Valeu Walter muito obrigado
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Valeu Walter muito obrigado
Pessoal tenho lido bastante sobre o assunto, acontece que comprei uma pajero 2008 2.5 diesel com 150.000 Km e meus problemas começaram.
Mas o que esta me deixando muito preocupado é justamente o caso dela esquentar na rodovia.
Havia um pequeno vazamento na junta do cabeçote e levei a um mecânico que sugeriu a troca da junta, como precisava trocar as correias achei que seria melhor trocar tudo.
Pois bem foi ai que começou os problemas, após a troca da junta do cabeçote e a junta do carter tambem quando ando em rodovias a caminhoneta esquenta a ponto de ter que parar.
Levei a um proficional referencia em turbinas o qual me disse que o sistema de pressurização esta ok, levei a um proficional de radiadores e ele me sugeriu a troca da tampa de cima do radiador que estava trincada, troquei e nada de parar de esquentar.
Verifico na minha garagem todos os dias algumas gotas de óleo mesmo após estas mexidas...
Estou trocando nesta semana a bomba de agua e a tampa do radiador, espero que isso resolva o problema.
Verifiquei que não esta baixando agua e nem misturando com óleo.
Tambem vou levar para ver se os bicos injetores estão bons pois ela esta perdendo potencia depois de algum tempo andando e o consumo ficou muito alto, esta fazendo 6 km por litro na cidade e 7 na rodovia, antes de mexer fazia 8 na cidade e 10 na rodovia.
Tambem fiz o teste de pressão do motor e folgas dos anéis e estão tudo OK !
O mecânico disse que tambem pode ser algum problema no módulo pois a turbina esta ligada direta sem passar pela valvula solenoide, inclusive até troquei esta valvula e tentamos ligar porem não funcionou, falta aterramento no plugue, só esta chegando o sinal em um polo.
Alguem passou por algo assim que poderia me ajudar, pois estou percebendo que o mecânico esta atirando para todo lado para tentar resolver sem saber ao certo a causa do problema e assim estou gastando em coisas que não são necessarias.
se tá saindo bolhas do suspiro do reservatório é pq o cabeçote está rachado. Vc nunca vai ver as rachaduras pq são micro-fissuras.
As bolhas são consequencia do ar de dentro do cilindro entrando no sistema de refrigeração por causa das rachaduras. O gás resultante da queima entra no sistema de refrigeração e reduz a eficiência do mesmo (esquenta) e também, devido à sua alta temperatura, faz a água evaporar (perda de água).
Eu já troquei 2x o cabeçote da minha. A conta é salgada mas não é nenhuma absurdo não. Vc tem bons cabeçotes novos no mercado por 1-2k. E a MDO são + 1k.
Isso geralmente acontece quando em algum evento o carro esquentou demais (antes de trincar), por ex comigo foi uma valvula termostática travada ,que fez o motor superaquecer. Ele superaquecido trinca e ai só trocando mesmo
Olá, sei que o tópico é mais antigo mas não custa dar um palpite.
Penso que os carros tem que ter a válvula termostática. Alguns mecânicos retiram essa peças mas acredito que ela não está ali à toa.
O que pode acontecer:
creio que o provável é que com a circulação constante da água, seu motor pode iniciar o trabalho muito mais frio do que deveria.
A principio pode parecer bom, mas acredito que todo motor tem uma temperatura ideal de trabalho e que a variação brusca pode significar uma retração abrupta por conta do resfriamento rápido e isso podendo levar a problemas como desgastes e trincas.
Penso que a válvula termostática é uma peça de grande importância para fazer com que as variações de temperatura ocorram com uma curva menos aguda.
Quanto à qualidade dessa peça, penso que o ideal é que seja original e trocada num prazo médio como preventiva. Assim como se faz substituição das correias, fluidos e etc. assim também deveria ser feita a troca programada da válvula termostática.
Essa é minha opinião, sei que muitos defendem a retirada deste item, mas ... eu prefiro não arriscar.
Um forte abraço, Hugo Sérgio - PY4BIE.
Está corretíssima sua afirmação, Hugo. A função da válvula termostática é fazer com que o motor trabalhe sempre na temperatura ideal.
Boa tarde pessoal sou novo aqui no fórum e novo também em 4x4 sou mecânico de auto mais não trabcom diesel ,e gostaria de deixar minha experiência .
Recentemente comprei uma Pajero full 2005 3.2 hpe , depois de muita procura achei uma no preço que queria e estado de conservação adequado , quando fui comprar ela estava com problema de aquecimento o antigo dono me deu um desconto e resolvi encarar,pois tive que trocar o cabeçote coloquei um da mdo mesmo só q mesmo assim não estava satisfeito com a temperatura ainda trabalhando no meio mais uma coisa que me intrigante é que a mangueira de cima muito quente e a debaixo praticamente fria (sintoma de válvula termostática) comprei uma nova original pois não mudou nada ,pois examinando o sistema de circulação concluí que não fazia sentido a válvula trabalhar na mangueira de baixo do radiador porque o radiador sempre vai estar gelado pois a ventoinha vira direto e a válvula só abriria quando o motor estivesse derretendo .
O que eu fiz ! Retirei a válvula termostática original e coloquei uma na mangueira de cima do radiador ficou perfeito a válvula abre passa a temperatura para o radiador e ele esfria a água para o motor agora está ocorrendo a troca de temperatura. Desculpa pelo tamanho do Post obrigado
Muito bom Ricardo, se possível adicione fotos e descrição detalhadas das peças e adaptação.
Anexo 539591Anexo 539592Anexo 539593Anexo 539594
Boa tarde, foi utilizado uma válvula termostática da F1000 91 de 71 graus a reta e um espigão de 0.5 polegada.
Segue as fotos.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Bolhas no suspiro do reservatório nao sao trincas no cabeçote. A agua evapora e vira vapor. Daí as bolhas. O motor Mitsubishi foi desenvolvido p países em que a neve é frequente. O marcador do painel nunca, mesmo empurrando com o dedo, nunca saiŕá do meio. E o problema acontece nao só na estrada onde o motor é mais exigido, mas em subidas onde o motor gira mais alto e o sistema falho de arrefecimento não recebe o vento gelado dos países onde se neva. O uso do ar condicionado piora pq o condensador esquenta absurdamente e transfere o valor tpdo pro radiador de água por estar à frente e bem próximo. Faça o teste. Na estrada numa descida longa em alta velocidade, olhe o ponteiro da temperaturtemperatura chegar quase no 0 e na cidade, ligue o ar no máximo e deixe o carro parado por uns 20 minutos ou andando devagar. Depois desligue o motor é espere uns 30 segundos pra ouvir as bolhas saindo da mangueira. Algumas vezes até água foge do reservatório. O problema é que o motor foi produzido p funcionar com a água dentro em 110 graus pq a temperatura ambiente de até 10 graus negativos manteriam a carcaça do motor em 60 graus e a água do radiador 60 graus. No Brasil isso é inviável. Ou seja vai ferver o tempo todo.
Boa tarde, estou estudando a hipótese de comprar uma Pajero Sport hpe 2.5 automática, alguém sabe informar se as fabricadas em 2010 e 2011 ainda tem o problema de aquecimento do motor? Apartir de que ano é confiável comprar uma dessas?