Postado originalmente por
neilsonhenriques
Saindo de um New Fit e entrando num TR4 ? hhuuummm .....
A menos que você tenha certeza absoluta do que está fazendo, ou seja, precisa *realmente* de um jipe, vai ser um espetáculo de decepções. Passei pela mesma coisa quando saí de um Golf 2001 alemão (foi roubado) pra um TR4 2005.
Você vai estranhar o consumo, conforto, estabilidade, velocidade e a posição de dirigir e já que está vindo da Honda, o preço das revisões. Minha mulher tem um Fit e eu sei como é ter um Honda.
Se você for comparar o TR4 com um carro comum (hatchback ou sedãn), vai achar uma merda. Provavelmente o pior negócio que já fez na sua vida.
Se você comparar o TR4 com outros jipes, vai achar várias vantagens. Pra começar, é o único com dispositivos de segurança (ABS/EBD e airbags) na sua faixa de preço. Fora ele, só consigo pensar num Wrangler, mas custa mais de R$ 110.000.
Você já deu uma olhada no Suzuki Grand Vitara 3 ? É um excelente SUV. O problema é só ser um Suzuki, que é uma marca que pode sair do país a qualquer momento como já fez no passado. Fora isso, ele reúne todas as características boas do TR4 (4x4 com reduzida e bastante robustez) e é mais confortável e espaçoso. Pelo vão livre e ângulos de entrada/saída/breakover, não deve conseguir acompanhar um jipe em necessidades muito específicas, que provavelmente você não passará tão cedo.
A minha opinião é que a empresa Mitsubishi do Brasil não tem qualquer compromisso com o cliente. A marca é japonesa, mas a administração é brasileira. Sem a menor chance de comparar com a Honda. Aqui no Rio, a Yen Recreio é uma boa concessionária. Faço minhas revisões lá. Boas concessionárias Mitsubishi são raras, pelo que se vê aqui no fórum.
Parece ser mais ou menos um consenso por aqui que o consumo gire em torno (uns pra mais outros pra menos) de 6 km/l de gasolina na cidade e 9 km/l na estrada, dependendo
muito do seu pé. Até 3.000 giros o motor trabalha numa faixa mais econômica. Passou disso pode preparar o bolso.
Consulte seu corretor sobre o seguro também. A diferença de um New Fit pra um TR4 pode não ser pequena.
Sobre os defeitos, alguns são comportamentos característicos de um jipe e são reportados por pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de veículo, outros são realmente defeitos que se tem que corrigir. O problema é que a Mitsubishi Brasil não esquenta muito a cabeça com reclamações. Sorte a nossa que aqui no fórum tem uma lista bem longa de soluções.
Enfim, acho que você precisa primeiro pensar se
precisa mesmo de um jipe (Jimny, TR4, Defender, Troller, Wrangler, etc) ou um SUV (GVIII) resolve o problema. A partir disso, comece a fazer suas considerações sobre o que é pior e o que é melhor pro seu caso.
O TR4 não é o melhor off-road, mas não é o pior. Não existe um que seja perfeito pra tudo. Você vai ter que perder em algumas coisas e ganhar em outras. Esse negócio é assim mesmo.
Um abraço e boa sorte na escolha,

Neilson