Como ja foram feitos varios testes , vc ja fez um teste com ligação direta dos farois , by-passando o esquema original ?? pode ter uma fuga de corrente ... pode não dar em nada , mas não custa tentar ...
abs ... Edu
Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br
Pois é, rodei um pouco com o Niva, o suficiente para comprovar que a bobina não é a vilã dessa história, pois o problema persiste.
Vamos partir para mais pesquisa, agora por parte do eletricista, porque eu já cansei da brincadeira!
Gil, desculpe a insistência mas pelo menos veja o estado das faíscas como citei porque o defeito pode não estar exatamente na bobina mas nos ítens que fazem parte da sua alimentação (12 V que vem da chave de contato e ignição eletrônica). Vamos achar este maledeto defeito!!!!!!!
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Como o problema já está ocorrendo há tempo, tenho como, aos poucos, eliminar hipóteses. Como descrevi em outra mensagem, eu já havia feito um teste, lá no Wilson, deixando o motor ligado até esquentar, o que não fez com que o problema aparecesse, mas o mesmo apareceu pouco depois que comecie a rodar com o carro. Hoje, fiz novo teste e... EURECA, consegui, enfim, descobrir QUANDO o problema aparece. Falta agora somente descobrir porque...
Qual foi o teste? Deixei o motor ligado até que esquentasse, lampejei os faróis (alto+longo alcance), e nada aconteceu. A seguir, acelerei o motor algumas vezes e lampejei novamente os faróis. BINGO!, a rotação do motor despencou. Desliguei imediatamente o motor e a ignição, ligando-os em seguida, sem pausa nenhuma. Lampejei os faróis e... nada! Acelerei o motor e lampejei os faróis, o que fez a rotação despencar de novo. Desta forma, consegui descobrir que o problema só ocorre após o motor ser acelerado ao menos uma vez. Repeti a experiência diversas vezes, e o resultado era sempre o mesmo.
Mais tarde, passei no auto-elétrico e contei a ele o ocorrido, e ele levantou a hipótese de o problema estar na lâmpada de aviso da carga de bateria. Segundo ele, esta lâmpada (nos Nivas de 95 em diante, a luz de aviso de carga da bateria está conectada a um circuito impresso) pode estar com algum problema, o que estaria causando uma espécie de magnetização (estou usando minha linguagem "leiga", o termo técnico pode ser outro!). O processo de "magnetização" seria desativado quando eu desligasse a ignição, retornando quando eu acelerava o carro.
Vou deixar o Niva no auto-elétrico na próxima semana, após o feriado, vamos ver o que acontece! Em todo caso, já há sintomas mais claros, que poderão levar, enfim, a uma solução.
Gil. TROQUE o fio que vai do alternador à bateria por um NOVO, inclusive terminais.
Esses terminais devem ser SOLDADOS ao fio e bem apertados. As conexões desses terminais ao alternador e à bateria, também devem ser bem firmes (apertadas). Utilize um fio compatível com a corrente (amperagem) do alternador, no caso 55A. Eu usaria um cabo de 6 mm².
Se isso não resolver eu lhe mando o valor do cabo e dos terminais.
Depois do sintoma delatado acima, acredito mais ainda no sistema de ignição.
Muito provavelmente o módulo.
Quando vc dá a partida o módulo não é muito exigido (baixa rotação). Quando se acelera pode haver alguma descompensação interna (capacitor ou transístor em fuga, resistor alterado) e aí quando acende os farois, a tensão da bateria cai levemente e o módulo não compensa esta queda. Mas tambem pode ser nas adjacencias (como os 12 V ou terra que alimentam a bobina e o módulo). Faíscas amareladas ou inconstantes indicariam isto. Basta olhar para se confirmar a suspeita!
[]s
Depois do sintoma delatado acima, acredito mais ainda no sistema de ignição.
Muito provavelmente o módulo.
Quando vc dá a partida o módulo não é muito exigido (baixa rotação). Quando se acelera pode haver alguma descompensação interna (capacitor ou transístor em fuga, resistor alterado) e aí quando acende os farois, a tensão da bateria cai levemente e o módulo não compensa esta queda. Mas tambem pode ser nas adjacencias (como os 12 V ou terra que alimentam a bobina e o módulo). Faíscas amareladas ou inconstantes indicariam isto. Basta olhar para se confirmar a suspeita!
