Postado originalmente por
Dfpf
Léo
Eu não me ofendi com suas colocações, pelo contrário, acho que cada um tem direito a emitir sua opinião. Só pra esclarecer, quando comprei a minha diesel, não fiz a conta se era mais vantajoso comprar a gasolina ou a diesel, simplesmente porque eu queria uma diesel e ponto final. Sendo assim, na análise de compra, há ainda o fator emocional envolvido. Então quando questionei suas contas, minha intenção não era de provar que a diesel é mais vantajosa que a gasolina.
Porém, não podemos estabelecer uma verdade absoluta afirmando que a compra de uma Diesel é melhor que a compra de uma Gasolina e vice-versa. Cada um tem de analisar o seu perfil específico para se chegar a esta conclusão.
São vários os fatores que influenciarão nesta conta, tais como: preço de conbustível na região do comprador, preço dos dois carros zero(Diesel e gas), tempo estimado de permanência com o veículo, valor de revenda específico na região do comprador, quilometragem média anual, IPVA no estado do comprador, valor do seguro de acordo com perfil do condutor e região que reside, forma de pagamento do veículo (a vista ou financiado) etc. Esta conta pode ser tão variável, que até o eventual calculo da remuneração financeira das diferenças de desembolso entre os dois modelos vai variar de acordo com a instituição financeira que vc opera e com o volume de recurso que vc tem aplicado, o que lhe proporcionara a obtenção de taxas melhores ou piores que outro investidor.
Apenas a título exemplo, para o meu perfil, teria de considerar a compra por R$ 111 mil, seguro por R$ 2,7 mil, e por aí vai. Com certeza, no meu caso, a diferença pode ser bem menor que os R$ 8 mil apurados na sua situação ou até se inverter, fazendo com que a diesel seja mais vantajosa.
Portanto, acho temerário que qualquer um de nós, inclusive eu, venhamos neste fórum, que é lido e acompanhados por muitos e também serve como fator de decisão pra possíveis consumidores, e comecemos a afirmar categoricamente que a compra de tal modelo é mais vantajosa do que de outro modelo. Concordo porém, baseado no seu relato, que no seu caso, e de acordo com seu perfil, foi mais vantajaso a compra da gasolina.
abs