Olá!
Tenho um Niva 95 (motor 1.6 com carburador original russo) e, de uns tempos para cá, tenho observado um problema que tem me causado bastante aporrinhação: o giro do motor cai bruscamente e bastante ao serem acesos os faróis do carro. Mesmo uma pisada no freio, que faz acenderem as luzes de freio, já é acusada por uma ligeira queda de rotação do motor. Quanto mais faróis forem acesos, pior irá ficar a situação, o giro cai a ponto de o motor morrer, Isto, me obriga a manter a marcha lenta regulada para cerca de 1500 rpm, ao invés dos ca. de 900 rpm originais.além de consumir mais combustível, torna o motor ainda mais barulhento.
O alternador (do Corsa, 55 Ah) está em perfeita ordem, já foi revisado duas vezes, e está funcionando, bem como o regulador de voltagem nele embutido.
A impressão que tenho, totalmente empírica, é de que, ao se ligar qualquer item elétrico, o motor está sendo "freado", como se algo estivesse segurando o mesmo.
Alguma alma caridosa tem alguma idéia do que possa estar ocasionando este problema?
[ ]s