Boa noite pessoal, estou batendo cabeça ainda sobre o rolamento do cardan eu estou na duvida se coloco um cardan unico ou troco outra vez o rolamento.
Pesquisando aqui no forum eu achei esse post, vou ligar amanha para ver o que ele vai falar sobre a FRONTIER.
Caros amigos do fórum;SAMUKANVAS,FABAUM,FERNANDOCBS,TROLLER A VISTA,ROADRUNNER E KIM
Estive analisando sobre as respostas obtidas para resolução dos problemas com eixos cardans e trabalho no ramo desde 1990 na maior empresa de Remanufatura e fabricação de cardans do Brasil.
A empresa na verdade é um Grupo
Cardans Inec que possue 4 empresas localizadas em São Paulo,Guarulhos,Rio de Janeiro e Minas Gerais atendendo dessa forma todo o Brasil.
www.cardansinec.com.br
fones
São Paulo (11) 2294 1555
Guarulhos (11) 2480 1351
Rio de Janeiro(21) 2756 3444
Minas Gerais (31) 3592 1475
A
Cardans Inec desenvolve eixos cardans para todas as linhas automotivas,industriais,agrícolas,ferroviárias e marítimas.
Desenvolvemos para a Mitsubishi o eixo cardan da SL 200,Fórmula Truck,Stock Car,Rally dos Sertões,Paris Dakar entre outros.
MODIFICAÇÕES:
Os eixos cardans podem ser modificados e transformados em apenas 1 cardan quando o mesmo possuir o comprimento e angulo adequado segundo as normas de balanceamento,pois realizando a modificação sem parametros técnicos o eixo cardan irá criar uma excentricidade no meio do tubo resultando a vibração e quebra do mesmo.
Lembrando que toda modificação de 2 eixos para 1 será necessário a colocação de tubo afunilado em suas extremidades,fazendo com que o cardan divida sua excentricidade para as pontas.Não é necessário a mudança das saídas cambio e diferencial (acoplamentos dos cardans)para a modificação.
EIXO CARDAN DE ALUMÍNIO
Eixos cardans de aluminio podem ser substituídos por cardans convencionais de aço,verdade que o cardan de alumínio não precisa de lubrificação de cruzetas,porém a falta de manutenção e alinhamento e balanceamento resulta na troca por completo do cardan,diferente do cardan Inec convencional,onde pode ser substituído os componentes no geral.
"TORNEIROS"
Existem muitos torneiros que podem trocar os componentes do eixos,mas o que garante a vida útil do eixo cardan é a lubrificação adequada e principalmente o balanceamento em maquinas adequadas para o mesmo.
A Cardans Inec possui parceiro em todos os estados do Brasil que podem executar o trabalho da forma correta com valores inferiores ao cobrados pelo vulgo "torneiro"com máxima garantia.
Lembrando que não só a
Ranger como também a
S-10 cabine estendida onde existem 2 cardans(dianteiro e traseiro)a substituição de qualquer componente ou apenas a desmontagem do cardan na parte de cambio e diferencial sem substituição de qualquer componente irá resultar na vibração do veículo,pois o eixo cardan trabalha em seu ponto de equilíbrio com desgastes por igual de seus componentes e o mesmo saindo de seu ponto de equilíbrio necessita de um balanceamento classe g 16 para solucionar o problema.
A relação das juntas duplas existentes nos cardans em vários veículos,principalmente na tração dianteira não poderão ser feitas modificações,pois os mesmos la estão para neutralizar a defasagem angular e torque.
O BALANCEAMENTO DO EIXO CARDAN É TÃO NECESSÁRIO QUANDO DESMONTÁVEL QUANTO O BALANCEAMENTO DE RODA E PNEU,não existe a pessoa que substitui o pneu e não balanceia a roda,pois o mesmo irá ter sua vida útil infinitamente inferior e o pneu não terá garantia.
A CARDANS INEC RECOMENDA QUE A LUBRIFICAÇÃO DOS EIXOS CARDANS :
Uso urbano: 8000km-10000km ou 1 mês o que ocorrer primeiro
Uso rodoviário: 15000km-18000km ou 3 meses o que ocorrer primeiro
Uso severo:a cada 15 dias-utilização fora de estrada
Uso competições:antes e depois da prova.
A CARDANS INEC RECOMENDA A GRAXA LUBRIFICANTE
A graxa ideal para lubrificar o cardan e as cruzetas deve ser a base de sabão lítio e com aditivo EP(EXTREMA PRESSÃO)e grau de consistencia 2conforme estabele a Norma Internacional(NLGI)
Na lubrificação é necessario que a graxa purgue em todos as 4 castanhas da cruzetas,eliminando a graxa "velha",pois se não ocorrer ira estragar a espiga da cruzeta(ocorre a fundição da cruzeta),cuidado,pois a cruzeta pode estar sob pressão e a graxa não purga em todos os canais"não desista"lubrifique até o final da 4 castanhas.
Desculpe se não fui bem compreendido e estou a inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a eixos cardans.
Laurimar Marin
Grupo Cardans Inec-SP
laurimar@cardansinec.com.br
f:sad:11)2294 1555