Só para mudar de tema, uma alternativa a lixar os leds: pintar eles com varniz fosco.
Tô tentando montar o primeiro jogo de leds para o pisca lateral. Até agora, tudo errado.
Mas sigo tentando.
E decidi falar com um capoteiro e ver se ele consegue colocar o forro, que eu não tenho a manha.
Não, não. Os dedos não. Mas já queimei o pé dando aquela chacoalhada para tirar o excesso de estanho do ferro. Esqueci que estava de havaianas...
Shuter: os problemas vão sendo resolvidos. O primeiro é falta de tempo, mas aos poucos vou dando um jeito. Uma fonte mal regulada mandou pro espaço meia duzia de leds de 10 mm. Mas já fiz um retificador de tensão, então beleza. Aliás, esse é um problema que me deixa encafifado com as matrizes de leds. A tensão pode variar bastante no carro (digamos de 11,5 a 13,5V) e os leds são meio sensíveis. O ideal sería retificar a tensão, especialmente em aqueles que ficam ligados direto (lanternas, painel) ou que podem ficar ligados por um tempo mais o menos longo (freios, luz de ré). Se for retificar para cada matriz, fica grande e um pouco caro. Estou pensando em fazer um retificador para todo o sistema de iluminação quando for trocar a fiação e as caixas de fusíveis.
O primeiro teste foi com os piscas laterais. O sistema funcionou, tirando o detalhe da fonte mal regulada, mas a potência ficou muito abaixo do que eu esperava. 4 leds de alta potencia de 10mm ficaram muxibinhas de todo. Vou ter de aumentar a quantidade, o que implica em uar leds de 5mm.
Vc manja de eletrônica? Tou precisando umas dicas. Pode responder por MP, se achar melhor.