Jorgao e Isamaral, tirei as dúvidas hoje com um chefe de oficina que mexe com Jeep desde 1990 e acompanha todas as novidades.
O que o Isamaral está falando é verdade.
Tem sim uma função que continua ativa que não é LSD tradicional. Na verdade, segundo ele me explicou, TCS, ESP, ERM, etc é praticamente uma coisa só que exerce diversas funções. O que não está no manual e está ridiculamente mal explicado é o "Limited Slip feature". Não é um LSD, como os tradicionais. É mais ou menos um LSD elétrico que na verdade usa o ABS pra tentar enganar o diferencial e mandar mais torque pra uma roda que esteja girando mais rápido. O nome disso na verdade é BLD (Brake Lock Diferencial).
E a JEEP omitiu essa denominação no manual pois esse sistema já sofreu muitas críticas e desagradou muitos entusiastas justamente pelos danos que pode causar e também por ser elétrico, ao invés de mecânico como o LSD tradicional. Mas, o BLD da JEEP é diferente e eles tiveram o devido cuidado para evitar danos e sobrecarga nos freios. Caso, os freios aqueçam, o BDL é desligado automaticamente e o veículo fica em diferencial aberto. Pra evitar as críticas eles omitiram isso para fugir do preconceito. E realmente, esse sistema não é melhor que um LSD mecânico e por isso o Trac-Lok é oferecido como opcional.
Na verdade, segundo ele, tem muita gente que não usa o JK pra nada de offroad e é muito mais prudente e muito mais barato e lucrativo (pois eles vão vender o LSD) pra eles aproveitar um sistema que já está no veículo (ESP, ERM, ABS, TCS) do que incluir mais um dispositivo mecânico que inclusive não é usado pela maioria dos consumidores, pois quem faz off-road, acaba instalando 2x bloqueios 100% ou 1x bloqueio 100% + Trac-Lok LSD, e quem não faz, não precisa nem de um LSD, mas o BDL estará lá. Fiquei curioso sobre o fato do LSD trabalhar com o BDL, se eles não brigariam ou afetariam o desempenho, ou inclusive melhoraria e ele me garantiu que ao instalar o LSD não há qualquer conflito com o BDL, também não melhora em nada e você tem um desempenho igual ao do LSD, mas a vantagem é que quando o LSD começar a gastar e perder eficiência, o BDL dá uma ajuda. Segundo ele, quem fala que dá conflito, está discriminando e quem fala que melhora está especulando. O lance na verdade, era ter uma maneira de vender o LSD como opcional (lucro, pois o JK jamais baixaria de preço), mas sem deixar o JK um zé ruela de diferencial aberto.
E é claro, o que eu estava falando de abrir o diferencial não faz sentido algum, pois BDL é pura eletrônica e não um dispositivo mecânico, e nem mesmo atua no diferencial e sim nos freios (ABS)!
No fim das contas, ninguém estava 100% certo nem 100% errado, mas chegamos a um consenso e eu aprendi mais ainda sobre meu JK! :razz:
O LSD vendido como opcional é realmente o Trac-Lok (igual dos outros dana 44) e não True Track, sabia que era um dos dois. E o bloqueio do Rubicon, Tru-Lok.
Anexo 357642Anexo 357643
2012 Wrangler | Four Wheel Drive Off Road Performance | Jeep
E vamos para de bagunçar o tópico dos problemas das Tritons!