A X-terra até 2005 saíram com motor 100% mecânicos e por isso são consideradas melhores. A partir de 2006 passaram a ser eletrônicas. Todos nos sabemos que tudo que é eletrônico é bom/melhor quando é novo, depois de uma certa idade só da dor de cabeça e é mais caro para arrumar.
Pajero Sport ate 2006 são importadas com motor 2.8. Depois foram nacionalizadas e passaram a utilizar o motor 2.5(pior) e cambio automático sem gerenciamento inteligente (pior).
Todas as Pajero Sport (2000 - 2010) tiveram como opção cambio manual. Porém venderam muito pouco, e por esse motivo é difícil encontrar.
Módulo HPE nada mais é que um módulo eletrônico ou "gambiarra técnica" made in Brasil que segura/mantém o "waste gate" da turbina fechada por alguns segundos a mais no momento de pisar todo o acelerador aumentando a pressão do turbo e como consequência gerando pico de torque e potência maior. Além disso, provavelmente existe também algum ajuste momentâneo na bomba injetora para injetar mais diesel e compensar o ar adicional da turbina (mas não tenho certeza). As primeiras caminhonetes L200 (modelo quadrado) tinham essa opção - porém era um botão no painel (quando você quisesse mais potência você teria que manualmente apertar o botão).
A opção HPE funciona dessa maneira somente em motores mecânicos e semi-eletrônicos. Nos motores a diesel eletrônicos é feito uma reprogramação de fábrica para ganhar mais potência. Hoje em dia, eu acho que a Mitsubishi utiliza a nomenclatura HPE somente como uma versão TOP de linha do carro - e não necessariamente uma versão mais potente como era vendido antigamente - mas isso eu também não tenho certeza.
Abraço.