x
Convex Datacenter

Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Boa noite, Gilberto

Deixe-me ver se eu entendi corretamente a sua dúvida... você enche o tanque, depois disso roda 83km com a caminhonete e ela está marcando 1/4 a menos? Isso não é nem um pouco normal. Trocar a boia é uma das soluções, mas parece que isso não deu resultado.

Me permita te perguntar duas coisas:
    Percebi que ela está com quase 30.000 km. Isso sempre aconteceu ou é algo recente?
    Você sempre abastece no mesmo local e plano?
    Desculpe a segunda pergunta, mas um dia que fui abastecer a minha numa estrada, na única bomba do posto, havia outra caminhonete lá que tinha acabado de abastecer e estava parada na bomba. O dono desta caminhonete estava no banheiro ou na lanchonete, sei lá... e o frentista me pediu para parar do lado da dele que a mangueira alcançava. Só que era um lugar bem inclinado junto à calçada. Como sempre enchi o tanque e saí com ela, mas o marcador não marcou cheio, bem provavelmente por conta da inclinação. Só uma suposição para descartarmos.

E o que você tem achado da caminhonete? Gostou? Não gostou?

Abraço

Oi Ciro,

Isso acontece desde sempre. Na primeira revisão, pedi para verificarem, e o mecânico da concessionária disse que fez uma análise eletrônica e não viu nada de anormal. Na terceira revisão, eles fizeram a solicitação da boia, e depois fizeram a troca. Fiz uns testes, mandei encher o combustível até a boca ( o posto é bem nivelado), e o resultado foi o mesmo: quando ando uns 30 km, o ponteiro já descola do máximo, e com uns 100 km já marca 1/4. E daí quando atinge uns 560 km já acende a luz amarela de alerta, e marca que tenho mais uns 140 km de autonomia restante. Na foto anexa, marca 571 km com luz alerta e diz que restam 133 km, ou seja uns 700 km de autonomia por tanque, quando deveria dar 800 km.
    Sobre a caminhonete, estou gostando muito! Não tenho muito experiência com caminhonetes. Só tive uma Toyota Bandeirante ano 71 que era do meu pai, muito tempo atrás. Não dá para comparar. Acho a Frontier 2018 muito macia, anda bem, uso para o dia-a-dia na cidade e viagens para o Pará, no Rio Araguaia. Sem defeitos, somente essa do marcador de combustível, que marca uns 10 litros a menos.

-img_6650.jpg

Leão77,

Só se for uma característica da Frontier, porque já tive Grandlivina da Nissan e o medidor de combustivel não apresentou esse problema.
    E obrigado por compartilhar.
    Mas acho a caminhonete muito boa.
    Qual a sua impressão da caminhonete Nissan? a sua é 2020?

abraço

Frontier 2018, Toyota Bandeirante 1971.
    4X4 Brasil Razão: Letras misturadas com símbolos.

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Agradecimentos: 84
    Boa tarde, senhores
    Em relação a essa questão do marcador, confesso que nunca reparei. Quando eu encho o tanque o ponteiro encosta no final, mas nunca percebi quanto tempo depois demora para ele descolar ou descer para 3/4. Aparentemente se não me chamou a atenção então devo achar normal, mesmo não sendo.

Eu vejo o marcador como algo para te dar uma ideia de volume de combustível apenas, mas em nenhuma carro que tive ele era preciso. Já começa que marca cheio encostando no final, e eu nunca abasteço mais que o automático na bomba. Daí a marcação já não é muito fiel. Se o tanque é de 80 litros e ele marca mais do que cheio, então não é 80 litros?
    Se é 80 litros, então meio tanque é 40? Também acho que não porque você tem o nível de reserva, e digo que a Frontier no reserva fica com mais de 10 litros pelo que já rodei no reserva.
    A Frontier 2016 que eu tinha marcava 1/4 e rodava tranquilo, mas se você parasse com ela muito inclinada para frente, dava falta de combustível, então eu nunca deixava chegar em 1/4, e se cheagasse, nunca ficava parado com motor ligado numa descida muito forte.

