Postado originalmente por
enricof18
Sobre o assunto Biodiesel, queria dar alguns pitacos sobre o tema:
1) Na minha oficina eu não tenho problemas com bicos e bomba por decorrência do biodiesel. Pra ser sincero meus clientes regulares não tem problemas com injeção. Sempre tem um caso ou outro onde abastece num posto estranho e o caminhonete reclama, mas falar que o biodiesel tem sido um problema aqui na minha oficina, isso não procede. Geralmente sempre é questão de contaminação de água no diesel, não do biodiesel em si. E também com relação aos tanques de combustível, é muito raro eu descer um tanque de uma caminhonete diesel e encontrar uma situação de sujeira que seja relevante. O mesmo vale pra empresa que eu terceirizo para fazer reparo de bicos e bomba, você tem questões sobre baixa qualidade de diesel, baixa qualidade de filtragem, mas principalmente água no diesel que é o que mais estraga esses sistemas de injeção. Culpa exclusiva do biodiesel ainda não tive uma confirmação categórica. Eu vejo que é muito uma questão psicológica até, o cara abastece um diesel ruim, contaminado, está com filtros ruins, tem problemas com bicos e/ou bomba e culpa o biodiesel sem nenhum respaldo técnico.
2) Eu moro em Rio Verde - GO, das principais regiões produtoras do país de soja e milho, eu desconheço alguma usina de biodiesel aqui na minha região, posso estar enganado, mas ouvimos falar diariamente aqui das grandes empresas que processam a soja e eu nunca ouvi falar de alguma que pega essa soja pra fazer biodiesel. De novo, pode ser desconhecimento meu.
Onde quero chegar com isso é que eu vejo essa questão do biodiesel muito mais como uma questão ambiental e de incentivo de produção para pequenos produtores que necessariamente uma questão do agro como um todo. Entre 2007 e 2012 quando fazia faculdade de Engenharia Mecânica na Unesp de Ilha Solteira - SP, eu tive uma pequena participação no estudo do biodiesel e a aplicação dele nos motores diesel convencionais, com bomba mecânica. Naquela época a produção de biodiesel era voltada para pequenos produtores e especialmente derivado da produção de mamona. E existia um estudo que na época era junto com as Usinas de álcool e açúcar da região, juntamente com a marca de tratores Valtra, onde alguns tratores foram usados para o experimento do uso do biodiesel em diversas proporções, chegando até 100% de biodiesel e já naquela época o uso de 20% de biodiesel no diesel comum não gerava prejuízo a curto e médio prazo, não interferia na potência, no consumo e na durabilidade das peças da injeção no período em que aconteceu esses experimentos, isso usando um BH180 com bomba mecânica que era usado no trabalho canavieiro, então pode-se dizer que não era uso moderado, era uso pesado mesmo. Não chegamos na época testar o biodiesel em sistemas Common Rail, até antes de sair da faculdade estavam no processo para adquirir um motor com esse sistema de injeção.
Resumindo, não vejo as grandes industrias do AGRO querendo que se desenvolva essa questão do biodiesel, com certeza existem grandes empresas que produzem biodiesel pra suprir essa demanda, mas não vejo essa demanda ser incentivada pelas grandes empresas do AGRO. Acho que é mais uma imposição do Governo sem qualquer parâmetro técnico, como é no caso da adição de álcool na gasolina, que quando quero o Governo vai e aumenta a porcentagem de álcool na gasolina e tudo bem, e também uma questão social já que incentiva pequenos produtores a produção de oleaginosas pouco comercializadas, mas que tem ótima produção de óleo vegetal, que é o caso da mamona, que uma imposição do Agro em si.
Att.
Enrico.