Isa, não estou não. Dá uma pesquisada em fórum brasileiro e gringo e você vai ver que é bem comum desligar o CT nas trilhas pois mais atrapalha do que ajuda em algumas situações. Em outras é bom, até melhor que um LSD traseiro apenas, que é o caso de um Troller original ou picape original. Se colocar 2x LSD, traseiro e dianteiro, o LSD será muito melhor que o CT. Não tem sensor e computador fazendo cálculo. É tudo mecânico e ativado por fricção. As situações dos vídeos que você postou só tem a ver com 2 coisas Isa: Pneu e Piloto! Mais nada, garanto!
O vídeo do Defender mostra o CT fazendo exatamente a mesma coisa que um LSD faz. Não é nada demais, como você vê aqui, até um Palio Locker transpõe obstáculos assim
Adventure Locker - FELIPE CARNEIRO - YouTube
LSD não é desculpa pra deixar de investir em bloqueio 100% dianteiro, muito menos um CT, na minha opinião.
Não existe veículo no off-road que seja bom em tudo. Muito menos um veículo que seja ótimo e confortável na cidade e bom no off-road. Mas, depende do que se entende por "bom" e "confortável", claro.
Não daria muita bola pra eleições de carros do ano de revistas nacionais ou internacionais se fosse você. É comprovadamente tudo pago pelas montadoras. O Wrangler é há muito tempo um ícone no off-road. É um veículo único pois possui uma gama de preparação plug & play absurda. Não estou dizendo isso porque alguma revista foi paga pra dizer que ele é o 4x4 da década, e sim pela mecânica que é realmente excelente e a facilidade na preparação. Mas, o custo é altíssimo aqui no Brasil. Com R$ 140 mil você compra um 2 portas! Só pra se ter uma noção, com R$ 130 mil você coloca um Troller com 37" e bloqueado 100% nos 2 eixos, com guincho e todo tipo de preparação necessário pra qualquer trilha. E aqui nós nem temos a versão mais querida pra trilha da Jeep, que é o Rubicon 2.8 CRD MT (ou AT), que mesmo original já é um banho de preparação. O que é vendido aqui, original, é um veículo de luxo como um Pajero Full (e só tem opção de AT). Pra ir pra trilha tem que mexer bem (relações, lift, pneus e parachoques no mínimo). O Wrangler do vídeo sem dúvida alguma mexeu, senão não subia nas rochas como subiu. Original não dá nem pra começar a brincar, e já se toma uma lascada de R$ 140 mil por um 2 portas. Mas, pelo menos tem ABS, Airbag, deformação programada, etc. Eu não colocaria família dentro de um Troller, mesmo achando-o um veículo muito seguro (para trilhas!).
Voltando as pickups, isamaral, tente comparar uma AM100 por exemplo, com qualquer uma outra dessas (L200 Triton, outdoor ou savana), Ranger, Hilux, etc). Não dá. A Savana só tem os enfeites de fora de estrada, um pneu mud e bloqueio. O câmbio é o mesmo, a suspensão é a mesma, t-case é a mesma, ou seja, as mesmas limitações!
Numa AM100, eixo rígido dianteiro e traseiro (dana 44 + dana 70!), câmbio Eaton (Eaton FS2305 e Eaton FSO2405, usado na Triton ER, Triton RS que se destinam a rally, no Troller 2.8 (FS2305) e 3.0(FSO2405), Marruá AM50 (que saiu de linha), AM100, AM150 e AM200. Não dá pra comparar eixos, suspensão, câmbio, t-case, etc. A que mais se aproxima em termos de mecânica é sem dúvida a Ranger (dana 35 + dana 44), que eu inclusive já vi em ação e me impressionei, mas também quebrava bastante. Homocinética dianteira ia pro brejo toda hora mesmo com pneuzinho 31" recapado.
Já andei num Wrangler todo preparado pra trilha, 35" apenas, mas uma suspensão que abria loucuras, mas não dava pra passar de 70 km/h no asfalto. A diferença de um Wrangler preparado pra trilha e um original é gritante também! Ele original é um banho de luxo, mas preparado é óbvio que perde conforto. Se colocar molas e amortecedores mais firmes então é que fica horrível o conforto urbano. Mas, sempre depende do que as pessoas entendem por conforto. Tem maluco que acha jipe com 33", 35" recapado confortável na cidade
Mas eu sei bem o que você está querendo dizer sobre a super valorização do antigo. Não estou fazendo isso não! Tem uns aí que acham que Opala é melhor que Ferrari! Estou falando da mecânica dos antigos e das diferenças de propostas mesmo. A agrale não oferece o AM100, AM150 e AM200 à toa. E é muito mais caro que uma L200 Savana ou Triton e tem muito menos conforto, pra não dizer nenhum. Conforto nesses veículos se resume à ar e direção hidráulica.
O que tem a ver uma AM100 ou um Defender 130 com uma Savana, Hilux, Triton, Outdoor ou Ranger? Absolutamente nada, a não ser a denominação de picape.