A S10 que eu tinha já era diferente. Ela demorava para sair do cheio, depois ia baixando bem devagar. No meio tanque ela baixava mais rápido, e quando chegava em 1/4 ela baixava em alguns poucos qulometros.
    Eu tive um Focus que este sim não marcava nada certo. Ficava sem combustível antes de entrar na reserva, e para sair do cheio tinha que gastar quase meio tanque A concessionária me disse que era aasim mesmo, "característica do carro". Desde então vejo marcador como uma referência apenas mas sigo a recomendação hoje de não deixar mais o combustível descer mais de meio tanque. Vi uma reportagem outro dia que meio tanque garante uma melhor refrigeração da bomba. Então essa é a minha referência hoje.

Usuário Avatar de Mauro-sp
    Entrada
    04/08/2019
    Local
    Nova Odessa/SP
    Agradecimentos: 22
    Devidamente convocado, aqui estou eu !!!

Gente, são fóruns demais, grupos de whatsapp demais, lista de e-mails... não consigo participar de tudo, mas não é desprezo com ninguém. Ontem consegui publicar uma matéria bacana que encontrei no espaço aberto do Clube (que o Ciro já citou), estou bem ativo no whatsapp mas de vez em quando me ausento um pouco de um ou de outro. Mas estão aqui os meus amigos Ciro e Bigsd que não me deixam esquecer deste querido fórum.
    Aliás, este tópico da Frontier nova ganhou outra cara quando os proprietários do modelo foram chegando e as torcidas de outras marcas e os tumultuadores viram suas especulações negativas descendo morro abaixo, e como não tinham tração 4x4, não conseguiram subir mais.

Contribuindo com esta questão do marcador de combustível, posso afirmar com certeza absoluta que não sei o que dizer
    Nunca prestei atenção nisso, mas a autonomia que o meu computador de bordo indica tem coincidido com as viagens que fiz, então acho que o marcador não está muito errado.
    Mas, prometo que vou prestar mais atenção agora e depois conto o que concluí.

Agora, duvido que alguém tinha um marcado pior do que um gol que tive, que a marcação de nível de combustível mudava radicalmente conforme a inclinação dele.

Um abraço aos amigos, e é uma pena que não teremos outro encontro do pessoal. Mas, que o próximo tenha pelo menos uma trilha leve, com um metro de barro e um metro e meio de água, pelo menos.

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Agradecimentos: 53
    Tópico movimentado ultimamente. Isso é bom.

Vou dar meu pitaco nesse assunto. O que eu já notei é que quando mando parar no automático o ponteiro desce mais rápido do cheio, e quando encho até a boca, demora mais. Mas no decorrer do uso não notei variações como as citadas pelos colegas.

Agora descer para 1/4 com apenas 100km não me parece normal. Seria algo perto de uns 10 litros de consumo?
    Se o tanque dela é de 80 litros, e que fique uns 15 da reserva exagerando (fica bastante mesmo), sobrariam aí 65 litros entre 0 e cheio, dando uns 16 litros a cada 1/4 aproximadamente. Uma diferença de marcação de 6 litros, ou seja, de uns 9,2% de erro.
    Qual será a tolerância admissível neste tipo de medidor?

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Pesquisando aqui eu encontrei isso:

2 – A ESCALA NÃO É LINEAR

Conforme o veículo roda, o combustível vai sendo consumido gradativamente, gota a gota. Assim, a maioria das pessoas acredita que o marcador se movimenta rigorosamente ao nível de combustível disponível no reservatório. Porém, os projetistas não fazem a calibração dos mostradores desta maneira.

Muitos motoristas já perceberam de modo intuitivo. Em grande parte dos modelos, pode-se rodar mais de cem quilômetros após completar o reservatório e o ponteiro continuar apontando que está completo. Após cerca de vinte ou trinta quilômetros, ele baixa rapidamente para cerca de 3/4. O mesmo ocorre em outros pontos da escala do marcador, como pouco abaixo da metade ou em torno de 1/4 de tanque.

