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  • #1
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    21/02/2011
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    Question Mais um




    Pessoal, tudo bem!

    Esse é o meu primeiro post, pois o até então “Zequinha” acaba de se tornar o mais novo adquirente de uma TR4 08/08 manual, preta com 23.000km pelada.

    Sei que por diversas vezes os assuntos que vou tratar aqui já foram tratados em diferentes tópicos/posts no passado, mas como muitos deles foram postados a mais de 2 anos e as vezes em tópicos esparsos vou tentar consolidar um pouco do que aprendi lendo milhares deles e espero que as pessoas que tiveram as mesmas dúvidas no passado e seguiram os conselhos recebidos possam se manifestar para dizer se a opção adotada valeu ou não a pena e quais erros cometeram que hj evitariam caso tivessem um TR4 pelada para equipar.

    Bom, meu objetivo como o da maioria é usar a viatura para o dia a dia em SP e para uso off-road pelo menos 2 vezes ao mês, ou seja quero preservá-la ao máximo e ao mesmo tempo quando tiver na trilha não quero sofrer muitas limitações em razão do despreparo do carro. Não pretendo fazer rallys de velocidade só de regularidade.

    Por isso acho que os seguintes acessórios são imprescindíveis para manter a integridade do carro:

    1) Lift de 2", 2) protetores de câmbio e motor, 3)Pneus, 4) estribos laterais reforçados 5) Envelopamento (adesivação).

    Quanto ao lift de 2’ lembro de ter visto alguns tópicos dizendo que isso poderia prejudicar as homocinéticas e que o de 1,5’ seria mais apropriado. Assim pergunto alguém com lift de 2’ já teve algum problema ou isso é balela do passado?

    Não tenho dúvidas em relação aos protetores de câmbio e motor, porém já ouvi dizer que pessoas teriam trincado o diferencial batendo em pedras. Vcs acham o protetor de diferencial indispensável? E em relação ao protetor de tanque? Por fim recomendariam alguma outra proteção embaixo?

    Pneus? A velha discussão! Para quem usa o carro 80% na cidade, dizem que a melhor opção seria um misto! Porém como não quero sofrer limitação no barro estou inclinado a botar um BF Mud. O que acham desgastam muito mesmo na cidade? E a estabilidade perde? Ouvi dizer que na chuva é um sabão? E o barulho na estrada? E o consumo de cobustível? Só que tem pode responder essa hein! Em relação ao misto como é a performance no barro?

    Estribos acho importante para proteger as laterais ou não?

    E sobre o envelopamento do carro? Alguém já fez na TR4? Em caso afirmativo, gostaria de saber se protege mesmo dos riscos inerentes ao off-road? Diz a lenda que se riscar a lataria e o adesivo molhar poderia enferrujar a lata. Logo seria melhor deixar no pelo mesmo. Dizem Tb que o adesivo transparente é mais grosso e mais resistente. Será? Estou inclinado a botar a preta fosca mesmo, será que fica legal na pajerosca?

    No que se refere aos equipamentos opcionais, (segundo minha inexperiente visão), valeria a pena trocar o pára-choque para por um de aço ( é que custa R$ 2 paus) ? E o Snorkel ? Necessário mesmo ou a nosso jipinho agüenta ficar dentro d’agua? Por fim algum comentário sobre bloqueio de diferencial?

    A questão é a seguinte como não sou milionário vou ter que optar por alguns dos itens em detrimento de outros, por isso acho que a visão de experientes pilotos de TR4 podem me ser muito útil!

    Pretendo fazer todas as modificações na 4WD Brasil - Four Wheel. Algum comentário negativo sobre a loja?

    Espero ter contribuído um pouco! Nos vemos nas trilhas por aí em breve!

    Um abraço,

    Pardal

  • #2
    Citação Postado originalmente por Pardas Ver Post
    Pessoal, tudo bem!

    Esse é o meu primeiro post, pois o até então “Zequinha” acaba de se tornar o mais novo adquirente de uma TR4 08/08 manual, preta com 23.000km pelada.

    Sei que por diversas vezes os assuntos que vou tratar aqui já foram tratados em diferentes tópicos/posts no passado, mas como muitos deles foram postados a mais de 2 anos e as vezes em tópicos esparsos vou tentar consolidar um pouco do que aprendi lendo milhares deles e espero que as pessoas que tiveram as mesmas dúvidas no passado e seguiram os conselhos recebidos possam se manifestar para dizer se a opção adotada valeu ou não a pena e quais erros cometeram que hj evitariam caso tivessem um TR4 pelada para equipar.

    Bom, meu objetivo como o da maioria é usar a viatura para o dia a dia em SP e para uso off-road pelo menos 2 vezes ao mês, ou seja quero preservá-la ao máximo e ao mesmo tempo quando tiver na trilha não quero sofrer muitas limitações em razão do despreparo do carro. Não pretendo fazer rallys de velocidade só de regularidade.

    Por isso acho que os seguintes acessórios são imprescindíveis para manter a integridade do carro:

    1) Lift de 2", 2) protetores de câmbio e motor, 3)Pneus, 4) estribos laterais reforçados 5) Envelopamento (adesivação).

    Quanto ao lift de 2’ lembro de ter visto alguns tópicos dizendo que isso poderia prejudicar as homocinéticas e que o de 1,5’ seria mais apropriado. Assim pergunto alguém com lift de 2’ já teve algum problema ou isso é balela do passado?

    Não tenho dúvidas em relação aos protetores de câmbio e motor, porém já ouvi dizer que pessoas teriam trincado o diferencial batendo em pedras. Vcs acham o protetor de diferencial indispensável? E em relação ao protetor de tanque? Por fim recomendariam alguma outra proteção embaixo?

    Pneus? A velha discussão! Para quem usa o carro 80% na cidade, dizem que a melhor opção seria um misto! Porém como não quero sofrer limitação no barro estou inclinado a botar um BF Mud. O que acham desgastam muito mesmo na cidade? E a estabilidade perde? Ouvi dizer que na chuva é um sabão? E o barulho na estrada? E o consumo de cobustível? Só que tem pode responder essa hein! Em relação ao misto como é a performance no barro?

    Estribos acho importante para proteger as laterais ou não?

    E sobre o envelopamento do carro? Alguém já fez na TR4? Em caso afirmativo, gostaria de saber se protege mesmo dos riscos inerentes ao off-road? Diz a lenda que se riscar a lataria e o adesivo molhar poderia enferrujar a lata. Logo seria melhor deixar no pelo mesmo. Dizem Tb que o adesivo transparente é mais grosso e mais resistente. Será? Estou inclinado a botar a preta fosca mesmo, será que fica legal na pajerosca?

    No que se refere aos equipamentos opcionais, (segundo minha inexperiente visão), valeria a pena trocar o pára-choque para por um de aço ( é que custa R$ 2 paus) ? E o Snorkel ? Necessário mesmo ou a nosso jipinho agüenta ficar dentro d’agua? Por fim algum comentário sobre bloqueio de diferencial?

    A questão é a seguinte como não sou milionário vou ter que optar por alguns dos itens em detrimento de outros, por isso acho que a visão de experientes pilotos de TR4 podem me ser muito útil!

    Pretendo fazer todas as modificações na 4WD Brasil - Four Wheel. Algum comentário negativo sobre a loja?

    Espero ter contribuído um pouco! Nos vemos nas trilhas por aí em breve!

    Um abraço,

    Pardal
    Antes de tudo, antes de pensar em qq coisa, protege a barriga. As proteções da 4WD são ótimas.
    Lift de 2" não tem problema algum. O de 1,5" nao vale a pena, muito pouco.
    Esqueceu de um ítem, fazendo o lift precisa trocar os amortecedores traseiros, para não dar fim de curso. Aí tem diversas opções, como o Offlimits.
    Pneu, já usei BF AT e estou com BF Mud KM2. Esse é otimo, anda melhor que o AT no asfalto, e vai muito bem na terra e lama.
    Sobre a 4WD, é nota dez, vai fundo.
    TR4 2010 MT Lift 2”/Proteções/Rancho RS9000XL/Mangels Trópico/BF KM2/AVM/Totem/Garmin 60CSX
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por FDeotti Ver Post
    Antes de tudo, antes de pensar em qq coisa, protege a barriga. As proteções da 4WD são ótimas.
    Lift de 2" não tem problema algum. O de 1,5" nao vale a pena, muito pouco.
    Esqueceu de um ítem, fazendo o lift precisa trocar os amortecedores traseiros, para não dar fim de curso. Aí tem diversas opções, como o Offlimits.
    Pneu, já usei BF AT e estou com BF Mud KM2. Esse é otimo, anda melhor que o AT no asfalto, e vai muito bem na terra e lama.
    Sobre a 4WD, é nota dez, vai fundo.
    X2
    Embora eu use Toyo AT, pois queria manter as rodas originais, que são mto bonitas, recomendo os BF Mud KM2 e, sem dúvida, Jorge da 4WD...
    Quanto aos amortecedores, sugiro trocar os 4 por OFFLIMITS, são mtos bons e acessíveis, os FX5 (uns R$1.000, o jogo), modelo mais básico, suprem com folga nosso uso
    abs

  • #4
    Usuário Avatar de Sem Loção
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    Citação Postado originalmente por FDeotti Ver Post
    Antes de tudo, antes de pensar em qq coisa, protege a barriga. As proteções da 4WD são ótimas.
    Lift de 2" não tem problema algum. O de 1,5" nao vale a pena, muito pouco.
    Esqueceu de um ítem, fazendo o lift precisa trocar os amortecedores traseiros, para não dar fim de curso. Aí tem diversas opções, como o Offlimits.
    Pneu, já usei BF AT e estou com BF Mud KM2. Esse é otimo, anda melhor que o AT no asfalto, e vai muito bem na terra e lama.
    Sobre a 4WD, é nota dez, vai fundo.
    Perdoe a "inguinorança" do iniciante aqui, mas o que vc quer dizer com "proteger a barriga"? Já vi que muito se fala do protetor de carter e câmbio, teria algo a mais?

    sds,

    Ielpo

  • #5
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    Citação Postado originalmente por semloção Ver Post
    Perdoe a "inguinorança" do iniciante aqui, mas o que vc quer dizer com "proteger a barriga"? Já vi que muito se fala do protetor de carter e câmbio, teria algo a mais?

    sds,

    Ielpo
    Semloção,

    "proteger a barriga" significa proteger motor e carter (padrão) mas também proteger o cambio e o diferencial central, no caso dos TR4 e vários outros 4x4.

    a depender da trilha ou uso, necessário também proteger o tanque e o diferencial traseiro

    abs

  • #6
    Usuário Avatar de Sem Loção
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    Citação Postado originalmente por patto Ver Post
    Semloção,

    "proteger a barriga" significa proteger motor e carter (padrão) mas também proteger o cambio e o diferencial central, no caso dos TR4 e vários outros 4x4.

    a depender da trilha ou uso, necessário também proteger o tanque e o diferencial traseiro

    abs


    Valeu, patto!

    Se meu uso for urbano 80% do tempo e off-road mais "família", digamos assim (que não necessite um lift ou pneus especiais, por exemplo) estaria de bom tamanho o protetor de carter, câmbio e diferencial central? A proteção de tanque e diferencial traseiro seria dispensável, apenas necessária para trilhas mais pesadas?

    Obrigado!

    Abs,

    Ielpo

  • #7
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    Patto,

    Como eu disse não quero machucar ela!

    Portanto, vc recomenda protetor de motor, cambio, diferencial central,traseiro e tanque?

    A questão é o que significa a "depender da trilha". A idéia não é velocidade somente trilhas mesmo!

    E o parachoque vc acha necessário?

    No meu caso pneu e lift vou mandar!

  • #8
    host1305,

    Você pegou um carro bichado. Sei disso porque também já aconteceu comigo e a solução foi "jogá-lo no lixo", ou seja, comprei por R$ 55 mil e um ano depois vendi por R$ 35 mil. Os carros da Mitsubishi não são ruins, mas a representação da marca no Brasil é uma desgraça total e completa.

