Postado originalmente por
OMESTRE
Bom dia, grande DAVIDSS6!
Guerreiro, eu já tive um "pró" assim como esse teu e achei que fosse o tensor, mas ao consultar um colega ele deu o "bizu" que poderia ser a polia do alternador, pois essa polia tem um detalhe que a difere das outras, ela trabalha estilo uma catraca(gira para um lado e para outro lado trava). Faz o seguinte, retira a correia (apenas na parte do alternador). Com o alternador "livre" faz os seguintes passos...
1° De frente para o alternador veja que há espaços, brechas, buracos na tampa frontal do alternador para ventilação.
2° Nesses espaços, brechas, buracos nota-se que na parte interna há uma hélice de ventilação que nos antigos alternadores ela era externa, é nela que tu vai fazer o seguinte teste.
3° Segura a polia com a mão e com a outra mão com auxílio de uma chave de fenda,caneta,palito de picolé... Trave essa hélice de maneira que ela não gira quando você for girar a polia com a mão. Use os espaços de entrada da ventilação para auxiliar-lo na hora da trava.
* A POLIA DEVE GIRAR PARA UM LADO MEIO PESADA, POIS ELA É ESTILO UMA EMBREAGEM DE MOBILETE, E PARA O OUTRO LADO ELA VAI TENTAR GIRAR TODO O MECANISMO ROLAMENTOS, ROTOR... ESSE ROTOR ESTÁ FIXADO NA HÉLICE INTERNA, COMO ELA VAI ESTAR TRAVADA PELO OBJETO QUE VOCÊ INSERIR, AO TENTAR GIRAR O LADO CONTRÁRIO ELA NÃO IRAR GIRAR.
RESUMO - Gira para um lado e outro não! KKKKKKKKK
Fiz isso na minha MÁQUINA era essa abençoada da polia do alternador, também achei que fosse o tensor, pois ao observar o motor em funcionamento via a correia dando muitos "pulos" e uns estalos no tensor kkkk.
Tentei achar uma explicação lógica e correta por essa polia ser dessa forma, mas NINGUÉM SOUBE RESPONDER A MIM DE UMA FORMA LÓGICA. Aos amigos que já têm essa explicação sobre essa abençoada polia ser dessa forma posta ai que quero entender melhor o funcionamento dela.
Um excelente domingo a todos do PARAÍBA aqui!