Pessoal, tudo bem!
Esse é o meu primeiro post, pois o até então “Zequinha” acaba de se tornar o mais novo adquirente de uma TR4 08/08 manual, preta com 23.000km pelada.
Sei que por diversas vezes os assuntos que vou tratar aqui já foram tratados em diferentes tópicos/posts no passado, mas como muitos deles foram postados a mais de 2 anos e as vezes em tópicos esparsos vou tentar consolidar um pouco do que aprendi lendo milhares deles e espero que as pessoas que tiveram as mesmas dúvidas no passado e seguiram os conselhos recebidos possam se manifestar para dizer se a opção adotada valeu ou não a pena e quais erros cometeram que hj evitariam caso tivessem um TR4 pelada para equipar.
Bom, meu objetivo como o da maioria é usar a viatura para o dia a dia em SP e para uso off-road pelo menos 2 vezes ao mês, ou seja quero preservá-la ao máximo e ao mesmo tempo quando tiver na trilha não quero sofrer muitas limitações em razão do despreparo do carro. Não pretendo fazer rallys de velocidade só de regularidade.
Por isso acho que os seguintes acessórios são imprescindíveis para manter a integridade do carro:
1) Lift de 2", 2) protetores de câmbio e motor, 3)Pneus, 4) estribos laterais reforçados 5) Envelopamento (adesivação).
Quanto ao lift de 2’ lembro de ter visto alguns tópicos dizendo que isso poderia prejudicar as homocinéticas e que o de 1,5’ seria mais apropriado. Assim pergunto alguém com lift de 2’ já teve algum problema ou isso é balela do passado?
Não tenho dúvidas em relação aos protetores de câmbio e motor, porém já ouvi dizer que pessoas teriam trincado o diferencial batendo em pedras. Vcs acham o protetor de diferencial indispensável? E em relação ao protetor de tanque? Por fim recomendariam alguma outra proteção embaixo?
Pneus? A velha discussão! Para quem usa o carro 80% na cidade, dizem que a melhor opção seria um misto! Porém como não quero sofrer limitação no barro estou inclinado a botar um BF Mud. O que acham desgastam muito mesmo na cidade? E a estabilidade perde? Ouvi dizer que na chuva é um sabão? E o barulho na estrada? E o consumo de cobustível? Só que tem pode responder essa hein! Em relação ao misto como é a performance no barro?
Estribos acho importante para proteger as laterais ou não?
E sobre o envelopamento do carro? Alguém já fez na TR4? Em caso afirmativo, gostaria de saber se protege mesmo dos riscos inerentes ao off-road? Diz a lenda que se riscar a lataria e o adesivo molhar poderia enferrujar a lata. Logo seria melhor deixar no pelo mesmo. Dizem Tb que o adesivo transparente é mais grosso e mais resistente. Será? Estou inclinado a botar a preta fosca mesmo, será que fica legal na pajerosca?
No que se refere aos equipamentos opcionais, (segundo minha inexperiente visão), valeria a pena trocar o pára-choque para por um de aço ( é que custa R$ 2 paus) ? E o Snorkel ? Necessário mesmo ou a nosso jipinho agüenta ficar dentro d’agua? Por fim algum comentário sobre bloqueio de diferencial?
A questão é a seguinte como não sou milionário vou ter que optar por alguns dos itens em detrimento de outros, por isso acho que a visão de experientes pilotos de TR4 podem me ser muito útil!
Pretendo fazer todas as modificações na 4WD Brasil - Four Wheel. Algum comentário negativo sobre a loja?
Espero ter contribuído um pouco! Nos vemos nas trilhas por aí em breve!
Um abraço,
Pardal