Ao entrar na reserva, o foco reside em proteger o condutor e evitar que ocorra a pane seca, acendendo a luz de alerta. Esta pode ter um ou dois estágios e os parâmetros de projeto são especificados do modo explicado no item 6. O objetivo da calibração do sensor é transmitir uma sensação autonomia menor que a real.

Os principais níveis de combustível são programados para apresentam quedas abruptas no valor exibido. Por exemplo, um automóvel com reservatório de 60 litros de capacidade movimenta os ponteiros de forma rápida em quatro ocasiões? ao perder os 50, 30, 20 litros, e ao entrar na reserva.

Em resumo, a escala do marcador de combustível nada tem de linear.

Link:

8 duvidas frequentes sobre os marcadores de combustivel – Educacao Automotiva

O trecho sublinhado foi destaque meu. Mas parece que a coisa é meia proposital.

4X4 Brasil

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Achei mais este texto:

É importante ressaltar que a escala dos marcadores de combustível não é linear e, por isso, mesmo quando o combustível é consumido gota a gota o marcador permanece por um período no mesmo ponto e depois de um tempo dá um salto de consumo do combustível.

Parece que é mesmo proposital.

Link: Marcador de combustivel - Dinamica

Confesso que nem eu sabia disso.

sm4rco
    As explicações que você trouxe são ótimas e creio que respondem de forma correta todas as dúvidas e questionamentos postos.
    No meu caso, mesmo sentindo este efeito no meu marcador, tal fato não me incomodava.
    O que algumas vezes me tira a paciência e atrapanha em algumas manobras é o diâmetro de giro da Frontier. Venho de uma new all triton 2019 que era espetacular neste aspecto.
    boa quarentena a todos (estou em casa desde quinta-feira), pertenço ao grupo de risco (69 anos), e nem para a fazenda posso ir pois os netos lá estão por conta do fechamento das escolas.
    www.alternet.com.br/users/cll/index.html
    Atualmente Toyota SW4 - 2024 diesel, Ranger V6 Plus 23/24 Compass Diesel 23/23, e Quadriciclo Cforce 450

Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 172
    Queridos amigos, desculpem a ausência, mas com esta situação da gripe estamos vivendo uma verdadeira operação de guerra aqui na empresa para manter a operação e afastar os riscos.

Meu querido Cláudio de Leão, entrei no seu site. Muito bacana. Se cuida aí, meu amigo.

Abraços e muita saúde a todos.

Usuário
    Entrada
    16/09/2019
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 6
    Posso contribuir com as minhas impressões também. Sempre me pareceu que o marcador desce um pouco mais rápido quanto o tanque está cheio e depois de meio tanque o ponteiro fica mais lento. Corrobora a matéria que o leao77 apresentou, pois não seria linear a marcação.

Eu tive um Nissan Kicks que parecia o contrário. Demora tempos para sair do cheio, mas depois o nível caiu de forma mais rápida, já que o tanque de combustível daquele carro carregava só 40 litros.
    Frontier Attack 2019
    Jimny 4all 2020

Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 18

Namorando uma Attack branca

Na falta de din din para encarar uma F-150 Raptor, confesso que tô paquerando ainda meio q de longe uma Attack Branca adesivada em preto, linda demais.

Nunca sequer entrei numa loja Nissan, sequer sei da política comercial deles, alguém poderia dizer se oferecem descontos p PJ, a exemplo da GM?

4X4 Brasil
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

Prezado e amigo Ciro
    obrigado pelas tuas amáveis palavras.
    estamos na expectativa e na esperança de que esta pandemia nos abandone logo e que nós façamos nossa parte tanto na proteção de nossa saúde como na preocupação de que o Brasil não pare. Vamos procurar encontrar o melhor caminho juntos e se precisarmos acionamos o 4X4 com reduzida e saimos do atoleiro.
    Ciro e demais colegas, quando andarem aqui pelo sul, especialmente pela fronteira, estarei aqui na espera de vocês com um bom churrasco.
    abraços a todos
    www.alternet.com.br/users/cll/index.html
    Atualmente Toyota SW4 - 2024 diesel, Ranger V6 Plus 23/24 Compass Diesel 23/23, e Quadriciclo Cforce 450

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 7 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 7 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem