Amigo Boa Tarde dá uma boa olhada nesse link que grande parte das suas dúvidas serão sanadas, qualquer coisa é só perguntar, um forte abraço! http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...-frontier.html
Versão Imprimível
Amigo Boa Tarde dá uma boa olhada nesse link que grande parte das suas dúvidas serão sanadas, qualquer coisa é só perguntar, um forte abraço! http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...-frontier.html
Para mudar de 4x2 para 4x4 é recomendável estar a no máximo 40 km/h da primeira vez. Depois disso, no manual fala que pode fazer a mudança em velocidade maior. Por exemplo, está na estrada, encontra lama, daí passa de 4x2 para 4x4 e "liga a roda livre". Daí você volta para 4x2. Se não der ré para "desligar a roda livre", pode novamente passar de 4x2 para 4x4 em velocidades acima de 40 km/h. Já de "desligar a roda livre", deverá novamente respeitar o limite de 40 km/h para acionar o 4x4.
"N" é o "ponto morto" da caixa de transferência
Outra coisa, não é legal você estar patinando as rodas traseiras e acionar o 4x4, mesmo em velocidades abaixo de 40km/h pois vai dar um tranco, já que rodas traseiras estão patinando e rodas dianteiras estão paradas ou rodando em velocidade menor que as traseiras. Nesse caso, o melhor é parar antes de acionar o 4x4. Você pode mudar de 4x2 para 4x4 com o carro em movimento (respeitando os limites que citei), por exemplo quando vê que vai ter um lamaçal mas as rodas traseiras não estão patinando (ou seja, rodas dianteiras e traseiras girando na mesma velocidade), daí não tem problema.
Amigos,
Não sei se este seria o tópico mais adequado, mas para evitar ficar procriando tópicos de mesmo assunto e como no grupo da NISSAN não tem nada mais específico, vou apresentar minha dúvida.
Depois de um início de ano bem atarefado, constatei que minha 4x4 não está 100%. Quando aciono a tração fica fazendo um barulho TEC TEC TEC que aumenta conforme aumenta a velocidade. Em consulta no fórum (no grupo da SUZUKI) cheguei a conclusão que seria a RL. Aliás, o mecânico afirmou que seria a RL que teria estragado e que não daria conserto, apenas substituição. Ele levantou o carro no elevador e o 4x4 engatou normal.
Bem, a dúvida agora é outra, quando engato o 4x4 fica apenas o TEC TEC (estalando) e nada mais, mas quando volto para 4x2 começa um barulho de lata solta batendo na roda da frente. Muito esquisito. O barulho fica bem alto e só para com o carro parado ou quando engato a ré. O que vocês acham que pode ser? Será que é a RL que está ficando travada e fazendo o eixo "bater"?
Aguardo comentários.
Herick, vou dar uma olhada... Preciso de um especialista em 4x4.
mas divagando, para ser a Tcase não teria que fazer o barulho enquanto tracionado? Não seria o mesmo para o cardã? O barulho eh só de um lado, tenho certeza. Se eu fecho o vidro do lado do carona nao escuto nada.
Em alguma versão a Frontier veio com diferencial auto-blocante (modelo antigo 2002-2008)?
Amigos,
Consegui trocar as RL (graças ao aliexpress.com) e o barulho foi 100% solucionado. Agora surgiu outro problema, o fio do painel que "aciona a luz do 4x4" está partido (provável obra do mecânico que mexeu na embreagem).
Sobre o autoblocante, parece que todos estes modelos possuem diferencial traseiro autoblocante (sistema semelhante ao de algumas S10), tanto que não se recomenda o uso de qualquer óleo ---- corrijam-me por favor.
Abs
Amigos,
Hoje resolvi fazer um pequeno teste do funcionamento do 4X4. O primeiro teste foi apenas do acionamento e do barulho e até então OK. Depois de 10 dias de chuvas ininterruptas resolvi fazer uma volta de 500m (isso mesmo 500m) em estrada de terra para testar o 4x4HI e LO. Daí vai o relato da genialidade.
Primeiro, constatei um grande erro. Sair em trilha sem acompanhante e carro de apoio. Superado a genialidade.
Liguei o 4X4 e tudo funcionou direitinho. Tentei subir uma rampa, mas nada feito, então tive que voltar de ré. Neste momento notei que a 4x4 fez um barulho, como estivesse desengatando. Mas ainda com tração (estranho). Voltei o trecho da rampa e tudo bem, até que.... tchan tchan tchan Como manobrar o carro?
O gênio resolveu aproveitar um espaço no terreno e tentar a manobra. Segundo erro. Não conhecia o lugar e não olhei se tinha valeta ou algo assim. Sorte minha, não tinha valeta, mas tinha um "altinho" da pista e aquilo que meu anjo da guarda estava avisando aconteceu. Fiquei agarrado... (merecido)... Neste momento de desespero observei o seguinte, as rodas da frente não giravam, só as traseiras. Depois de muito vai e vem consegui sair.
Daí vem minha dúvida. O sistema de tração da NISSAN é distribuido 50-50 ou é livre (toda a força e transferida para as rodas em falso)?
Frontier e xterra tem distribuição 50/50 entre os eixos quando em 4x4 porque não tem diferencial central. É 4x4 part time, somente devendo ser usado em pisos de baixa aderência. Se o 4x4 estiver engrenado, ao menos uma das rodas dianteiras deveria estar girando.
FASSIS,
então, era o que imaginava, mas como as rodas dianteiras ficaram paradas e quando sai do enrosco a tração estava funcionando normal, fiquei na dúvida. Agora, você me deixou com uma grande dúvida, se a roda direita não estava em falso. Vou testar novamente, mas agora vou com auxílio... rs
Obrigado pela resposta.