Mas é isso mesmo, todo mundo que conhece a Frontier fala do conforto dessa suspensão, mas amigos, não é só o conforto, mas a estabilidade, o perfeito controle dinâmico da caminhonete, o grande aumento de segurança pelo melhor contato das rodas com o solo, por isso a estabilidade da Frontier é tão elogiada. Picape com multilink na traseira tem outra dinâmica completamente diferente. O pessoal fica cultuando caminhonete cara colocando as "grandes virtudes" de um amortecedor diferente, mas não é amortecedor, e isso eu conheço bem da época dos esportivos e das competições, o milagre é feito com o uso da suspensão multilink. Só olhar o desempenho da suspensão da Frontier nas trilhas de fora de estrada, muita gente comentando que nada supera ela hoje na sua categoria.
O problema é que o pessoal se deixa enganar ao ser "atiçado" por uma versão muito mais cara, de série especial, cheia de argumentos inúteis, quando o seu grande mérito é na verdade a suspensão multilink. Deveriam, sim, exigir que o fabricante colocasse multilink nas versões que a maioria dos mortais pudessem comprar, ou mesmo quem quer algo melhor não ter que pagar mais do que realmente a versão vale, porque pagar quase um milhão para ficar parecida com uma Frontier, é sacanagem, não tem nada que justifique esse preço.
O consumidor é iludido, e acha que preço de varejo é o que a montadora paga. Na verdade, a montadora paga até 1/5 ou menos o preço de varejo para colocar o mesmo item em seu veículo fabricado.
Ao invés do pessoal ficar idolatrando estas séries especiais, deveria exigir tecnologia nas versões comuns, como faz a Frontier.
Não tem como negar isso, a suspensão multilink é uma grande evolução da ultrapassada suspensão de lâminas, é outro mundo, não é amortecedor nenhum que vai fazer qualquer milagre, a atuação do amortecedor comparada com o conceito da suspensão é muito menos significante. Em modelos esportivos ou super esportivos, e eu já tive vários, até com suspensão aprimorada, amortecedor tem pouca influência. Muda sim, claro, mas não da água para o vinho, pois o carro já vem com amortecedores bem adequados ao uso. Quem faz a grande diferença é a suspensão, onde a five-link usada na Frontier mostra isso claramente, apresentando um desempenho surpreendente com um amortecedor convencional, sem esoterismos.
Esse pessoal sempre cita o conforto, mas usam picapes dentro da cidade calçada. Leva a Frontier para a buraqueira, para o barro, para os desníveis de terreno e vejam o comportamento dela comparada com uma de feixe, é outro mundo.
Eu honestamente acho uma vergonha esses lançamentos de hoje, que deveriam vir com conceitos tecnológicos mais modernos, mas usando suspensões de mais de 250 anos e motores com projeto de 25 anos. O que está acontecendo com a indústria? Será que só a Nissan ou a RAM enxergou isso? Acho que não, porque quase todos os fabricantes estão oferecendo essa opção de multilink nos modelos muito mais caros. Falta evoluir os modelos mais básicos, aqueles que realmente lotam as ruas. E picape é complicada, principalmente em razão do seu centro de gravidade mais elevado. Não dá pra brincar aqui.
Eu acho que esse negócio de comprar uma picape ultrapassada e ficar sonhando com uma série especial chega a ser algo patético. O consumidor tem que evoluir, começar a fazer escolhas de quem o respeita e não o faz de tolo, senão os fabricantes se acomodam.
Tem lançamento que sequer freios a disco na traseira é oferecido nas versões comuns, somente na mais cara. Isso é uma vergonha, humilhante, tem que partir de nós isso de exigir respeito.