    Baseado na minha experiência, te recomendo vendê-lo o quanto antes. Você não vai sair da concessionária e gastará a única coisa que não é possível comprar: TEMPO. Esse negócio de processar (que seria o correto) é papo de 10 anos, muita, muita perda de tempo e aborrecimentos pra no final, você ter o "direito" de devolver o carro e uma indenização por danos morais de uns R$ 15 mil ? Enquanto isso você tem um desgosto na garagem.

    Abraço e boa sorte !
    Neilson


  • #9
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    Pessoal, um amigo aqui de Maceió adquiriu há alguns anos uma L-200 0km na CSS de Aracajú (por questões de preço), no ato da compra o carro estava todo na cera, quando o recebeu notou que o teto tinha sido repintado e de forma muito ruim, depois de muita bronca a CSS reconheceu que tinha sido acidente na cegonha, e como foram desonestos e descortezes, o comprador não quis mais o carro de jeito nenhum, o caso foi parar na justiça que após a demora tradicional deu ganho de causa a êle, que recebeu um outro carro + idenizações etc!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #10
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    Question

    Olás!

    Sou novo aqui no forum e gostaria de obter algumas informações dos colegas.

    Tenho lido diversas mensagens no www.reclameaqui.com.br com relatos aterrorizadores a respeito de veículos Pajero TR4 AT Flex zero Km adquiridos de 2010 pra cá.

    Há relatos de falhas no sistema de freios, veículo acelerando "sozinho" sem controle ou desligando "sozinho" no meio da estrada e só religando minutos depois, falta de "força" (muitos dizem que "não anda nada e nem tem torque" apesar de o motor ser 2.0), faróis entrando água, sujeira/terra entrando no veículo, consumo absurdo de cerca de 5 a 6 km/l com g-a-s-o-l-i-n-a na cidade, estalos em manobras, desalinhamentos sem solução nas concessionárias (e na garantia!!) além de um péssimo pós-venda onde as concessionárias (e o SAC da Mitsubishi) só mencionam "é assim mesmo, você se acostuma". e por aí vai...

    Fiz um test-drive na MitRio-Leblon, no RJ em jan/2011 quando à época (após perder meu veículo em uma enchente no RJ), o gerente tava excitado querendo me empurrar um TR4-AT 2010/2011 (provavelmente pra desovar estoque) além de um mooonte de "acessórios" que custavam uma fortuna - o carro chegava a uns R$ 82 mil com estribo, "aplicação de couro não-de-fábrica", faixas laterais "protetoras" e uma espécie de sobre-para-choque frontal. Fiquei bastante inseguro, pois achei o "freio lá embaixo" (impossível dosar a frenagem). De volta à concessionária fui falar com o gerente da oficina para saber se tal "problema" seria passível de ajustes. O gerente falou exatamente o que o pessoal do "reclame aqui" mencionou: é assim mesmo, o senhor se acostuma - é um "tipo de jipe" e o senhor não está acostumado ainda com esse tipo de veículo... É mole? Saí com uma péssima impressão de lá, principalmente pra quem está habituado com o atendimento da Honda...

    Atualmente possuo um NewFit EXL-AT sequencial (que nunca apresentou qq tipo de problema, além de atendimento pós-venda nas concessionárias Honda nota 10), mas estava considerando a hipótese de mudar para outro tipo de veículo, zero Km mais robusto e 4x4, mas que não fosse muito grande.

    Tais reclamações tão efusivas procedem? Colegas que possuem TR4s flex AT estão satisfeitos com seus veículos?

    Abraços, aguardo informações sinceras,
    Carlos_EXL

  • #11
    Citação Postado originalmente por Carlos_EXL Ver Post
    Atualmente possuo um NewFit EXL-AT sequencial (que nunca apresentou qq tipo de problema, além de atendimento pós-venda nas concessionárias Honda nota 10), mas estava considerando a hipótese de mudar para outro tipo de veículo, zero Km mais robusto e 4x4, mas que não fosse muito grande.

    Tais reclamações tão efusivas procedem? Colegas que possuem TR4s flex AT estão satisfeitos com seus veículos?
    Saindo de um New Fit e entrando num TR4 ? hhuuummm .....

