Postado originalmente por
csirani
Eu colocaria de diferente forma: O Ceara é diferente do resto do Brasil.
Já tentou se colocar no lugar de um engenheiro que tem que projetar ou adaptar um veículo para o território brasileiro.
Nossa extensão territorial é muito grande, por isso temos uma diversidade de situações climáticas e de topografia, que acho que é impossível conseguir um meio termo para tudo isso, por isso as empresas focam o seu produto em determinado nicho de mercado. Na minha cidade natal, temos dentro do município regiões planas e extremamente acidentadas, em uma área de aproximadamente 300 km², imagine a nível de Brasil então.
Assim como temos uma infinidade de fatores geográficos, temos também diferentes aplicações que dar-se-ão ao veículo. Se você adquire um veículo cujo projeto foi destinado ao seu uso e bem adaptado a sua região, provavelmente você não enfrentará muitos problemas com eles.
Por exemplo, aqui na minha região quem dominou o mercado por um bom tempo foi a S10, tendo perdido bastante terreno para a nova hillux. O motor MWM e a relação de marchas se adequaram bem a topografia extremamente acidentada e como o pessoal dava mais uso em rodovias e estradas de terra ela adquiriu uma boa reputação aqui. Mas fale de S10 nas regiões de Mato Grosso, Amazonas, Pará, por exemplo pra ver o que eles vão te dizer.