Postado originalmente por
rubemnet
Aí moçada! Tudo bem com vocês?
Pois bem! Comigo não! Tenho postado aqui algumas dificuldades que encontrei com a minha pkp.
Tenho já a algum tempo tentado resolver um problema nela de falta de potência com ar ligado e um barulho chato na aceleração. Depois veio um barulho na rotação do motor. Um assim: tum tum tum tum tum tum... pronuncie rapidamente... pois é... isso aí. Uma sensação de volante do motor empenado (lembrando que o meu é o rígido MWM).
Por partes:
O barulho da aceleração, parece uma taquara rachada dando gargalhada, já ouviram? tipo ha ha ha ha ha ha... faça isso rapidamente...
Moral: resolvi fazer revisão dos bicos e bomba. Os bicos estavam enferrujados. Troquei-os. Na MWM 1.500,00 o jogo completo. Na Bosh Truck Center 3.000,00 e pouco. A bomba foi revisada. disse o dono da BTC que não precisou mexer no interior pq está perfeita. Só trocaram a solenóide e porcas, arruelas, etc. Parecia que ia resolver tudo. testamos e ela realmente desempenhou bem. mas foi por pouco tempo. Voltou o problema.
Procurei outra BTC e conversei. resolvemos começar descendo o tanque e checando a admissão do combustível até à bomba. PROBLEMA: o meca da oficina levou das 9h às 17h30 para baixar e colocar de volta o tanque.... pts. estava quase arrancando os cabelos. Nisso, só trocou as mangueiras do tanque e duas fixas no chassi, do lado de dentro da roda direita (admissão e retorno). Durante o serviço, percebi que entraram e saíram 4 motores. vi que testaram as turbinas, comprimindo ar no motor desligado para ver se tinham vazamento e isso me chamou a atenção. saí pt sem resolver nada.
Semana seguinte, procurei o 1º BTC e pedi para que eles trocassem as mangueiras do combustível no compartimento do motor. depois de desmontados: ah!! não temos essas mangueira aqui não.... saí do serviço e fui comprar urgente na Refordiesel (autor. MWM aqui na RMBH). Só tinha uma do filtro e a do retorno dos bicos tive que comprar o kit completo (só vendem o kit). trocamos.
Aí o pulo do gato. Pedi para fazerem o teste do ar comprimido. Bingo! A peça de admissão que fixa no cabeçote (não sei o nome correto) está com uma trinca de quase 20cm e ninguém nunca tinha visto.
Encomendei a peça e quase caí de costa: R$300,00, pasmem!!! Encomendei na hora sem tosquenejar! Agora estou aguardando chegar. Espero resolver de uma vez por todas. Não aguento mais toda semana passar 2 dias em oficina...
E o Volante? Pois é... Regulei as válvulas, troquei os balancinhos e os incertos e nada! Conclusão da MWM e minha também: VOLANTE RÍGIDO DA MWM.
Encomendei na Platinado. Chegou em uma semana. R$1950,00 mais R$362,00 de frete avião. Levei ontem na MWM que estavam curiosos para ver e me pediram para levar lá. Cotejamos peça por peça.
CONCLUSÃO: O volante é fundido por eles com as especificações de peça para competição. bem fino em relação ao Bi e ao Mono.
O disco é da LUK 326.0030.10 Ranger 3.0 TDI 4 cil. 4x2/4x4 de Mar2005 em diante.
Platô é LUK 126.0021.10 Ranger TD 2.8 XL/XLT 4x2/4x4 de Ago2001 em diante.
PROBLEMA: O Platô não encaixa nos pinos guia do volante. Na MWM não conseguiram identificar de qual aeronave era o P e o D. Da mesma forma, duas lojas especializadas em Embreagem. A RS Embreagem chegou a jurar que o disco era da S10. E ainda disseram que colocam essa nas frontier e nas S10... hahahahahahh!!!! Gozador o cara né?
Cheguei em casa e busquei o catálogo LUK 2013. Bingo! Ranger!
Criaram um Volante do motor para funfar com o kit da Ranger que tem amortecedor na embreagem.
SÓ QUE O PLATÔ NÃO ENCAIXA NO VOLANTE DO MOTOR.
Liguei hoje lá na Platinado e disseram que "é isso mesmo"!?!? Tem que "dar umas batidinhas" para entrar!?!? Pisaram na bola! Semana que vem vão me mandar um vídeo explicando ao meca como dar essa "batidinha"!
Segue as fotos. Depois vou tirar fotos do encaixe e filmar também e posto aqui.
Os meca falaram que se forçar os outros dois pinos pode avariar o platô. Concordo, porque o disco gira dentro do platô, certo? Se houver uma pancadinha para encaixar os pinos guia o diâmetro será prejudicado, certo? poderá o disco pegar no platô ou mesmo não ficar centralizado... GAMBIARRA! Vamos ver que m@d@ vai dar isso.
OBS: se fundiram a porcaria, porque não fundiram com os pinos no lugar certo, não é?
Bom, fui! Se eu escrever aqui meu diário, vocês venderiam as suas pkp... hehehe Não posto para não desanimar os apaixonados... daí poderá haver crime passional... hehehehe
Qualquer sugestão será bem-vinda.
Um abraço a todos