    A menos que você tenha certeza absoluta do que está fazendo, ou seja, precisa *realmente* de um jipe, vai ser um espetáculo de decepções. Passei pela mesma coisa quando saí de um Golf 2001 alemão (foi roubado) pra um TR4 2005.
    Você vai estranhar o consumo, conforto, estabilidade, velocidade e a posição de dirigir e já que está vindo da Honda, o preço das revisões. Minha mulher tem um Fit e eu sei como é ter um Honda.

    Se você for comparar o TR4 com um carro comum (hatchback ou sedãn), vai achar uma merda. Provavelmente o pior negócio que já fez na sua vida.

    Se você comparar o TR4 com outros jipes, vai achar várias vantagens. Pra começar, é o único com dispositivos de segurança (ABS/EBD e airbags) na sua faixa de preço. Fora ele, só consigo pensar num Wrangler, mas custa mais de R$ 110.000.

    Você já deu uma olhada no Suzuki Grand Vitara 3 ? É um excelente SUV. O problema é só ser um Suzuki, que é uma marca que pode sair do país a qualquer momento como já fez no passado. Fora isso, ele reúne todas as características boas do TR4 (4x4 com reduzida e bastante robustez) e é mais confortável e espaçoso. Pelo vão livre e ângulos de entrada/saída/breakover, não deve conseguir acompanhar um jipe em necessidades muito específicas, que provavelmente você não passará tão cedo.

    A minha opinião é que a empresa Mitsubishi do Brasil não tem qualquer compromisso com o cliente. A marca é japonesa, mas a administração é brasileira. Sem a menor chance de comparar com a Honda. Aqui no Rio, a Yen Recreio é uma boa concessionária. Faço minhas revisões lá. Boas concessionárias Mitsubishi são raras, pelo que se vê aqui no fórum.

    Parece ser mais ou menos um consenso por aqui que o consumo gire em torno (uns pra mais outros pra menos) de 6 km/l de gasolina na cidade e 9 km/l na estrada, dependendo muito do seu pé. Até 3.000 giros o motor trabalha numa faixa mais econômica. Passou disso pode preparar o bolso.

    Consulte seu corretor sobre o seguro também. A diferença de um New Fit pra um TR4 pode não ser pequena.

    Sobre os defeitos, alguns são comportamentos característicos de um jipe e são reportados por pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de veículo, outros são realmente defeitos que se tem que corrigir. O problema é que a Mitsubishi Brasil não esquenta muito a cabeça com reclamações. Sorte a nossa que aqui no fórum tem uma lista bem longa de soluções.

    Enfim, acho que você precisa primeiro pensar se precisa mesmo de um jipe (Jimny, TR4, Defender, Troller, Wrangler, etc) ou um SUV (GVIII) resolve o problema. A partir disso, comece a fazer suas considerações sobre o que é pior e o que é melhor pro seu caso.

    O TR4 não é o melhor off-road, mas não é o pior. Não existe um que seja perfeito pra tudo. Você vai ter que perder em algumas coisas e ganhar em outras. Esse negócio é assim mesmo.

    Um abraço e boa sorte na escolha,
    Neilson


  • #12
    Bom, só para ter um contraponto, estou na minha segunda TR4 comprada 0km, quarto Mitsubishi, e nunca tive problema algum com o carro, e olha que faço trilhas e rally com elas. Também não tive problemas com concessionárias, exceto pela "empurraterapia" de acessórios na venda, e serviços extras nas reviões. Mas isso não é privilégio da Mitsubishi, e é só recusar e pronto. Pelo menos sempre foi assim no meu caso.

    Já tive Honda, e, claro, o atendimento das concessionárias é excelente.

    No mais, é como o Neilson falou, vc precisa decidir se quer jipe ou suv. Se isso não estiver bem claro na sua cabeça, vai ser mais um reclamando que o carro não é econômico, sem conforto etc. Mas se estiver mesmo querendo um jipe, vai achar este sensacional. Se estiver mais para asfalto, com um pouco de terra, o GVIII tem o mesmo preço e mais conforto.
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