Pessoal,
Hoje desmontei a caixa.
Tirei o cardã traseiro, soltei o dianteiro, as barras com o suporte, e dividi a caixa tirando a 4x4 primeiro.
Olhei todas as peças, e terei de trocar o volante, ainda original.
Minha caminhonete está atualmente com 144.000 km.
A embreagem, atuador, platô estão em ordem, mas irei aproveitar o trabalho para trocar.
Fiz algumas tomadas de preço por aqui:
Kit embreagem LUK, completo: 5.200,00;
Kit embreagem LUK, sem o volante: 1.300,00;
Volante LUK: 3.440,00;
Kit SACHS, completo: 3.500,00;
Na concessionária NISSAN: 6.660,00 (sem mão-de-obra).
Na MWM de minha região, encontrei o volante. Porém, apenas o rígido. Valor: 1.050,00
Farei alguns comentários a respeito, para que expresse minha opinião e assim possa ajudar os membros que posteriormente precisem.
Conversei com muitas pessoas hoje, mecânicos, lojistas, consultores.
Minha conclusão, é que o volante bi-massa realmente é uma peça com o custo benefício relativamente baixo.
Comparando com todos os relatos aqui postados a respeito, esta peça tem uma vida útil média de 100.000km.
Olhando para a peça de reposição, o volante rígido, da própria MWM, não é uma peça em que se possa vendar os olhos e substituir.
Na teoria, o volante rígido acabaria com o problema de durablidade.
Na prática, ele é uma opção, e não uma solução.
Isso foi dito pela própria MWM. na qual falei hoje de manhã.
Meu mecânico, afirma que os rígidos funcionam sim. Ele trocou vários.
Porém, o que analisei, e estou analisando neste momento, é a manutenção de outros componentes como virabrequim, rolamentos, cardãn, coxins e outras mais que possam "receber" toda vibração posteriormente.
Nem a própria MWM garante que as peças podem continuar intactas.
Na ligação, o atendente do 0800 foi enfático em dizer que a peça é catalogada, e não há indícios de quebra de outros componentes. Porém, alerta para a garantia de meros 6 meses da peça e outras peças.
Detalhe: Por que de outras peças?
Questionado, disse que as peças com defeito proveniente do volante rígido devem ser enviadas para análise.
Assim como a MWM e meu mecânico, as auto-peças, sugerem a colocação de peças originais, sejam elas de mesma marca, e mesmo modelo.
No meu caso em específico, volante bi-massa original.
Detalhe 2: Peças genuínas NISSAN, são MWM e o fabricante é LUK.
Peças LUK, são consideradas paralelas pela MWM, e assim pela NISSAN.
Isso se dá devido a um acordo entre a MWM e NISSAN, exclusivamente.
Assim sendo, optei pelo Bi-massa LUK, e trocarei as demais peças no kit.
Estou aberto a sugestões, dicas e afins.
Detalhe 3: Meu bolso dói.

Detalhe 4: Antes que venham comentários nada construtivosobre minha mensagem, que não ajudem o tópico, por exemplo: MWM é caro, ou, sobre qualidades e defeitos dessa ou daquela picape, deixo minha opinião bem clara: TODAS AS PICAPES TEM SEUS DEFEITOS, SEUS PROBLEMAS PARTICULARES.
Abraços.