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  • #1
    Usuário Avatar de [Fred]
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    Amigos,

    Não sei se este seria o tópico mais adequado, mas para evitar ficar procriando tópicos de mesmo assunto e como no grupo da NISSAN não tem nada mais específico, vou apresentar minha dúvida.

    Depois de um início de ano bem atarefado, constatei que minha 4x4 não está 100%. Quando aciono a tração fica fazendo um barulho TEC TEC TEC que aumenta conforme aumenta a velocidade. Em consulta no fórum (no grupo da SUZUKI) cheguei a conclusão que seria a RL. Aliás, o mecânico afirmou que seria a RL que teria estragado e que não daria conserto, apenas substituição. Ele levantou o carro no elevador e o 4x4 engatou normal.

    Bem, a dúvida agora é outra, quando engato o 4x4 fica apenas o TEC TEC (estalando) e nada mais, mas quando volto para 4x2 começa um barulho de lata solta batendo na roda da frente. Muito esquisito. O barulho fica bem alto e só para com o carro parado ou quando engato a ré. O que vocês acham que pode ser? Será que é a RL que está ficando travada e fazendo o eixo "bater"?

    Aguardo comentários.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por [Fred] Ver Post
    Amigos,

    Não sei se este seria o tópico mais adequado, mas para evitar ficar procriando tópicos de mesmo assunto e como no grupo da NISSAN não tem nada mais específico, vou apresentar minha dúvida.

    Depois de um início de ano bem atarefado, constatei que minha 4x4 não está 100%. Quando aciono a tração fica fazendo um barulho TEC TEC TEC que aumenta conforme aumenta a velocidade. Em consulta no fórum (no grupo da SUZUKI) cheguei a conclusão que seria a RL. Aliás, o mecânico afirmou que seria a RL que teria estragado e que não daria conserto, apenas substituição. Ele levantou o carro no elevador e o 4x4 engatou normal.

    Bem, a dúvida agora é outra, quando engato o 4x4 fica apenas o TEC TEC (estalando) e nada mais, mas quando volto para 4x2 começa um barulho de lata solta batendo na roda da frente. Muito esquisito. O barulho fica bem alto e só para com o carro parado ou quando engato a ré. O que vocês acham que pode ser? Será que é a RL que está ficando travada e fazendo o eixo "bater"?

    Aguardo comentários.
    Já deu uma olhada na caixa de transferência 4x4? Olhe também o cardam da tração, rolamentos, cruzetas, é melhor não usar a tração 4x4 enquanto não resolver o problema! Um forte abraço.

  • #3
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    Herick, vou dar uma olhada... Preciso de um especialista em 4x4.

    mas divagando, para ser a Tcase não teria que fazer o barulho enquanto tracionado? Não seria o mesmo para o cardã? O barulho eh só de um lado, tenho certeza. Se eu fecho o vidro do lado do carona nao escuto nada.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por [Fred] Ver Post
    Herick, vou dar uma olhada... Preciso de um especialista em 4x4.

    mas divagando, para ser a Tcase não teria que fazer o barulho enquanto tracionado? Não seria o mesmo para o cardã? O barulho eh só de um lado, tenho certeza. Se eu fecho o vidro do lado do carona nao escuto nada.
    Se parado tá fazendo todo esse barulho, tem que desmontar a Roda Livre, não tem outro jeito!

  • #5
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    Em alguma versão a Frontier veio com diferencial auto-blocante (modelo antigo 2002-2008)?

  • #6
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    Thumbs up Barulho solucionado

    Citação Postado originalmente por RodrigoFerro Ver Post
    Em alguma versão a Frontier veio com diferencial auto-blocante (modelo antigo 2002-2008)?
    Amigos,

    Consegui trocar as RL (graças ao aliexpress.com) e o barulho foi 100% solucionado. Agora surgiu outro problema, o fio do painel que "aciona a luz do 4x4" está partido (provável obra do mecânico que mexeu na embreagem).

    Sobre o autoblocante, parece que todos estes modelos possuem diferencial traseiro autoblocante (sistema semelhante ao de algumas S10), tanto que não se recomenda o uso de qualquer óleo ---- corrijam-me por favor.

    Abs

  • #7
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    Citação Postado originalmente por [Fred] Ver Post
    Amigos,

    Consegui trocar as RL (graças ao aliexpress.com) e o barulho foi 100% solucionado. Agora surgiu outro problema, o fio do painel que "aciona a luz do 4x4" está partido (provável obra do mecânico que mexeu na embreagem).

    Sobre o autoblocante, parece que todos estes modelos possuem diferencial traseiro autoblocante (sistema semelhante ao de algumas S10), tanto que não se recomenda o uso de qualquer óleo ---- corrijam-me por favor.

    Abs
    Que bom meu amigo que resolveu o problema! É isso mesmo o óleo do diferencial tem que ser o recomendado pela Fábrica, sob pena de f.... Todo o sistema, fique atento e confira no manual o óleo especificado, um forte abraço.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por [Fred] Ver Post
    Amigos,

    Consegui trocar as RL (graças ao aliexpress.com) e o barulho foi 100% solucionado. Agora surgiu outro problema, o fio do painel que "aciona a luz do 4x4" está partido (provável obra do mecânico que mexeu na embreagem).

    Sobre o autoblocante, parece que todos estes modelos possuem diferencial traseiro autoblocante (sistema semelhante ao de algumas S10), tanto que não se recomenda o uso de qualquer óleo ---- corrijam-me por favor.

    Abs
    Amigo, sei que já faz tempo, mas poderia me dizer o que achou da RL comprada no aliexpress? Vc comprou aquela automática? Deu algum problema no tempo em que ficou com você? achou que compensou? Eu estou em dúvida em comprar a automática na aliexpress ou a manual AVM no Brasil.

  • #9
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    Hoje resolvi fazer um pequeno teste do funcionamento do 4X4. O primeiro teste foi apenas do acionamento e do barulho e até então OK. Depois de 10 dias de chuvas ininterruptas resolvi fazer uma volta de 500m (isso mesmo 500m) em estrada de terra para testar o 4x4HI e LO. Daí vai o relato da genialidade.

    Primeiro, constatei um grande erro. Sair em trilha sem acompanhante e carro de apoio. Superado a genialidade.

    Liguei o 4X4 e tudo funcionou direitinho. Tentei subir uma rampa, mas nada feito, então tive que voltar de ré. Neste momento notei que a 4x4 fez um barulho, como estivesse desengatando. Mas ainda com tração (estranho). Voltei o trecho da rampa e tudo bem, até que.... tchan tchan tchan Como manobrar o carro?

    O gênio resolveu aproveitar um espaço no terreno e tentar a manobra. Segundo erro. Não conhecia o lugar e não olhei se tinha valeta ou algo assim. Sorte minha, não tinha valeta, mas tinha um "altinho" da pista e aquilo que meu anjo da guarda estava avisando aconteceu. Fiquei agarrado... (merecido)... Neste momento de desespero observei o seguinte, as rodas da frente não giravam, só as traseiras. Depois de muito vai e vem consegui sair.

    Daí vem minha dúvida. O sistema de tração da NISSAN é distribuido 50-50 ou é livre (toda a força e transferida para as rodas em falso)?

  • #10
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    Frontier e xterra tem distribuição 50/50 entre os eixos quando em 4x4 porque não tem diferencial central. É 4x4 part time, somente devendo ser usado em pisos de baixa aderência. Se o 4x4 estiver engrenado, ao menos uma das rodas dianteiras deveria estar girando.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    Frontier e xterra tem distribuição 50/50 entre os eixos quando em 4x4 porque não tem diferencial central. É 4x4 part time, somente devendo ser usado em pisos de baixa aderência. Se o 4x4 estiver engrenado, ao menos uma das rodas dianteiras deveria estar girando.
    Obrigado por compartilhar a informação fassis eu achava que ela tinha o diferencial central, então nesse caso eu não é bom usar o 4x4 se for uma estrada de terra que ainda ande no 4x2?
    Ex Silverado 6cil
    Atual Frontier XE 4x4 2006

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Formagiog Ver Post
    Obrigado por compartilhar a informação fassis eu achava que ela tinha o diferencial central, então nesse caso eu não é bom usar o 4x4 se for uma estrada de terra que ainda ande no 4x2?
    Se a estrada de terra tiver boa aderência, melhor usar o 4x2. Não é só porque é estrada de terra que tem que acionar o 4x4. Na xterra o 4x4 é part time, ou seja, usa somente em situações onde seja de fato necessário e em pisos de baixa aderência (lama, areia,neve, etc, onde o 4x2 não forneça tração suficiente)
    Se estiver em uma estrada de terra, cascalho, etc, e usar o 4x4, quando for fazer uma curva, ao menos uma das rodas estará derrapando por causa da diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro (e por não haver diferencial central, ambos girarão na mesma rotação). Como o dianteiro é mais pesado por causa do motor, provavelmente um pneu traseiro derrapará (por ser forçado a girar na mesma rotação do dianteiro) e com isso o carro pode sair de traseira. Se tivesse diferencial central, esta situação seria o oposto e geraria maior aderência.

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