Powered by vBulletin

Giro do motor cai muito ao se ligarem os faróis

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/06/2010, 10:58
    Eduardo Velo
    Gil , isso é só falta de tecnologia , deixa os farois apagados e usa esse oculos ... rs ...

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-warfare-2-_JM

Como ja foram feitos varios testes , vc ja fez um teste com ligação direta dos farois , by-passando o esquema original ?? pode ter uma fuga de corrente ... pode não dar em nada , mas não custa tentar ...

abs ... Edu
  • 01/06/2010, 14:16
    Dinola
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Pois é, rodei um pouco com o Niva, o suficiente para comprovar que a bobina não é a vilã dessa história, pois o problema persiste.

Vamos partir para mais pesquisa, agora por parte do eletricista, porque eu já cansei da brincadeira!

Gil, desculpe a insistência mas pelo menos veja o estado das faíscas como citei porque o defeito pode não estar exatamente na bobina mas nos ítens que fazem parte da sua alimentação (12 V que vem da chave de contato e ignição eletrônica). Vamos achar este maledeto defeito!!!!!!!:mad:
    []
  • 01/06/2010, 20:45
    Girti
    Uma luz no fim do túnel!
    Como o problema já está ocorrendo há tempo, tenho como, aos poucos, eliminar hipóteses. Como descrevi em outra mensagem, eu já havia feito um teste, lá no Wilson, deixando o motor ligado até esquentar, o que não fez com que o problema aparecesse, mas o mesmo apareceu pouco depois que comecie a rodar com o carro. Hoje, fiz novo teste e... EURECA, consegui, enfim, descobrir QUANDO o problema aparece. Falta agora somente descobrir porque...

Qual foi o teste? Deixei o motor ligado até que esquentasse, lampejei os faróis (alto+longo alcance), e nada aconteceu. A seguir, acelerei o motor algumas vezes e lampejei novamente os faróis. BINGO!, a rotação do motor despencou. Desliguei imediatamente o motor e a ignição, ligando-os em seguida, sem pausa nenhuma. Lampejei os faróis e... nada! Acelerei o motor e lampejei os faróis, o que fez a rotação despencar de novo. Desta forma, consegui descobrir que o problema só ocorre após o motor ser acelerado ao menos uma vez. Repeti a experiência diversas vezes, e o resultado era sempre o mesmo.

Mais tarde, passei no auto-elétrico e contei a ele o ocorrido, e ele levantou a hipótese de o problema estar na lâmpada de aviso da carga de bateria. Segundo ele, esta lâmpada (nos Nivas de 95 em diante, a luz de aviso de carga da bateria está conectada a um circuito impresso) pode estar com algum problema, o que estaria causando uma espécie de magnetização (estou usando minha linguagem "leiga", o termo técnico pode ser outro!). O processo de "magnetização" seria desativado quando eu desligasse a ignição, retornando quando eu acelerava o carro.

Vou deixar o Niva no auto-elétrico na próxima semana, após o feriado, vamos ver o que acontece! Em todo caso, já há sintomas mais claros, que poderão levar, enfim, a uma solução.
  • 01/06/2010, 21:15
    BACALHAU
    Gil. TROQUE o fio que vai do alternador à bateria por um NOVO, inclusive terminais.
    Esses terminais devem ser SOLDADOS ao fio e bem apertados. As conexões desses terminais ao alternador e à bateria, também devem ser bem firmes (apertadas)
    .
    Utilize um fio compatível com a corrente (amperagem) do alternador, no caso 55A. Eu usaria um cabo de 6 mm².
    Se isso não resolver eu lhe mando o valor do cabo e dos terminais.
  • 02/06/2010, 12:12
    Dinola
    Depois do sintoma delatado acima, acredito mais ainda no sistema de ignição.
    Muito provavelmente o módulo.
    Quando vc dá a partida o módulo não é muito exigido (baixa rotação). Quando se acelera pode haver alguma descompensação interna (capacitor ou transístor em fuga, resistor alterado) e aí quando acende os farois, a tensão da bateria cai levemente e o módulo não compensa esta queda. Mas tambem pode ser nas adjacencias (como os 12 V ou terra que alimentam a bobina e o módulo). Faíscas amareladas ou inconstantes indicariam isto. Basta olhar para se confirmar a suspeita!
    []s
  • 02/06/2010, 17:20
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Depois do sintoma delatado acima, acredito mais ainda no sistema de ignição.
    Muito provavelmente o módulo.
    Quando vc dá a partida o módulo não é muito exigido (baixa rotação). Quando se acelera pode haver alguma descompensação interna (capacitor ou transístor em fuga, resistor alterado) e aí quando acende os farois, a tensão da bateria cai levemente e o módulo não compensa esta queda. Mas tambem pode ser nas adjacencias (como os 12 V ou terra que alimentam a bobina e o módulo). Faíscas amareladas ou inconstantes indicariam isto. Basta olhar para se confirmar a suspeita!
    []s

Dinola, está havendo um mal entendido. A rotação do motor, na marcha lenta, cai, mas o rendimento do motor, quando em uso, não se altera. O motor não falha, não perde potência, apenas na marcha lenta ocorre o problema. Portanto acredito que não há nenhuma anomalia no sistema de ignição.
  • 02/06/2010, 18:24
    Dinola
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Dinola, está havendo um mal entendido. A rotação do motor, na marcha lenta, cai, mas o rendimento do motor, quando em uso, não se altera. O motor não falha, não perde potência, apenas na marcha lenta ocorre o problema. Portanto acredito que não há nenhuma anomalia no sistema de ignição.

