
Postado originalmente por
Walter L. L. Casitta
Então vamos voltar para o assunto do tópico...
Rodei hoje 1400km com a Triton e já deu pra perceber um monte de coisa.
O câmbio AT costuma ser chato na estrada, mas não esse da Triton. Com todo o torque do motor ele funcionou lindamente. Com o Cruise control ligado e setado para 110km/h e 100Kg de carga na caçamba, ele manteve a velocidade na subida e retomou quase sempre sem reduzir a marcha. Na maioria das vezes só desligava o lockup.
Para retomar numa subida forte é só pisar e então ele reduz e rapidinho chega-se a quase 140Km/h. Chegando aos 4000RPM ele troca a marcha.
O que não é legal nesse conjunto câmbio/motor é a saída da imobilidade. Demara mais que o normal. Não sei quem é o culpado, provavelmente o câmbio. Quem já dirigiu a Hilux percebe na hora. A mesma coisa percebi na Frontier. Nesse ponto a Hilux é melhor mesmo.
A suspensão como já tinha dito é bem macia e confortavel principalmente com os 100Kg na caçamba, mas com o piso ruim ela fica bastante solta, parece que começa a flutuar. Isso não acontece com a Ranger e deu até um pouco de medo.
Como todo mundo sabe a Ranger antes de 2007 sai de traseira com facilidade mesmo na reta, mas essa Triton começa a ficar sem controle com mais freqüência que a Ranger sai de traseira. Se o asfalto for bom ela faz curva bem melhor que a minha Ranger.
Talvez se a suspensão fosse um pouco mais dura ficasse mais segura. Pessoalmente não vejo muito problema nisso. São coisa de picape. Juntando os prós e contras prefiro do jeito que está
O velocímetro e o GPS não se entendem. A 110Km/h o velocímetro marca 118Km/h. Sempre marca para mais.
Agora o mais legal de tudo foi o consumo. Acho que bem diferente dos relatos encontrados no fórum e aqui também o computador de bordo não se entendeu com a calculadora:
No primeiro tanque foi com o AC desligado e Cruise Control em 110Km/h (no GPS). O CB indicava media de 100Km/h e consumo de 9,7Km/l mas feito as conta na calculadora: 10,7Km/l.
No segundo tanque AC ligado e CC em 110Km/h (no GPS). No CB média de 90Km/h e 9,4Km/l. Na calculadora 10,2Km/l
No terceiro tanque AC ligado e CC em 110Km/h (no GPS). No CB média de 99Km/h 9Km/l. Na calculadora 11,2Km/l
Antes do primeiro abastecimento para a viagem o CB marcava 6.8Km/h que foi o consumo em BH, mas não conferi com a calculadora.
Tá aí a receita para que a Triton fique econômica: andar abaixo de 110Km/h.
Seria muito bom se outro "tritonto" do fórum confirmasse ou não essas coisa que escrevi aí em cima.
