
Postado originalmente por
leobnaval
Então as coisas estão bem mais simples.
1º não troque nenhum retentor se ele não está vazando, os retentores originais são muito melhores que os que vendem por aí.
O retentor é uma espécie de vedação (tipo um anel, porem maior) ele evita que saia óleo e tambem que entre sujeira nos eixos e peças.
Os tensores ou esticadores, são peças, que possuem rolamentos para esticar as correias dentadas, como este motor 2.5L diesel da L200/Pajero usa 2 correias, precisa-se de 2 tensionadores uma para cada correia.
Quanto a não usar peças paralelas os mecânicos estão corretos eu já usei um tensor autotec e troquei com 30 mil km por sorte porque precisei desmontar as correias, quando analisei o tensor está com folga nos rolamentos e se quebra-se poderia tirar a correia de sincronismo e até danificar pistões e cabeçote. Portanto peças de 2ª linha não aceite nem de graça.
Correias: Dayco, Contitech e Goodyear, pode comprar sussegado.
Tensores recomendo: Original Mobis, SKF e os originais mit. Existem mais marcas boas, porem nunca usei (como Nytron).
Os tensores se conseguir pode cotar nas concessionárias Kia e Hyundai, pois eles vendem peças genuinas e o motor é o mesmo usado no Kia Bongo 2.5L e no Hyundai HR 2.5L. A qualidade é igual ao original mit e o preço inferior.
[]s