Jossano,
Voltando a conversa pro Niva e como você é dono de um, me tire uma dúvida: Niva flutua?
Eu acho que sim, porque o Niva é parente do Laika, que tem este nome em homenagem ao primeiro (ou seria segundo?) mamífero que entrou em órbita.
Mas aí surge outra dúvida. Laika era uma cadela, e como tal tinha tração integral nas quatro patas. Porque então a Lada deu este nome para um carro 4X2?
Seria a Laika uma cadela com tração parcial, que foi mandada pro espaço para que a diminuição da gravidade facilitasse a sua locomoção?
Seria uma forma dos russos tentarem enganar os gringos, uma vez que o Niva entrou em produção no tempo da Guerra Fria?
Demorou muito pra responder, e neste meio tempo o Dr. Jivago me contou que em russo a palavra niva significa "campo de trigo".
Vejamos... como o trigo fica no alto de uma haste, quando venta o trigo vai, e quando "desventa" o trigo vem. Agora, quando venta muito o trigo vai muito, mas quando "desventa" muito o trigo não volta muito e... flutua!
Oras, se o trigo flutua e se colocaram este nome no carro, fizeram isso porque o carro também flutua.
Âh?
Como é que é?
Não?!
Ok, entendi.
É o seguinte, o Dr. Jivago leu o que escrevi e disse que não é nada disso.
Ele me disse que quando os russos estavam fazendo os testes preliminares no 4X4 (que ainda não tinha nome), lá pelas tantas o camarada engenheiro falou pro camarada motorista: "camarada motorista, não entre com o carro no campo de trigo".
Só que o camarada motorista estava atolado de vodka, entendeu ao contrário, e mandou ver no acelerador.
Daí o camarada engenheiro gritou "niva, niva, niva" (quem quiser saber a tradução é só apertar a tecla SAP), e gritou tão alto que até os camaradas responsáveis pelo marketing ouviram, gostaram do nome, e o resto da história todos sabem.
Conclusão definitiva: Niva não flutua, mas seria mais apropriado ser chamado de Laika... mas, já pensou se numa dessas a Laika responde ao chamado do dono, e vem balançando o rabinho, ou melhor, o cano de escapamento, e pula no colo do dono?
4X4 é mais pesado que 4X2, melhor deixar os nomes como estão...

Nos meus tempos do JCB, e inclusive nos velhos tempos da Jipenet, falava-se muita coisa séria, mas sempre havia espaço pra descontração, justamente a tônica de qualquer jipeiro.

Sds,
Sukys