Postado originalmente por
André de Jesus Silva
Tudo bem, Dudarj.
Esses problemas com o diesel é um fato que agrava a situação mas não é o foco do problema. Assim tambem como o fato de ser com bomba eletronica ou mecanica.
O problema está no projeto da Xterra que utiliza um tanque de combustível de ferro quando deveria ser de material anti-corrosão.
Outras marcas tiveram o mesmo problema e mudaram o material do tanque.
O diesel no tanque, mesmo sendo de boa qualidade, sofre condensação quando não está cheio, independentemente do motor ser eletronico ou mecanico.
Existe solução tecnica para o problema do tanque: tratamento químico.
A propria Nissan ja realiza esse tratamento a pedido do cliente e pelo custo de R$ 1.700,00.
Se a marca tivesse respeito pelos seus clientes, fariam um recall para resolver a falha do projeto sem onus para os proprietarios do modelo.
Quanto a embreagem é mesmo considerada subdimensionada para o conjunto propulsor e o tempo de desgaste depende do pé esquerdo do motorista como qualquer carro de transmissão mecanica. O fato é comprovado pelas oficinas mecanicas, mas isso não desmerece a XT.
Desculpe a coincidência dessa postagem com o periodo de anúncio de sua XTerra.
A intenção não é fazer ninquém desistir da XTerra, até porque eu não desisti e não vou desistir dela, pois aindo considero a melhor relação custo/benefício para uma SUV com motor diesel. Seja pelo design, seja pelo conjunto mecanico já de todos conhecido.
A idéia é ter cuidado para não ser aborrecer no futuro.
Feliz venda para vc e para o futuro proprietário.
Abs.