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Convex Datacenter
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  • #49



    Hmmm, fiz o freio recentemente, troquei o original do niva pelo do Santana. Quando eu vi isso a primeira vez e avisei ao dinho (mecanico que fez o serviço) ele disse que era normal de acontecer. Só para esclarecer, não da esse problema se eu der uma apertada, isso ocorre quando eu bombo o freio várias vezes seguida com o carro parado e em marcha lenta.

    Como faço para verificar se é o diafragma? qual teste poderia fazer, ou onde tenho que abrir para verificar?

    Girt, você verificou se isso só acontece depois que o carro aquece, ou com ele frio também rola? Os fios podem se dilatar com o calor e se tiver quebras, perder o contato entre eles.

  • #50
    Citação Postado originalmente por emilioleonardo Ver Post
    (...)
    Girt, você verificou se isso só acontece depois que o carro aquece, ou com ele frio também rola? Os fios podem se dilatar com o calor e se tiver quebras, perder o contato entre eles.
    Emílio, não se trata de perda de contato, e sim de queda da rotação do motor. Nada, na parte elétrica, deixa de funcionar. Mas, respondendo à sua pergunta, o problema acontece qualquer que seja a condição de temperatura do motor.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #51
    Citação Postado originalmente por emilioleonardo Ver Post
    Hmmm, fiz o freio recentemente, troquei o original do niva pelo do Santana. Quando eu vi isso a primeira vez e avisei ao dinho (mecanico que fez o serviço) ele disse que era normal de acontecer. Só para esclarecer, não da esse problema se eu der uma apertada, isso ocorre quando eu bombo o freio várias vezes seguida com o carro parado e em marcha lenta.

    Como faço para verificar se é o diafragma? qual teste poderia fazer, ou onde tenho que abrir para verificar?

    Girt, você verificou se isso só acontece depois que o carro aquece, ou com ele frio também rola? Os fios podem se dilatar com o calor e se tiver quebras, perder o contato entre eles.
    Solte a mangueira do vácuo do motor jundo ao servo freio.
    Vede-a MUITO BEM com uma rolha de borracha, p.ex.
    Ligue o motor e faça o teste (bombe o freio). Note que ele vai ficar mais "duro" , pois está sem a assistência do motor.
    Verifique se o problema persiste (o motor falha).
    Como essa é a única ligação entre o motor e o freio...

    Oficinas especializadas em freio tem recursos mais adequados de testar o servo freio.

    Agora, por curiosidade: Se o freio é novo e funciona a contento, porque você o "bomba"?
    Outra pergunta, você usou peças novas ou de sucata?

    Já aconteceu problema semelhante com uma Saveiro que eu tinha, o mecânico revisou todo o sistema de freio, testou o servo e disse que tudo estava OK. Como eu sou teimoso e tinha um servo igual que seria instalado em um CJ, mandei-o trocar. O problema sumiu.

  • #52
    As peças do freio são todas novas (exceto pinças e disco)... bombei inicialmente quando o mecanico tava conectando as peças do freio e me pediu pra fazer isso. Mas como sou curioso, também fiz isso depois que sai da oficina, e essa situação persistiu. Conversei com várias pessoas sobre isso, o que a maioria tinha me passado foi que: se isso acntecer por causa de uma pisada é ruim, mas com pisadas continuas, é natural, já que está ligado ao motor e assim afeta o seu funcionamento.

    Assim que der, vou fazer esse seu teste, só pra ter certeza.

  • #53

    Não é natural

    NÃO É NORMAL que pisadas no freio, seja de que jeito for, afetem o funcionamento do motor.
    Uma vez que o servo freio atua com o vácuo formado pelo motor, ainda aposto em um possível problema nesse sistema, provocando uma "falsa" entrada de ar.

  • #54


    Nem o Gil e nem o Emilio dizem nada.
    Estou achando que o defeito, nos dois casos, está naquela peça que fica entre o volante e o banco dianteiro esquerdo.

