento desliguei para sentir a diferença de como está para como era, pois o que é bom se acostuma rapido e o que é ruim se esquece mais rápido ainda, dois quarteirões e CCI ligado denovo, foi sem novidades, a mesma melhora que já relatei no outro tópico, e a partida da manhã ficou mais fácil também, amanhã irei viajar e na sexta posto se senti alguma melhora em estrada e dados sobre consumo para vocês, no mais por enquanto é isso, o compromisso que assumi com o Sukys e com os camaradas aqui do fórum é esse, ir passando para a galera o que tenho achado e como tem se comportado o Niva com o CCI, e é o que farei sejam elas boas ou ruins para ajudar a formar a opinião dos camaradas que tem interesse no CCI, afinal, camaradas com problemas, aparecem vários, todos o dias, mas camarada com soluções, como a do Sukys, não é todo dia não!

Abraços a todos e bom feriado

Jonatan

Jonatan, Sukys e ALL

Antes que esta "bola de neve" role e aumente ainda mais:

Realmente, conheço grande parte do pessoal via Orkut, cheguei a encontrar alguns no Ibirapuera ou no Pacaembu. Sei que, através do Orkut, estavam tentando marcar um passeio/trilha, mas este ainda não havia sido marcado definitivamente (aquela história, quando um pode, o outro não pode, etc...). Como eu estava acompanhando o tópico, e não encontrei nenhuma referência a este encontro/teste, foi para mim uma surpresa (que, suponho, também foi a do Soldier) saber que houve um encontro do pessoal. Apenas fiquei surpreso pelo fato de, apesar das inúmeras mensagens trocadas no Orkut, não haver sido divulgado este encontro. Surpreso não significa "bravo", ou "ofendido" (aquele "magoei" era uma brincadeira, por isso coloquei o "smilie triste" ao lado, mas talvez tenha sido mal interpretado, mea culpa), ao que parece tudo não passou de um desencontro de informações.

Acho que devemos seguir em frente com o assunto CCI, que,creio eu, interessa a muitos de nós, deixando de lado as discussões paralelas, que não nos levarão a lugar nenhum.

[ ]s
  • 14/11/2007, 09:45
    Soldier
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Jonatan, Sukys e ALL

...Como eu estava acompanhando o tópico, e não encontrei nenhuma referência a este encontro/teste, foi para mim uma surpresa (que, suponho, também foi a do Soldier) saber que houve um encontro do pessoal. Apenas fiquei surpreso pelo fato de, apesar das inúmeras mensagens trocadas no Orkut, não haver sido divulgado este encontro. Surpreso não significa "bravo", ou "ofendido" (aquele "magoei" era uma brincadeira, por isso coloquei o "smilie triste" ao lado, mas talvez tenha sido mal interpretado, mea culpa), ao que parece tudo não passou de um desencontro de informações.

Acho que devemos seguir em frente com o assunto CCI, que,creio eu, interessa a muitos de nós, deixando de lado as discussões paralelas, que não nos levarão a lugar nenhum.

[ ]s

Faço minhas as palavras do Gil... só tenho a acrescentar que :discordo: não ataquei diretamente a ninguém e nem era essa minha intenção, só estranhei a falta de divulgação, mas "na boa", :wink: estava brincando... entretanto, quando me senti desrespeitado, fui compelido a me defender e não deixei nada em "entrelinhas", fui bem claro.

No mais, não me manifestarei mais sobre o assunto independente de possíveis réplicas ou tréplicas, até pq este não é um espaço pra isso.

Grande abraço a todos e espero que nos conheçamos numa próxima oportunidade!:dance:
  • 25/11/2007, 13:48
    lucasane
    Jonatan, alguma novidade? O CCI esta funcionando legal?

[],s
    Luis
  • 26/11/2007, 10:36
    mauniva
    Camaradas Niveiros,sou novo no ramo de mecânica,mas acredito que 330.00 reais
    e muito caro para o resultado.Acredito também que sem uma solução para os diferênciais do niva nada mudara;o motor com adaptações poderá ter algum ganho de correções,aumento da faisca,economia etc...
    Tenho no meu niva(motor original) Distribuidor ap e bobina plástica,tive que acertar o ponto aos poucos e tive o mesmo resultado do Jonatars ou seja velocidade nas retas
    e melhora nas subidas sempre embalado (motor cheio) as retomadas melhoraram também,talves o niva do Jonatars ande um pouco mais com a CCI.
    Estou agora preparando um distribuidor CHT (Del Rey,Belina)estou pensando em dar um passe no volante do motor(terei que conversar com quem entende de embreagem).
  • 26/11/2007, 17:29
    Sukys
    Estou retornando a este tópico apenas para fazer um comentário e um posicionamento.

Comentário ao Mauniva, o RCI (ex-CCI e que mudou para um nome mais condizente com a sua função) não custa 330,00 e sim menos da metade deste valor, e por se tratar de algo que melhora o rendimento sem aumentar o consumo pode até ser encarado como investimento e não como despesa.

Posicionamento ao Luis. Durante estes dias o Jonatan tem me reportado suas impressões sobre o RCI e como provavelmente ele não tomou conhecimento sobre o seu questionamento tomo a libertade de reproduzir o que me foi passado por ele, na forma deste resumo:

Citação:

13/11

Sukys, antes de mais nada gostaria de dizer que eu estou gostando muito do desempenho do carro, melhorou bastante, hoje testei na minha realidade e pude comprovar melhora em todos os sentidos, parei o carro varias vezes e ajustei de diversas formas o CCI e em todas eu continuei sentindo ganho, em alguns ajustes o torque se acentua, em outros o funcionamento durante as trocas de marcha e velocidade constante ficam ainda mais suaves, gostei de todos os ajustes, que fiz, e por enquanto tenho brincado bastante com ele, de manhã pegou melhor, e o motor entrou na temperatura de funcionamento mais rápido do que o normal (isso eu gostei bastante).

