Cara,tenho uma 2005,e uso pneus BF AT,e a 120 estou a 3.200 rpm's.Ela não tem nada de diferente das outras na relação!!!!
Minha média é 110/120,fica entre 3.000 a 3.200.
Versão Imprimível
netão, a 120km/h meu carro marca mais de 3500RPM! A relação do teu carro certamente é mais alongada do que a minha camioneta...
Alguem sabe as relações de marcha e dif. das L200 tanto quadradinhas,R , RS, HPE, SPORT, SAVANA, outdoor, TRITON.
Quem puder postar serei muito grato acho que é bom começarmos pelas rel. para ver o que é melhor e se muda alguma coisa de uma para outra, eu tenho aqui algumas se achar eu posto.
Abraços, Leo
Vou falar por mim: Já vi L200 "quadradinha" que tinham relações diferentes, mesmo sendo mesmo câmbio e motor!
Em uma, a 120km/h, 3000RPM
Em outra, na mesma velocidade, 3600RPM!
Vai entender...
Já havia feito essa pesquisa em 2006 e postado aqui no fórum, como não achei coloquei novamente. Se não me engano, em minhas pesquisas da época, vi que as relações da Outdoor eram idênticas às da Ranger com motor 2.5 (Maxxion). Na mesma época comparei com a L200 Quadradinha e as relações eram as mesmas, não sei se modelos anteriores dessa pickup saíram com relações diferentes. Revendo os números vi que me enganei ao afirmar que na RS era tudo igual a Outdoor/Sport, mudando apenas a 5a.
Vejam que a relação da 5a marcha da RS é perfeita e suficiente para fazer a L200 a 100-120km/h ainda rodar acima dos 2000RPM e portanto manter a agilidade.
Pelos meus calculos, na original, 110km/h dá algo como 3000RPM, velocidade que conseguiria ser atingida por algo como 2600RPM com a relação da RS. Modificando a dimensão do pneu para a 265/75R16 cairia ainda mais, para cerca de 2500RPM... acho que assim a L200 ainda manteria a esperteza e seria econômica (seria isso possível?) hehehehe
Bom, me lembro claramente de muitas vezes estar atrás de caminhões, a 60km/h, e nem reduzir para fazer a ultrapassagem, já que a 5a. era bem curta... com a nova relação a redução terá de ser feita para se ultrapassar com segurança.
Cabe ressaltar também que o câmbio da RS é diferente da Outdoor, não tenho conhecimento técnico suficiente para saber se isso inviabiliza a "adaptação".
As relações utilizadas atualmente na Outdoor, Savana e Pajero Sport MT são as mesmas.
Abs e boa sorte pro6,
De fato, o câmbio das L200 mudou a partir das HPE/Sport. Apesar dos motores iguais ( bloco 4D56 no caso ), o câmbio, tração e arranque são diferentes entre elas.
O curioso é que vendo as imagens postadas, no manual do meu carro vem dizendo que a relação final é o mesmo 4,875. E tb notei diferenças entre as relações, apesar de ambas terem a mesma relação final de 4,875!
Ou seja, então é o câmbio que é diferente, e não o diferencial???
A título de informação, eu troquei no comecinho do ano o câmbio do meu veículo pelo da L200 GLS 2003. Juro que não lembro a quanto ficava a 120km/h com o câmbio antigo, vou me informar com outros donos de Galloper Diesel pra averiguar...
Temo ter trocado um câmbio mais longo por um mais curto e não ter me tocado! :(
A l 200 gls 2003 a 120 km/h o motor fica em torno de 3250 rpm .