Eu entendi sim Gil. Acontece que quando vc acelera, o alternador aumenta a tensão geral do sistema e aí o defeito não acontece.
  • 02/06/2010, 19:04
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Eu entendi sim Gil. Acontece que quando vc acelera, o alternador aumenta a tensão geral do sistema e aí o defeito não acontece.

Agora entendi o que você quis dizer!

Na próxima semana vou fazer mais alguns testes, inclusive levá-lo ao eletricista para uma verificação.

Obrigado, um abraço!
  • 15/07/2010, 03:25
    lordenatas
    Acompanhei todos os posts, na maior ansiedade, pq estou passando pelo exato mesmo problema, outro carro, outra marca, mas sintomas muito parecidos.

Não sei se o Gil já achou a causa real disso.

Aqui só não desacoplei o alternador por ser serviço muito pesado, para poder ver se um curto num diodo da ponte retificadora do regulador poderia fazer com que o próprio alternador ao tentar mandar energia para a bateria, teria parte dessa energia aterrada, provocando força contra-eletro-motriz como já foi bem citado aqui (e no caso do Gil não parece ser a causa, mas aqui não eliminei) fazendo peso pro motor, e, aliado à isso, acionar algo elétrico, piorar o que já não estaria bom.

Troquei alguns desses itens pouco antes do sintoma da
    RPM baixa e, alguns após:

filtro de comb.
    filtro de ar
    bateria (tava na hora)
    bomba de comb. (pelo menos foi barato)
    sensor de temp. da água
    corpo da borboleta limpo
    anti-chama limpo
    velas novas
    cabos de velas novos

Andando não se percebe perda de potência, mas percebo ao subir uma rampa da garagem que ia só na embreagem, agora, preciso acelerar para não morrrer.

Vou também tentar achar onde ficam ficam todos os pontos de aterramento.

Outra coisa que notei é mais nhec nhec que parece vir ou da correia dentada ou da correia do alternador, não consegui definir com certeza, junto com o pacote de sintomas.
  • 15/07/2010, 10:56
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por lordenatas Ver Post
    Acompanhei todos os posts, na maior ansiedade, pq estou passando pelo exato mesmo problema, outro carro, outra marca, mas sintomas muito parecidos.

Não sei se o Gil já achou a causa real disso.

Aqui só não desacoplei o alternador por ser serviço muito pesado, para poder ver se um curto num diodo da ponte retificadora do regulador poderia fazer com que o próprio alternador ao tentar mandar energia para a bateria, teria parte dessa energia aterrada, provocando força contra-eletro-motriz como já foi bem citado aqui (e no caso do Gil não parece ser a causa, mas aqui não eliminei) fazendo peso pro motor, e, aliado à isso, acionar algo elétrico, piorar o que já não estaria bom.

Troquei alguns desses itens pouco antes do sintoma da
    RPM baixa e, alguns após:

filtro de comb.
    filtro de ar
    bateria (tava na hora)
    bomba de comb. (pelo menos foi barato)
    sensor de temp. da água
    corpo da borboleta limpo
    anti-chama limpo
    velas novas
    cabos de velas novos

Andando não se percebe perda de potência, mas percebo ao subir uma rampa da garagem que ia só na embreagem, agora, preciso acelerar para não morrrer.

Vou também tentar achar onde ficam ficam todos os pontos de aterramento.

Outra coisa que notei é mais nhec nhec que parece vir ou da correia dentada ou da correia do alternador, não consegui definir com certeza, junto com o pacote de sintomas.

Pois é, o problema persiste, ainda não voltei a levar o Niva ao eletricista, para fazer um teste com outro alternador. Mas achei interessante a sua hipótese sobre um curto no diodo, vou pedir para o eletricista verificar isto!
  • 15/07/2010, 11:08
    MRaizer
    Que tal desligar o cabo do alternador (isso isolaria o sistema elétrico do carro)
    Se não funcionar, retirar a correia (isso isolaria o alternador)
    Se não for nem um nem outro... aí manda pro pai-de-santo!:shock:
  • 15/07/2010, 13:05
    Dinola
    Um diodo em curto queimaria o enrolamento ao qual está ligado e por consequência o alternador forneceria apenas 2/3 da sua potência. A bateria não se carregaria totalmente, e em pouco tempo, faltaria força para virar o motor de arranque. Se o motor de arranque não rateia, então não é diodo em curto ou mesmo aberto (só não queimaria o enrolamento).
    Abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:27.