Postado originalmente por
nearzero
Olás, senhores!
Como citei m outro tópico, recentemente apareceu na vianha viatura o mesmo problema relatado pelo sr Gil neste tópico. Este problema NUNCA me ocorreu antes. Mas para entendimento de todos, vamos a um nem tão breve resumo hehehe:
Precisei trocar o alternador recentemente, porque o mesmo nao estava suportando a carga elétrica do carro, que aliado a vários outros sintomas de "parte elétrica toda ferrada" me levaram ao autoelétrico mais uma vez, que seguem:
- Medidor de RPM louco a mais de 3000 RPM.
- Todos os instrumentos influenciavam uns nos outros, ex: Quando ligava a seta o rpm ficava oscilando conforme a intermitência da seta. Quand ligava o limpador a noite, o mesmo gira menos que quando ligo com faróis desligados, tipo umas 2 x menos.
Quando fui no autoelétrico ja falei pro cara todos os sintomas de uma vez, pra tentarmos resolver tudo na mesma "facada" O que foi feito foi o seguinte:
- Troca do alternador por um de 120 amperes NOVO (ainda a verificar qual modelo exato,mas se nao em engano é do vectra)
- Refeito todo o aterramento do carro;
- refeita alguns trechos de fiação completos;
- retirada uma chave geral que eu tinha para efeitos de não descarga da bateria.
resultado:
- Devido ao "peso", imagino eu do alternador, tive que dobrar a regualgem da marcha lenta no carburador, mas depois de regulado fica beleza. (nao marquei ainda o quanto isso aumenta o consumo da viatura, e se modificar estudarei a substituiçao de polias)
- Todos os instrumentos que influenciavam uns nos outros nao os influencia mais.
- Nenhuma oscilaçao em nada de lámpadas internas, faróis, etc, de acordo com o RPM;
- O problema da velocidade do limpador, segundo o autoelétrico está nos braços do mesmo desgastados, entao de nada adiantou nesta parte;
- Segunto o mesmo autoelétrico o problema do RPM está no próprio bicho, vou trocar esses dias pra ver no que dá.
- O alternador supre toda a carga que o sistema necessita sem chiar, a nao ser quando o rpm baixa demais, onde se oube um barulho muuuuito esquisito de chiado fino, mas nisso o rpm já está abaixo dos 500.
- Agora, quando ligo os faróis com o motor ligado, sinto e vejo no RPM uma perda de mais ou menos 30% na rotação na gasolina e uns quase 50% de rotação no GNV. Porém, segundo o carinha que fez a adaptação do alternador, isso ;e NORMAL (???) só que me faz andar com o carro nos mesmos 1500 RPM q o gil falou para o bicho nao apagar no trãnsito a noite... O que posso adiantar é o seguinte: Nao há interferência alguma nas luzes do carro, somente o giro do motor cai, e devido a força que o alternador necessita para girar, a viatura deve estar bebendo mais que eu kkk
Outros detalhes: Todas as peças abaixo nao tem nem 3000 km rodados:
- Correia Dentada, velas, cabos de velas, filtro de ar, filtro de óleo, bobina, rotor, tampa do distribuidore se eu lembrar mais eu coloco.
- O alternador antigo, se nao me engano nao tem regulador de voltagem embutido, e o novo tem. Porém o meu regulador antigo ainda está ligado...(sei la se isso influencia alguma coisa)
- Se lembrar de mais detalhes posto. Acho interessante salientar que o carro nunca apresentou esse problema antes a ponto de o carro morrer. Eu sentia uma queda durante o lampejo dos faróis, mas era minima, muito baixa mesmo e eu mesmo achei que era normal. Depois dessa mexida na elétrica toda que o problema ficou realmente chato.
Vou levá-lo a outro autoelétrico para verificar se consigo alguma solução. postei aqui em solidariedade ao nosso amigo GIL, caso fosse o mesmo problema, não está só no mundo kkkk. Qualquer novidade eu aviso.
abs!!!