Ok ... Obrigado pela informação ... estou com o carro fazendo uma limpeza no radiador ... alguém sabe me dizer qual o aditivo mais indicado e qual a proporção / quantidade de aditivo que vai junto com a água!???? Tks...
Versão Imprimível
Aditivo qualquer um resolve. Eu recomendo o Paraflu (carinho...) ou o MWM que é bem mais barato (observar concetração ao calcular a proporção).
A proporção está no manual, mas geralmente é 50/50.
Como fiico feliz de ler isso ! Estou no meu primeiro carro diesel que comprei faz tres meses em muito bom estado geral , agora com 82 mil Km e, por puro bom senso e sem saber muito sobre esses motores , andei e ando a não mais do que 100 ou 110 Km/H e , mesmo assim , não por muito tempo e ao parar deixo ligado por pelo menos uns 3 minutos, e às vezes, deixo o carro ligado por mais tempo mesmo!
Costumo subir serra com frequencia, qdo vou exigir mais do carro nas subidas até desligo o ar condicionado, já fazia isso com carros a gasolina; p'ra que forçar o jegue se posso passar um pouquinho de calor - O ar na serra é sempre mais fresco! - e poupar a maquina?
Até agora ( Toc toc toc, batendo na madeira tres vezes! ) a minha Pajero ( 4m40 2,8 HPE ) nunca esquentou , mas sempre leio os relatos sobre esse tema aqui no forum pq são muito instrutivos e não ser pego de calça arriada!!
Olá rapaziada !, participo pela primeira vez e com muita satisfação dessa "família" 4x4 e tenho um caso parecido para debater com vocês. Minha preta, como chamo minha pajero sport 2001 tem alterado a temperatura 1/4 ou mais um pouco acima do meio quando após o uso no meio urbano (mais central da cidade) é forçada em uma ou outra colina aqui da cidade onde moro, para minha surpresa a ventoinha do ar armava e parava de funcionar causando um super aquecimento do sistema, o que causou um calço hidráulico em meu compressor do Ar, coloco isso para discussão por que não achei no fórum ainda esse motivo para que o motor sofresse um maior esforço e segundo o "Doutor" em ar aqui da cidade até o óleo do compressor que é muito fino dependendo do tempo sem revisão pode "evaporar" pela alta temperatura gerada pelo motor no decorrer dos anos. Troquei compressor , gás e óleo e fiquei satisfeito com o rendimento do carro após isso , porém , com um novo "teste" no transito e pegando subidas logo após verifiquei que a temperatura ( pelo menos o ponteiro ) sobe do mesmo jeito e o carro fica mais "xoxo" sem a força que tem como quando mais frio. a nega esta com 147 000 km e como não comprei zero vou trocar a bomba d´água agora , gostaria de trocar idéias caso tenham mais informações, verifiquei a tampa do radiador que é mais recente(trocada e é de 0,9 bar) , estou preocupado se o problema for de cabeçote, queria saber se tem um teste eficaz para diagnóstico dessa bronca ! um abraço a todos!
Aparentemente, pelo que eu entendi, é normal.
Quando a ventoinha do motor é acionada, o sistema fica mais "pesado", portanto fazendo o motor perder um pouco de força.
Calço hidraulico foi demais:parede::parede:. Olha, o caso é, se o ventilador não funcionar, a pressão do sistema vai subir acima do que a valvula de segurança aguenta, com isso, como tu continuou usando sem saber, o gás foi todo embora e assim, o compressor como não trabalha com a pressão certa, ela começa a comprimir o óleo e jogar pro sistema, e assim o compressor quebra por falta de óleo e não por calço hidraulico :chorandoderir::chorandoderir:.
Logo, tem que deixar todos os ventiladores sempre funcionando, radiador sempre limpo, e tudo mais, as mangueiras então inchando? o ventilador do motor ta funcionando bem ou ele ta meio ruim já?
Boa Tarde Pessoal do 4x4 Brasil ... estou passando apenas para dar uma posição atual do meu problema ... depois do último post ... fiz a limpeza do radiador (R$ 110,00 aqui em Joinville/SC) o cara falou que a parte debaixo realmente estava muito suja, com muita lama e tals ... repôs o aditivo do radiador e blz... quarta-feira agora (feriadão) voltei à subir o mesmo morro / rampa onde ela havia esquentado / jorrado água anteriormente, novamente 04 pessoas a bordo mais os parapentes da galera ... só fiz uma única alteração, que foi colocar a tampa do radiador original ... de 1.1 (quando aqueceu eu tinha colocado uma 0.9) ... subi o morro mais de leve a primeira vez ... cheguei lá em cima e tudo Ok ... descemos ... depois subi mais uma vez ... também na boa (teste é teste né!?) novamente 04 pessoas ... e novamente tudo certo!!! Tendo em vista ela não ter esquentado / jorrado água com a tampa de 1.1 achei por bem manter essa tampa mesmo!!! De qualquer forma agradeço à todos aqui pela ajuda e espero ter constribuído de alguma forma também com o pessoal através dos meus relatos ... Grande abraço à todos ... Cristiano!
Ah ... só lembrando que a minha "Expedição" Ushuaia 2011 está confirmada ... os amigos poderão acompanhar a viagem em tempo real através do SPOT GPS no nosso blog ... Ushuaia 2011 – 12/2011 à 01/2012 ... nos acompanhem ... será muito importante a companhia de todos ... até!!!
Ae beleza, isso que é bunito :mrgreen: :concordo:
Show de bola!
Olá Carlos, blza rapaziada !?, dei uma olhada na máquina da nega e aparentemente parece que está tudo certo, mas sinceramente não conheço a diferença do ventilador do motor quando ele já tá meio ruim , as mangueiras estão ok e o rardiador foi varetado e também o reafecedor trocado, até a valvula termostática troquei, acho que vou tenter verificar o ponteiro e sensores e li no forum que a bomba dágua pode ser causa do problema porém , com um novo "teste" no transito e pegando subidas logo após verifiquei que a temperatura ( pelo menos o ponteiro ) sobe do mesmo jeito e o carro fica mais "xoxo" sem a força que tem como quando mais frio, caso tenham mais informações estou preocupado se o problema for de cabeçote, um abraço a todos!
Marcelo, um jeito de ser cabeçote se as mangueiras estiverem muito duras mesmo com o motor frio, sobre a helice do motor, com o motor frio desligado a muito tempo, tu tem que conseguir girar e sentir que ela pesa um pouco e ela não pode pegar embalo, parou de fazer força ela também pára.
Tu chegou a tirar a bomba dagua fora? esse mecanico ai é bom mesmo hein?
Boa sorte :concordo:
Ainda tô achando que essa "perda de força" está supervalorizada, tratando-se do mero acionamento do acoplamento viscoso do carro.
A não ser que a diferença de força seja brutal (saindo de um motor 3.0 para um 1.0).
Faz esse teste que o Carlos falou pra avaliar o acoplamento viscoso e manda tirar a bomba d´água pra olhar.