so para matar minha curiosidade
quando voce falou com o Ricardo?
avisou que temos tres interessados?
quanto aos requisitos, achei que esta otimo o pedido
Versão Imprimível
Prezado ICDALZOC, isso é o que mais gosto nesse Forum, aprender coisas novas sobre este esporte que pratico ha mais de 35 anos.
Por estar totalmente desinformado, gostaria de saber do amigo qual outro sistema de tração 4x4 com reduzida existe no mercado a não ser estes dois?
All-time 4x4 sempre disponivel, porem só um eixo traciona, o outro eixo entra em ação automáticamente quando uma das rodas do outro patina, sem ingerencia do piloto.
Existem inumeros tipos de acionamento automático, depende da marca e modelo.
Part-time, 4x4 é ligado pelo piloto quando necessário, tambem existem vários tipos de acionamento, dependendo da marca e modelo.
Não é isso?
Abraço,
Badia
Prezado Badia.
Tb estou aqui para somar conhecimentos e dividi-los com os outros membros do forum.
Acho que estamos fugindo do assunto do tópico, mas vamos lá...
Quando vc se refere que os 4x4all-time tracionam apenas o eixo traseiro, e que o dianteiro entra em ação qdo há diferença de rotação, não engloba todos os 4x4 all-time. Por exemplo: Lada Niva e Land Defender tracionam sempre as 4 rodas, com opção de bloquear 50/50 qdo conveniente.
O sistema da land rover tem a opcao full time, com bloqueio central desligado e part-time, com o bloqueio central ligado.
Agora existem sim outros tipos de tracao 4x4 sem ser o que o Badia mencionou. Exemplo e o sistema usado em alguns volkswagen alemaes mais antigos (lembro do passat e quantum), acho que se chamava synchro, no qual a dianteira recebia 25% e a traseira 75 % direto, podendo aumentar a dianteira caso necessario. Acho que o sistema quattro da Audi funciona assim tbm, não tenho certeza.
Não conheco todos os sistemas de tracao que existem, mas certamente existem sistemas full-time que mandam pelo menos parte da forca para cada eixo independente de necessidade.
Primeiro uma explicação ao amigo ICDALZOC;
Minha mensagem pode ter passado um cunho prepotente, mas minha intenção é exatamente oposta e serve para incentivar principalmente aos estreantes nesse apaixonante esporte a perguntarem tudo o que não sabem, principalmente neste Forum que participam pessoas de extremo conhecimento, por isso perguntar sobre o que não sei é coisa que não deixo de fazer nunca: - Mesmo assim a gente morre e não sabe tudo . . .
Voltando a vaca fria: Viaturas 4x4 com reduzida: Acionamento All-time e Part-Time=
DUDARJ, esse sistema VW foi lançado se não me engano da linha Sincro, mas sem reduzida, alias todos esses tipos de 4x4 como o SINCRO que conheço não tem reduzida e como estamos em um forum de off-road sabemos que ela é determinante e super necessária, não?
Quanto aos tipos de transmissão de força, 50/50, 40/30 ou outros os acionamentos estão todos na caixa e entram em funcionamento após as 4 rodas serem acionadas para tracionarem seja no all-tipe ou no part-time.
Espero ter deixado claro aos amigos minha intenção real de apreender e conhecer mais sobre as mecanicas dos nossos 4x4.
Abração e boas trilhas.
Badia
Primeiro uma explicação ao,
fala pessoal,
como nosso topico das xterras estava meio parado...
agora tenho um assunto...
ontem estava me enrolando em ir para casa....
como é normal....no meu trajeto para o retorno dei uma ´´encostadinha´´ num clio´´´.....o motorista segurou para nao atropelar um moqueiro que furou o sinal.....e nao deu tempo....acertei a quina do clio....
depois de 7 anos sem envolvimento em colisoes....e muitos carros sem seguro tive inclusive um audi A3 sem seguro (loucura).
por sorte, o juizo tomou conta de mim e resolvi fazer da xterra...
agora estou esperando o pequeno orcamento da oficina...
a batida foi de leve, so danos materiais....o clio bati na lateral esquerda e chegou a estufar a lateral direita....hehe
a Xt....olha o preju....como nao bati em cheio....pegou a lateral direita....
deu um pequeno estrago,
um farol
parachoque
grade
paralama
parabarro
moldura do paralama
e suporte do parachoque...
as pecas estao quase boas....so esfoladas....mas nao da recuperacao...por ser plastico...
assim que tiver o orcamento da oficina autorizada da Maritima posto....
Se vc tivesse com um parachoque de ferro seu prejuízo seria apenas uma ralada na pintura do mesmo...;-)
Vamos voltar ao assunto do parachoque do Ricardo. Estou sem tempo, mas assim que puder vou postar uma foto com o modelo do PC que estou fechando com o Ricardo para ver se é de agrado dos demais consorciados.
Abraços.
Carlos Eduardo.
Pessoal, pelo que pude entender, o projeto do Ricardo não vai sair muito dos padrões que ele já apresentou, por isso eu vou demonstrar o que combinei com ele através de fotos.
A primeira foto não possui os furos para os faróis de neblina, mas quero mostrar apenas como ficará a barra superior: A altura da trave será um pouco menor e não terá o travessão logo acima dos faróis de milha.
A segunda foto já mostra os furos mas a barra com altura muito baixa e com as laterais em 45º, o que não me agradou. Prefiro a inclinação da primeira foto. A bitola do tubo tb acho que deve ser como da 1ª foto.
As cores podem ser chumbo, preto ou cinza.
A espessura da peça é de 2.65mm, o que, particularmente, acho pouco, mas creio que o Ricardo possa nos oferecer uma espessura maior sem afetar no preço acordado.
Ele tem tb o peito de aço por volta de R$680. O valor do frete gira em torno de R$180.
Vamos debater os detalhes para fecharmos logo. Se alguém puder fazer um desenho da peça descrita acima ou bolar um montagem seria ótimo.
Grande abraço a todos.
Carlos Eduardo.
Segue mais uma foto do modelo do PC, mas ainda sem os ajustes comentados acima. É apenas para ter uma idéia de como ficará na minha viatura!:lol:
Amigo,
Venho namorando as X-Terra já algum tempo, pois acredito que será o carro que irá compor a lacuna deixada pelas bravas Campers que tive.
Mas o assunto aqui é PC, sendo assim fica apenas o seguinte alerta: Talvez não valha muito a pena colocar um PC com chapas mais grossas que as que o Ricardo sugeriu por 2 pontos básicos, primeiro, peso, o PC pode virar uma ancora em caso de atolamento, segundo, ele ficará tão rigido que em caso de colisão ele fique intacto, mas o chassis pode não aguentar e torcer/empenar. Este segundo ponto julgo mais importante que o primeiro, digo isso pois conheço alguns chassis dos mais variados carros, e nenhum conseguiu fazer como os Engesas e Campers, todos são mais frageis.
Abrs e fica o alerta!!!!