  • #55
    Citação Postado originalmente por JOFRAN Ver Post
    Bom Dia Amigo Gil,Saude e Paz.
    Como ficou a solução do seu Niva,em relação a queda do ''GILRO'' do motor em relação a parte eletrica?

    O mistério continua, mas algumas hipóteses foram eliminadas. O pior é que agora, depois de algumas medidas "corretivas", com um aterramento dulpo do alternador, o problema passou a ser intermitente, vai e volta, e ainda não conseguimos descobrir o que faz com que isto aconteça...
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #56
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    O mistério continua, mas algumas hipóteses foram eliminadas. O pior é que agora, depois de algumas medidas "corretivas", com um aterramento dulpo do alternador, o problema passou a ser intermitente, vai e volta, e ainda não conseguimos descobrir o que faz com que isto aconteça...
    Gil, o que é aterramento DULPO ?
    Falando sério, onde exatamente foi feito o aterramento ? A carcaça já não é aterrada ?

  • #57
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Gil, o que é aterramento DULPO ?
    Falando sério, onde exatamente foi feito o aterramento ? A carcaça já não é aterrada ?
    A conselho do eletricista, como "tira-teima", foram ligados ao alternador dois cabos, um deles vai até a carroceria, o outro até o polo negativo da bateria. Como o defeito persiste, este útlimo foi logo desconectado, pois estava anulando a chave geral que tenho instalado no SUVdesenvolvido.

    Como o problema só está ocorrendo após o carro rodar por algum tempo, surgiu a hipótese de ele estar relacionado ao calor do motor, que estaria provocando algum tipo de mau contato devido ao aquecimento. A próxima experiência será trocar temporariamente a bateria, para ver se a bateria que está instalada, já com 3,5 anos, pode estar com algum problema ocasionado pela alta temperatura do motor. O problema é achar quem empreste a tal bateria...
    Gil Roberto
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  • #58
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    A conselho do eletricista, como "tira-teima", foram ligados ao alternador dois cabos, um deles vai até a carroceria, o outro até o polo negativo da bateria. Como o defeito persiste, este útlimo foi logo desconectado, pois estava anulando a chave geral que tenho instalado no SUVdesenvolvido.

    Como o problema só está ocorrendo após o carro rodar por algum tempo, surgiu a hipótese de ele estar relacionado ao calor do motor, que estaria provocando algum tipo de mau contato devido ao aquecimento. A próxima experiência será trocar temporariamente a bateria, para ver se a bateria que está instalada, já com 3,5 anos, pode estar com algum problema ocasionado pela alta temperatura do motor. O problema é achar quem empreste a tal bateria...
    Defeito intermitente as vezes é tão difícil de achar que chega a tirar a lógica da análise . Acho que se a bateria estivesse ruim a ponto de interferir deste jeito no funcionamento, ela não teria nem condição de dar a partida. Mas não custa tentar.

  • #59
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Defeito intermitente as vezes é tão difícil de achar que chega a tirar a lógica da análise . Acho que se a bateria estivesse ruim a ponto de interferir deste jeito no funcionamento, ela não teria nem condição de dar a partida. Mas não custa tentar.
    A bateria parece estar ótima, não nega fogo nas partidas, mas, como você mesmo escreveu, defeito intermitente é uma desgraça, é muito mais difícil de ser localizado, o que me faz tentar de tudo (ou melhor, quase tudo! ) para descobrir a origem do problema.

    Gil Roberto
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  • #60
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    A bateria parece estar ótima, não nega fogo nas partidas, mas, como você mesmo escreveu, defeito intermitente é uma desgraça, é muito mais difícil de ser localizado, o que me faz tentar de tudo (ou melhor, quase tudo! ) para descobrir a origem do problema.


    O defeito não era intemitente e passou a ser depois do aterramento. Me passa a idéia de que agora o defeito ficou "mascarado" e dessa maneira será mais difícil acha-lo. Eu partiria do princípio começando por desligar a referência do alternador para saber se o giro cai devido a força mecânica do alternador (defeito em algum enrolamento interno que poderia provocar uma força contra eletromotriz forçando o motor a diminuir o giro) ou se é por falta de corrente para a bobina.
    []s

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