[]s
Dinola, está havendo um mal entendido. A rotação do motor, na marcha lenta, cai, mas o rendimento do motor, quando em uso, não se altera. O motor não falha, não perde potência, apenas na marcha lenta ocorre o problema. Portanto acredito que não há nenhuma anomalia no sistema de ignição.
Dinola, está havendo um mal entendido. A rotação do motor, na marcha lenta, cai, mas o rendimento do motor, quando em uso, não se altera. O motor não falha, não perde potência, apenas na marcha lenta ocorre o problema. Portanto acredito que não há nenhuma anomalia no sistema de ignição.
Eu entendi sim Gil. Acontece que quando vc acelera, o alternador aumenta a tensão geral do sistema e aí o defeito não acontece.
Acompanhei todos os posts, na maior ansiedade, pq estou passando pelo exato mesmo problema, outro carro, outra marca, mas sintomas muito parecidos.
Não sei se o Gil já achou a causa real disso.
Aqui só não desacoplei o alternador por ser serviço muito pesado, para poder ver se um curto num diodo da ponte retificadora do regulador poderia fazer com que o próprio alternador ao tentar mandar energia para a bateria, teria parte dessa energia aterrada, provocando força contra-eletro-motriz como já foi bem citado aqui (e no caso do Gil não parece ser a causa, mas aqui não eliminei) fazendo peso pro motor, e, aliado à isso, acionar algo elétrico, piorar o que já não estaria bom.
Troquei alguns desses itens pouco antes do sintoma da
RPM baixa e, alguns após:
filtro de comb.
filtro de ar
bateria (tava na hora)
bomba de comb. (pelo menos foi barato)
sensor de temp. da água
corpo da borboleta limpo
anti-chama limpo
velas novas
cabos de velas novos
Andando não se percebe perda de potência, mas percebo ao subir uma rampa da garagem que ia só na embreagem, agora, preciso acelerar para não morrrer.
Vou também tentar achar onde ficam ficam todos os pontos de aterramento.
Outra coisa que notei é mais nhec nhec que parece vir ou da correia dentada ou da correia do alternador, não consegui definir com certeza, junto com o pacote de sintomas.
Acompanhei todos os posts, na maior ansiedade, pq estou passando pelo exato mesmo problema, outro carro, outra marca, mas sintomas muito parecidos.
Não sei se o Gil já achou a causa real disso.
Aqui só não desacoplei o alternador por ser serviço muito pesado, para poder ver se um curto num diodo da ponte retificadora do regulador poderia fazer com que o próprio alternador ao tentar mandar energia para a bateria, teria parte dessa energia aterrada, provocando força contra-eletro-motriz como já foi bem citado aqui (e no caso do Gil não parece ser a causa, mas aqui não eliminei) fazendo peso pro motor, e, aliado à isso, acionar algo elétrico, piorar o que já não estaria bom.
Troquei alguns desses itens pouco antes do sintoma da
RPM baixa e, alguns após:
filtro de comb.
filtro de ar
bateria (tava na hora)
bomba de comb. (pelo menos foi barato)
sensor de temp. da água
corpo da borboleta limpo
anti-chama limpo
velas novas
cabos de velas novos
Andando não se percebe perda de potência, mas percebo ao subir uma rampa da garagem que ia só na embreagem, agora, preciso acelerar para não morrrer.
Vou também tentar achar onde ficam ficam todos os pontos de aterramento.
Outra coisa que notei é mais nhec nhec que parece vir ou da correia dentada ou da correia do alternador, não consegui definir com certeza, junto com o pacote de sintomas.
Pois é, o problema persiste, ainda não voltei a levar o Niva ao eletricista, para fazer um teste com outro alternador. Mas achei interessante a sua hipótese sobre um curto no diodo, vou pedir para o eletricista verificar isto!
Que tal desligar o cabo do alternador (isso isolaria o sistema elétrico do carro)
Se não funcionar, retirar a correia (isso isolaria o alternador)
Se não for nem um nem outro... aí manda pro pai-de-santo!
Um diodo em curto queimaria o enrolamento ao qual está ligado e por consequência o alternador forneceria apenas 2/3 da sua potência. A bateria não se carregaria totalmente, e em pouco tempo, faltaria força para virar o motor de arranque. Se o motor de arranque não rateia, então não é diodo em curto ou mesmo aberto (só não queimaria o enrolamento).
Abs