:dance:FRONTIER COM 2 FILTROS DE COMBUSTÍVEL
Pois é pessoal, devido a qualidade do nosso diesel e também, devido ao tanque das Frontier ser de metal, e soltar ferrugem, eu instalei mais um filtro diesel, em sequência ao instalado, por precaução e para uma maior segurança no processo de filtragem.
O processo de instalação foi simples e de baixo custo.
Material utilizado:- 40 cm de mangueira para combústivel 5/16" R$ 2,00
- 2 abraçadeiras suprens 127-146mm R$ 5,00
- 2 abraçadeiras micro R$ 1,20
- 1 parafuso latão ou inox p/ fechar 1 filtro R$ 2,50
- filtro de combustivel R$45,00
Total R$55,70
Com o procedimento que eu fiz o veículo mantém a sua originalidade e o processo de reversão ou desinstalação é tão simples quanto o de instalação. Mantive o filtro original instalado. Posicionei um segundo filtro ao lado do instalado e os uni através das abraçadeiras suprens, de forma tal que a saida do primeiro filtro coincidiçe com a direção de entrada no segundo filtro. A mangueira que sai do cano metálico, que vem do tanque e abastece o filtro, eu substitui por uma um pouco maior, de mais ou menos 30 cm - para evitar dobras- e coloquei um pedaço pequeno de mangueira + ou - 8 cm na saída do primeiro filtro e entrando no segundo filtro. No fundo do primeiro filtro coloquei o parafuso de latão, para fechá-lo, mas tive que recortar uma arruela de borracha para fazer a vedação do mesmo. Apertei tudo , funcionei a pickup e beleza.
O sensor de água ficou instalado no 2º filtro. O espaço ficou bom, testei tudo e não houve vibração ou vazamentos.
Ainda não tive tempo de avaliar o resultado, quanto a eficiência da dupla filtragem, o que vai ocorrer após algumas abastecidas e alguns kilometros rodados. Vou fazer a drenagem dos dois filtros e avaliar a presença de água e sedimentos em ambos. Caso haja presença de contaminantes somente no primeiro filtro isto significa que um filtro somente, dá conta do recado. Se houver preseça de impurezas no segundo filtro, isto significa que realmente foi válida a instalação. Mas de qualquer forma vou mante-lo instalado. Vou fazer a troca do primeiro filtro sempre a cada 10.000km. Quando eu instalar o novo eu vou deixa-lo sempre como secundário e o que já estava instalado vou passá-lo como primário.
Foi uma idéia que eu tive para preservar e evitar algum problema na injeção.
Abraços a todos.