18/11

No mais a melhora continua o consumo acredito que te passo no domingo ou segunda, pois como não fui viajar, não abasteci ainda para medi-lo e não testei na estrada, porém há uma avenida aqui perto de casa que quase não tem movimento e não tem radares, na quarta a noite dei uma boa esticada nela e pela primeira vez, desde que tenho o Niva a uma ano e meio, passei a quinta marcha na cidade rssssss....

25/11

Em uma análise mais detalhada do problema do meu Niva com o Sr. João da Bomer esta semana, constatamos que os cabos de velas da viatura estavam lascados e provavelmente, estaria havendo fuga de corrente em pelo menos dois deles, trocamos por novos R$ 40,00 e adivinha? O carro está maravilhoso e o RCI funciona perfeitamente, sem oscilações no motor, tá andando muito!
    No mais o que realmente me agrada no RCI, é que ele não faz milagre, mas dá um bom ganho no rendimento, um comando aerocar também dá um otimo ganho, segundo informações de quem tem o original e bem regulado, mas também não faz milagre e custa dez vezes mais, os Niveiros tem a oportunidade de ter em mãos um otimo produto que não requer adptação e traz uma melhora significativa com investimento muito baixo, medi o consumo hoje (domingo), e ele se manteve em 6 km/l, considerando que eu acelerei e forcei além do normal, fica claro que houve melhora sim, também dei umas voltas pela Via Anchieta hoje, e deu para sentir que o rendimento na estrada melhorou também, por enquanto é isso
    Convém frisar que o Niva do Jonatan possui MOTOR ORIGINAL, e como já escrevi diversas vezes, em motor com alteração de taxa, comando, cilindrada ou combustível nem existiria a necessidade de tal avaliação.

No mais, se alguém aqui de Sampa tiver interesse estou à disposição até para um "teste drive", que poderá ser feito junto à oficina preferida, clube ou qualquer encontro de jipeiros, da forma mais transparente e clara possível. É só uma questão de marcar por fone ou email.

Sukys
  • 26/11/2007, 22:02
    Jonatars
    Só alegria!
    Camaradas, desculpem o sumiço, mas tive problemas familiares e com o Niva que impossibilitaram a continuação do relato como prometido, mas o Sukys já repassou minha experiência nesta semana e só tenho acrescentar que no domingo testei na trilha e tanto o desempenho quanto o consumo foram exelentes testei outros 4 Nivas e nenhum anda mais que o meu, inclusive um deles foi alterado para 1.7 e roda no alcool, e seu dono é mecânico da Mercedez-Benz, na estrada ele teve rendimento melhor, mas em arrancadas e resposta em retomadas o meu está de longe bem melhor, isto foi dito por ele mesmo,por sua esposa e por muitos outros que dirigiram meu Niva, o único Niva que realmente anda bem mais que o meu é o do meu camarada Osmar que está com ignição eletronica, motor 1.7 e comando aerocar, esse anda! E ainda vai instalar o RCI, ai não vai dar graça!
  • 27/11/2007, 22:16
    jiper
    Compadre, tenho um distribuidor com ignição eletronica pro Niva original.
    Vai junto um modulo e chicote para ligação. Mando tb esquema eletrico.
    Vc terá que usar a tampa e o rotor do seu dist. atual.
    Se interessar mando fotos. Preço R$ 200,00 + frete.
    Aguardo.
  • 05/12/2007, 00:29
    Rones Jr
    Pessoal,

Também comprei o RCI do Sukys. Segue abaixo mail que enviei hoje para ele depois de completar a instalação no sábado passado.

"Sukys,

Houve duas coisas. 1 - erro de interpretação. Acreditava que o RCI passava atuar já na lenta, já que no manual fala em ajuste da mesma, ai pensei...já que tenho que ajustar a lenta o aparelho atua na lenta! 2 - Havia um rasgo na conexão do avanço do carburador que recebe a tubulação do avanço do distribuidor. Com o andar e aquecimento este rasgo dilatava. Só foi possível verificar com ouvido perto do carbura e um pouco de água com sabão por ali...

Uma vez corrigido, o motor funcionou suave e pude fazer o teste: Giro 2500 rpm´s, carbura travado para manter a rotação. Girei lentamente e sim percebi alteração na rotação, nada de 1000 rpm´s a mais ou menos....mas bem percepítivel. Mas, oque mais chama a atenção é modo que motor funciona, parece a cerveja: redondo.

Não tenho mais que queimar embreagem em algumas curvas lentas, mesmo de terceira (claro, sempre há um limite), bem como as saídas de quebra molas. Subir a terceira ponte com o mínimo de embalo subo a 90 de 5ª marcha. Acompanhar o trânsito ficou mais fácil e divertido.

É isso. Aprovado"

Galera, não esperem milagres, mas se o carro estiver em ordem (Carbura, velas, cabos, bobina...) a diferença é nítida. Lembra até injeção eletrônica, de longe mais lembra, com acelarações lisas e planas. Vou tentar andar nas mesmas velocidades dantes...pra ver se o consumo melhorar, mas vai ser difícil pq o carro tá chamando pra acelerar...

Lembrando que meu carro é original 1.6, carbura russo original do carro ainda, ignição de Laika.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:45.